Acerca da interdisciplinaridade: aspectos epistemológicos e implicações para a enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Vilma de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41648
Resumo: Trata-se da interdisciplinaridade como fenômeno e assunto emergente da ciência (re)partida em várias especialidades ou disciplinas do saber/conhecimento e da formação profissional, principalmente na área da saúde e da enfermagem. A abordagem é de natureza crítica e filosófica e o propósito principal visa a expor dificuldades e problemas com intuito de favorecer e ampliar a discussão. Conceitos gerais, mais correntes, são apresentados de permeio com idéias epistemológicas subjacentes às repercussões do trabalho em grupo e transcendentes à consciência para além da filosofia do sujeito. A autora advoga sua opinião e postura em face do tema com exemplos de sua prática acadêmica e experiências da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.
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spelling Acerca da interdisciplinaridade: aspectos epistemológicos e implicações para a enfermagemLa interdisciplinariedad: aspectos epistemológicos e implicaciones para la enfermeríaAbout interdisciplinarity: epistemiological aspects and implications for nursingInterdisciplinary communicationInterprofessional relationsKnowledgeNursingComunicación interdisciplinariaRelaciones interprofesionalesConocimientoEnfermeríaComunicação interdisciplinarRelações interprofissionaisConhecimentoEnfermagemTrata-se da interdisciplinaridade como fenômeno e assunto emergente da ciência (re)partida em várias especialidades ou disciplinas do saber/conhecimento e da formação profissional, principalmente na área da saúde e da enfermagem. A abordagem é de natureza crítica e filosófica e o propósito principal visa a expor dificuldades e problemas com intuito de favorecer e ampliar a discussão. Conceitos gerais, mais correntes, são apresentados de permeio com idéias epistemológicas subjacentes às repercussões do trabalho em grupo e transcendentes à consciência para além da filosofia do sujeito. A autora advoga sua opinião e postura em face do tema com exemplos de sua prática acadêmica e experiências da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.Se trata de la interdisciplinariedad como fenómeno y asunto que emerge de la ciencia (re)partida en varias especialidades o disciplinas del saber/conocimiento y de la formación profesional, principalmente en el área de la salud y de la enfermería. El abordaje es de naturaleza crítica y filosófica cuyo propósito principal es exponer las dificultades y problemas con el intuito de favorecer y ampliar la discusión. Conceptos generales más corrientes, son presentados en medio de ideas epistemológicas subyacentes a las repercusiones del trabajo en grupo y transcendentes a la conciencia, para más allá de la filosofía del sujeto. La autora defiende su opinión y postura frente al tema con ejemplos de su práctica académica y experiencias en la Escuela de Enfermería Anna Nery/UFRJ.This study is about interdisciplinarity as a phenomenon and as an emerging subject in Science, which has been divided into many knowledge and professional formation specialties or disciplines, mainly in the health and nursing areas. The approach is of a critical and philosophical nature and the main intention is to point out difficulties and problems with the aim of encouraging and further advancing the discussion. General, more current concepts are presented along with epistemological ideas subjacent to the repercussions of teamwork and transcendent to the conscience beyond the subject's philosophy. The author defends her opinion and posture towards the theme using examples from her academic practice and experience at the Federal University of Rio de Janeiro's Anna Nery School of Nursing.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4164810.1590/S0080-62342007000300022Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 3 (2007); 500-507Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 3 (2007); 500-507Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 3 (2007); 500-5071980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41648/45255http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Vilma de2012-09-03T17:34:13Zoai:revistas.usp.br:article/41648Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:34:13Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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