Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Irma de
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Angelo, Margareth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152
Resumo: O presente estudo foi realizado com mães acompanhantes em um hospital escola. Os objetivos foram: compreender as interações vivenciadas, identificar os significados que o familiar acompanhante atribui à experiência de vivenciar a hospitalização da criança, identificar o que essa vivência provoca na vida do familiar e construir um modelo teórico representativo da experiência. Utilizou-se como Referencial Teórico o Interacionismo Simbólico e Referencial Metodológico a "Grounded Theory". Identificou-se os fenômenos Indo em busca de solução e Atravessando uma situação difícil. A partir desses fenômenos emergiu a categoria central Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora.
id USP-24_ca9e0fdd88a3e7ee1f94137fa64cbf30
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41152
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhanteExperiencing a difficult and revealing passage with her child: the live-in mother experienceMãe acompanhando filho no hospitalFamíliaMother with child in hospitalFamilyO presente estudo foi realizado com mães acompanhantes em um hospital escola. Os objetivos foram: compreender as interações vivenciadas, identificar os significados que o familiar acompanhante atribui à experiência de vivenciar a hospitalização da criança, identificar o que essa vivência provoca na vida do familiar e construir um modelo teórico representativo da experiência. Utilizou-se como Referencial Teórico o Interacionismo Simbólico e Referencial Metodológico a "Grounded Theory". Identificou-se os fenômenos Indo em busca de solução e Atravessando uma situação difícil. A partir desses fenômenos emergiu a categoria central Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora.This study was conducted with live-in mother in university hospital. The objectives were as follows: to understand the experienced interactions, to identify the meanings that a family attribute to the experience of going through the child's hospitalization, to identify what the experience of hospitalization provokes in the family life and construct a model theory representative of the experience. Reference Theory the Symbolic Interactionism and Reference Methodology Grounded Theory had been utilized. From results appeared the phenomenon Going in search of solution, and Going through a difficult situation. Through these phenomena, the main category Experiencing a difficult and revealing passage with her child was identified.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4115210.1590/S0080-62342000000200010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 2 (2000); 202-208Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 2 (2000); 202-208Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 2 (2000); 202-2081980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152/44698http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Irma deAngelo, Margareth2012-08-31T18:26:57Zoai:revistas.usp.br:article/41152Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:26:57Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
Experiencing a difficult and revealing passage with her child: the live-in mother experience
title Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
spellingShingle Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
Oliveira, Irma de
Mãe acompanhando filho no hospital
Família
Mother with child in hospital
Family
title_short Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
title_full Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
title_fullStr Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
title_full_unstemmed Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
title_sort Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
author Oliveira, Irma de
author_facet Oliveira, Irma de
Angelo, Margareth
author_role author
author2 Angelo, Margareth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Irma de
Angelo, Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Mãe acompanhando filho no hospital
Família
Mother with child in hospital
Family
topic Mãe acompanhando filho no hospital
Família
Mother with child in hospital
Family
description O presente estudo foi realizado com mães acompanhantes em um hospital escola. Os objetivos foram: compreender as interações vivenciadas, identificar os significados que o familiar acompanhante atribui à experiência de vivenciar a hospitalização da criança, identificar o que essa vivência provoca na vida do familiar e construir um modelo teórico representativo da experiência. Utilizou-se como Referencial Teórico o Interacionismo Simbólico e Referencial Metodológico a "Grounded Theory". Identificou-se os fenômenos Indo em busca de solução e Atravessando uma situação difícil. A partir desses fenômenos emergiu a categoria central Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152
10.1590/S0080-62342000000200010
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342000000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152/44698
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 2 (2000); 202-208
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 2 (2000); 202-208
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 2 (2000); 202-208
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730795421696