O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem

Bibliographic Details
Main Author: Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta
Publication Date: 2000
Other Authors: Angelo,Margareth
Format: Article
Language: por
Source: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000100012
Summary: Este estudo, utilizando abordagem fenomenológica, buscou compreender o significado da experiência de aprendizagem da aluna de enfermagem ao cuidar da criança e da família na comunidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta, individual, tendo como sujeitos nove alunas. Através da análise dos dados emergiram dois temas: ENFRENTANDO O DESAFIO e GERANDO OUTRO OLHAR. A interpretação, segundo o referencial teórico da Análise Existencial de Viktor Frankl, permitiu compreender que o sentido que move a aluna no tema enfrentando o desafio é a busca do conhecimento e o querer fazer algo. Além disso, o estudo permitiu uma reflexão acerca dos componentes da aprendizagem significativa em enfermagem, sendo o tema gerando outro olhar uma conseqüência para o pensar, o sentir e o agir da aluna, favorecendo seu crescimento pessoal e profissional.
id USP-24_cb68121ef0a1a576569d3cffac418789
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342000000100012
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagemEnfermagem pediátricaEnsinoCriançaFamíliaEstudantes de enfermagemEste estudo, utilizando abordagem fenomenológica, buscou compreender o significado da experiência de aprendizagem da aluna de enfermagem ao cuidar da criança e da família na comunidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta, individual, tendo como sujeitos nove alunas. Através da análise dos dados emergiram dois temas: ENFRENTANDO O DESAFIO e GERANDO OUTRO OLHAR. A interpretação, segundo o referencial teórico da Análise Existencial de Viktor Frankl, permitiu compreender que o sentido que move a aluna no tema enfrentando o desafio é a busca do conhecimento e o querer fazer algo. Além disso, o estudo permitiu uma reflexão acerca dos componentes da aprendizagem significativa em enfermagem, sendo o tema gerando outro olhar uma conseqüência para o pensar, o sentir e o agir da aluna, favorecendo seu crescimento pessoal e profissional.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000100012Revista da Escola de Enfermagem da USP v.34 n.1 2000reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342000000100012info:eu-repo/semantics/openAccessPettengill,Myriam Aparecida MandettaAngelo,Margarethpor2009-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342000000100012Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-01-06T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
title O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
spellingShingle O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta
Enfermagem pediátrica
Ensino
Criança
Família
Estudantes de enfermagem
title_short O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
title_full O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
title_fullStr O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
title_full_unstemmed O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
title_sort O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
author Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta
author_facet Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta
Angelo,Margareth
author_role author
author2 Angelo,Margareth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pettengill,Myriam Aparecida Mandetta
Angelo,Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Ensino
Criança
Família
Estudantes de enfermagem
topic Enfermagem pediátrica
Ensino
Criança
Família
Estudantes de enfermagem
description Este estudo, utilizando abordagem fenomenológica, buscou compreender o significado da experiência de aprendizagem da aluna de enfermagem ao cuidar da criança e da família na comunidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta, individual, tendo como sujeitos nove alunas. Através da análise dos dados emergiram dois temas: ENFRENTANDO O DESAFIO e GERANDO OUTRO OLHAR. A interpretação, segundo o referencial teórico da Análise Existencial de Viktor Frankl, permitiu compreender que o sentido que move a aluna no tema enfrentando o desafio é a busca do conhecimento e o querer fazer algo. Além disso, o estudo permitiu uma reflexão acerca dos componentes da aprendizagem significativa em enfermagem, sendo o tema gerando outro olhar uma conseqüência para o pensar, o sentir e o agir da aluna, favorecendo seu crescimento pessoal e profissional.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342000000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.34 n.1 2000
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936530550849536