Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938 |
Resumo: | Esta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto. |
id |
USP-24_c4af4ee6818d1ec69a45a68ed70497b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40938 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativaUtilización de metodología activa en la enseñanza y atención de enfermería en la producción nacional: revisión integradoraThe use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative reviewEducationnursingLearningProblem-based learningNursing careEducación en enfermeríaAprendizajeAprendizaje basado en problemasAtención de enfermeríaEducação em enfermagemAprendizagemAprendizagem baseada em problemasCuidados de enfermagemEsta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto.Esta es una revisión integradora de literatura, cuyo objetivo fue identificar y analizar publicaciones científicas sobre el uso de las metodologías activas en la enseñanza y atención de enfermería en Brasil. El relevamiento bibliográfico incluyó publicaciones nacionales, en el período de 1999 a 2009. Fueron verificadas las bases de datos LILACS, BDENF, MEDLINE y la biblioteca electrónica SciELO. Fueron seleccionados 28 artículos. Los resultados y análisis mostraron a la problematización como la principal metodología activa utilizada, la falta de referenciales teóricos para planear la acción pedagógica y el uso excesivo de técnicas de enseñanza que no siempre caracterizan la innovación del método. Se concluyó en que la implementación de las metodologías innovadoras aún carece de más estudio y son necesarias mayores inversiones en investigación y divulgación sobre el asunto.The objective of this integrative review was to identify and analyze the scientific publications regarding the use of active methodologies in nursing care and teaching in Brazil. The survey included national publications, from 1999 to 2009, using the following databases: LILACS, BDENF, MEDLINE and SciELO. A total of 28 articles were selected. The results and analysis pointed to problematization as the primary active methodology used, the lack of theoretical frameworks to plan the pedagogical action, and the excessive use of teaching techniques that do not always characterize innovation. In conclusion, the implementation of innovative methodologies requires further studies and more investment in research and dissemination on the subject.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4093810.1590/S0080-62342012000100028Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 208-218Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 208-218Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 208-2181980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938/44443https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938/44444http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Fernanda RibeiroCampos, Claudinei José Gomes2012-08-30T16:27:22Zoai:revistas.usp.br:article/40938Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:27:22Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa Utilización de metodología activa en la enseñanza y atención de enfermería en la producción nacional: revisión integradora The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review |
title |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
spellingShingle |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa Sobral, Fernanda Ribeiro Education nursing Learning Problem-based learning Nursing care Educación en enfermería Aprendizaje Aprendizaje basado en problemas Atención de enfermería Educação em enfermagem Aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Cuidados de enfermagem |
title_short |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title_full |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title_fullStr |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title_sort |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
author |
Sobral, Fernanda Ribeiro |
author_facet |
Sobral, Fernanda Ribeiro Campos, Claudinei José Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Claudinei José Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Fernanda Ribeiro Campos, Claudinei José Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education nursing Learning Problem-based learning Nursing care Educación en enfermería Aprendizaje Aprendizaje basado en problemas Atención de enfermería Educação em enfermagem Aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Cuidados de enfermagem |
topic |
Education nursing Learning Problem-based learning Nursing care Educación en enfermería Aprendizaje Aprendizaje basado en problemas Atención de enfermería Educação em enfermagem Aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Cuidados de enfermagem |
description |
Esta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938 10.1590/S0080-62342012000100028 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000100028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938/44443 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938/44444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 208-218 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 208-218 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 208-218 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221729674493952 |