O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000100012 |
Resumo: | Este estudo, utilizando abordagem fenomenológica, buscou compreender o significado da experiência de aprendizagem da aluna de enfermagem ao cuidar da criança e da família na comunidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta, individual, tendo como sujeitos nove alunas. Através da análise dos dados emergiram dois temas: ENFRENTANDO O DESAFIO e GERANDO OUTRO OLHAR. A interpretação, segundo o referencial teórico da Análise Existencial de Viktor Frankl, permitiu compreender que o sentido que move a aluna no tema enfrentando o desafio é a busca do conhecimento e o querer fazer algo. Além disso, o estudo permitiu uma reflexão acerca dos componentes da aprendizagem significativa em enfermagem, sendo o tema gerando outro olhar uma conseqüência para o pensar, o sentir e o agir da aluna, favorecendo seu crescimento pessoal e profissional. |
id |
USP-24_cb68121ef0a1a576569d3cffac418789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342000000100012 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagemEnfermagem pediátricaEnsinoCriançaFamíliaEstudantes de enfermagemEste estudo, utilizando abordagem fenomenológica, buscou compreender o significado da experiência de aprendizagem da aluna de enfermagem ao cuidar da criança e da família na comunidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta, individual, tendo como sujeitos nove alunas. Através da análise dos dados emergiram dois temas: ENFRENTANDO O DESAFIO e GERANDO OUTRO OLHAR. A interpretação, segundo o referencial teórico da Análise Existencial de Viktor Frankl, permitiu compreender que o sentido que move a aluna no tema enfrentando o desafio é a busca do conhecimento e o querer fazer algo. Além disso, o estudo permitiu uma reflexão acerca dos componentes da aprendizagem significativa em enfermagem, sendo o tema gerando outro olhar uma conseqüência para o pensar, o sentir e o agir da aluna, favorecendo seu crescimento pessoal e profissional.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000100012Revista da Escola de Enfermagem da USP v.34 n.1 2000reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342000000100012info:eu-repo/semantics/openAccessPettengill,Myriam Aparecida MandettaAngelo,Margarethpor2009-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342000000100012Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-01-06T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem |
title |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem |
spellingShingle |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta Enfermagem pediátrica Ensino Criança Família Estudantes de enfermagem |
title_short |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem |
title_full |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem |
title_fullStr |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem |
title_full_unstemmed |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem |
title_sort |
O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem |
author |
Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta |
author_facet |
Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta Angelo,Margareth |
author_role |
author |
author2 |
Angelo,Margareth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta Angelo,Margareth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem pediátrica Ensino Criança Família Estudantes de enfermagem |
topic |
Enfermagem pediátrica Ensino Criança Família Estudantes de enfermagem |
description |
Este estudo, utilizando abordagem fenomenológica, buscou compreender o significado da experiência de aprendizagem da aluna de enfermagem ao cuidar da criança e da família na comunidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta, individual, tendo como sujeitos nove alunas. Através da análise dos dados emergiram dois temas: ENFRENTANDO O DESAFIO e GERANDO OUTRO OLHAR. A interpretação, segundo o referencial teórico da Análise Existencial de Viktor Frankl, permitiu compreender que o sentido que move a aluna no tema enfrentando o desafio é a busca do conhecimento e o querer fazer algo. Além disso, o estudo permitiu uma reflexão acerca dos componentes da aprendizagem significativa em enfermagem, sendo o tema gerando outro olhar uma conseqüência para o pensar, o sentir e o agir da aluna, favorecendo seu crescimento pessoal e profissional. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000100012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342000000100012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.34 n.1 2000 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936530550849536 |