Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado com mães acompanhantes em um hospital escola. Os objetivos foram: compreender as interações vivenciadas, identificar os significados que o familiar acompanhante atribui à experiência de vivenciar a hospitalização da criança, identificar o que essa vivência provoca na vida do familiar e construir um modelo teórico representativo da experiência. Utilizou-se como Referencial Teórico o Interacionismo Simbólico e Referencial Metodológico a "Grounded Theory". Identificou-se os fenômenos Indo em busca de solução e Atravessando uma situação difícil. A partir desses fenômenos emergiu a categoria central Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora. |
id |
USP-24_ca9e0fdd88a3e7ee1f94137fa64cbf30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41152 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhanteExperiencing a difficult and revealing passage with her child: the live-in mother experienceMãe acompanhando filho no hospitalFamíliaMother with child in hospitalFamilyO presente estudo foi realizado com mães acompanhantes em um hospital escola. Os objetivos foram: compreender as interações vivenciadas, identificar os significados que o familiar acompanhante atribui à experiência de vivenciar a hospitalização da criança, identificar o que essa vivência provoca na vida do familiar e construir um modelo teórico representativo da experiência. Utilizou-se como Referencial Teórico o Interacionismo Simbólico e Referencial Metodológico a "Grounded Theory". Identificou-se os fenômenos Indo em busca de solução e Atravessando uma situação difícil. A partir desses fenômenos emergiu a categoria central Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora.This study was conducted with live-in mother in university hospital. The objectives were as follows: to understand the experienced interactions, to identify the meanings that a family attribute to the experience of going through the child's hospitalization, to identify what the experience of hospitalization provokes in the family life and construct a model theory representative of the experience. Reference Theory the Symbolic Interactionism and Reference Methodology Grounded Theory had been utilized. From results appeared the phenomenon Going in search of solution, and Going through a difficult situation. Through these phenomena, the main category Experiencing a difficult and revealing passage with her child was identified.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4115210.1590/S0080-62342000000200010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 2 (2000); 202-208Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 2 (2000); 202-208Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 2 (2000); 202-2081980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152/44698http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Irma deAngelo, Margareth2012-08-31T18:26:57Zoai:revistas.usp.br:article/41152Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:26:57Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante Experiencing a difficult and revealing passage with her child: the live-in mother experience |
title |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante |
spellingShingle |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante Oliveira, Irma de Mãe acompanhando filho no hospital Família Mother with child in hospital Family |
title_short |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante |
title_full |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante |
title_fullStr |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante |
title_full_unstemmed |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante |
title_sort |
Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora: a experiência da mãe acompanhante |
author |
Oliveira, Irma de |
author_facet |
Oliveira, Irma de Angelo, Margareth |
author_role |
author |
author2 |
Angelo, Margareth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Irma de Angelo, Margareth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mãe acompanhando filho no hospital Família Mother with child in hospital Family |
topic |
Mãe acompanhando filho no hospital Família Mother with child in hospital Family |
description |
O presente estudo foi realizado com mães acompanhantes em um hospital escola. Os objetivos foram: compreender as interações vivenciadas, identificar os significados que o familiar acompanhante atribui à experiência de vivenciar a hospitalização da criança, identificar o que essa vivência provoca na vida do familiar e construir um modelo teórico representativo da experiência. Utilizou-se como Referencial Teórico o Interacionismo Simbólico e Referencial Metodológico a "Grounded Theory". Identificou-se os fenômenos Indo em busca de solução e Atravessando uma situação difícil. A partir desses fenômenos emergiu a categoria central Vivenciando com o filho uma passagem difícil e reveladora. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152 10.1590/S0080-62342000000200010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342000000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41152/44698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 2 (2000); 202-208 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 2 (2000); 202-208 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 2 (2000); 202-208 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221730795421696 |