Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Siqueira, Cícero Mendes, Sousa, Leilane Barbosa de, Nicolau, Ana Izabel Oliveira, Lima, Thaís Marques, Aquino, Priscila de Souza, Pinheiro, Ana Karina Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494
Resumo: Objetivo: avaliar os efeitos da intervenção educativa “Sai fora, HPV!” para aumento do conhecimento, atitude e adesão de adolescentes à vacinação contra o papilomavírus humano. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em seis escolas de dois municípios cearenses, com 238 meninas. O grupo controle (n = 120) recebeu orientações rotineiras, e o grupo intervenção (n = 118), cartões-mensagem impressos sobre a vacina HPV quadrivalente. Aplicou-se inquérito conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção em ambos os grupos. Realizaram-se Testes de McNemar, para analisar conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção, do Qui-Quadrado, para comparar adesão em relação ao conhecimento e atitude, e modelo de regressão logística, para avaliação da adesão à vacina. Adotou-se nível de significância 5%. Resultados: pré-intervenção, conhecimento era inadequado e atitude adequada em ambos os grupos. Pós-intervenção, conhecimento e práticas adequados se tornaram maior no grupo intervenção. Conhecimento e atitude adequados pós-intervenção, além da idade maior ou igual a 12, aumentam a chance para vacinação, explicando 70% da prática. Conclusão a intervenção educativa foi efetiva para conhecimento e adesão da vacina HPV quadrivalente pelas adolescentes. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.
id USP-24_d0ac731ef05685c70136cce8b8ca312c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/203494
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humanoEffect of educational intervention for compliance of school adolescents with the human papillomavirus vaccineEfeito de intervenção educativa para adesão de adolescentes escolares à vacina contra o papilomavírus humanoPapillomavirus VaccinesClinical TrialEducational TechnologyAdolescentSchool Health ServicesNursingVacinas contra PapilomavirusEnsaio ClínicoTecnología EducacionalAdolescenteServiços de Saúde EscolarEnfermagemVacunas contra PapillomavirusEnsayo ClínicoTecnología EducacionalAdolescenteServicios de Salud EscolarEnfermeríaObjetivo: avaliar os efeitos da intervenção educativa “Sai fora, HPV!” para aumento do conhecimento, atitude e adesão de adolescentes à vacinação contra o papilomavírus humano. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em seis escolas de dois municípios cearenses, com 238 meninas. O grupo controle (n = 120) recebeu orientações rotineiras, e o grupo intervenção (n = 118), cartões-mensagem impressos sobre a vacina HPV quadrivalente. Aplicou-se inquérito conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção em ambos os grupos. Realizaram-se Testes de McNemar, para analisar conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção, do Qui-Quadrado, para comparar adesão em relação ao conhecimento e atitude, e modelo de regressão logística, para avaliação da adesão à vacina. Adotou-se nível de significância 5%. Resultados: pré-intervenção, conhecimento era inadequado e atitude adequada em ambos os grupos. Pós-intervenção, conhecimento e práticas adequados se tornaram maior no grupo intervenção. Conhecimento e atitude adequados pós-intervenção, além da idade maior ou igual a 12, aumentam a chance para vacinação, explicando 70% da prática. Conclusão a intervenção educativa foi efetiva para conhecimento e adesão da vacina HPV quadrivalente pelas adolescentes. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.Objetivo: evaluar los efectos de la intervención educativa “¡Fuera VPH!” aumentar el conocimiento, la actitud y la adherencia de los adolescentes a la vacunación contra el virus papiloma humano. Método: ensayo clínico aleatorizado por conglomerados, realizado en seis escuelas de dos municipios de Ceará, con 238 niñas. El grupo de control (n = 120) recibió instrucciones de rutina y el grupo de intervención (n = 118), tarjetas con mensajes impresos sobre la vacuna tetravalente contra el VPH. A ambos grupos se les aplicó una encuesta de conocimientos, actitudes y prácticas pre y post intervención. Se realizaron las Pruebas de McNemar para analizar conocimientos, actitudes y prácticas pre y postintervención, Chi-Cuadrado, para comparar la adherencia en relación con conocimientos y actitudes, y un modelo de regresión logística para evaluar la adherencia a la vacuna. Se adoptó un nivel de significancia del 5%. Resultados: antes de la intervención, el conocimiento era inadecuado y la actitud adecuada en ambos grupos. Después de la intervención, el conocimiento y las prácticas adecuadas se hicieron mayores en el grupo de intervención. Un adecuado conocimiento y actitud post-intervención, además de tener 12 años o más, aumenta la posibilidad de vacunación, explicando el 70% de la práctica. Conclusión: la intervención educativa fue efectiva para el conocimiento y la adherencia de los adolescentes a la vacuna tetravalente contra el VPH. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.Objective: to assess the effects of “Piss off, HPV!”, an educational intervention to increase adolescents’ knowledge, attitude and compliance with human papillomavirus vaccination. Method: a randomized clinical trial by cluster, carried out in six schools in two municipalities in Ceará, with 238 girls. The control group (n = 120) received routine instructions, and the intervention group (n = 118), printed message cards about the quadrivalent HPV vaccine. A pre- and post-intervention knowledge, attitude and practice survey was applied to both groups. The McNemar test, to analyze knowledge, attitude and pre- and post-intervention practice, the chi-square test, to compare compliance in relation to knowledge and attitude, and a logistic regression model, to assess vaccine compliance, were carried out. A significance level of 5% was adopted. Results: pre-intervention, knowledge was inadequate and attitude was adequate in both groups. Post-intervention, adequate knowledge and practices became greater in the intervention group. Adequate post-intervention knowledge and attitude, in addition to being 12 years of age or older, increase the chance for vaccination, explaining 70% of the practice. Conclusion: the educational intervention was effective for adolescents’ knowledge and compliance with the quadrivalent HPV vaccine. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/20349410.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220082Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220082Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202200821980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494/187462https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494/187461http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Hellen Lívia Oliveira CatundaSiqueira, Cícero MendesSousa, Leilane Barbosa deNicolau, Ana Izabel OliveiraLima, Thaís MarquesAquino, Priscila de SouzaPinheiro, Ana Karina Bezerra2022-10-13T18:46:38Zoai:revistas.usp.br:article/203494Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-10-13T18:46:38Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
Effect of educational intervention for compliance of school adolescents with the human papillomavirus vaccine
Efeito de intervenção educativa para adesão de adolescentes escolares à vacina contra o papilomavírus humano
title Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
spellingShingle Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda
Papillomavirus Vaccines
Clinical Trial
Educational Technology
Adolescent
School Health Services
Nursing
Vacinas contra Papilomavirus
Ensaio Clínico
Tecnología Educacional
Adolescente
Serviços de Saúde Escolar
Enfermagem
Vacunas contra Papillomavirus
Ensayo Clínico
Tecnología Educacional
Adolescente
Servicios de Salud Escolar
Enfermería
title_short Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
title_full Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
title_fullStr Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
title_full_unstemmed Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
title_sort Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
author Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda
author_facet Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda
Siqueira, Cícero Mendes
Sousa, Leilane Barbosa de
Nicolau, Ana Izabel Oliveira
Lima, Thaís Marques
Aquino, Priscila de Souza
Pinheiro, Ana Karina Bezerra
author_role author
author2 Siqueira, Cícero Mendes
Sousa, Leilane Barbosa de
Nicolau, Ana Izabel Oliveira
Lima, Thaís Marques
Aquino, Priscila de Souza
Pinheiro, Ana Karina Bezerra
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda
Siqueira, Cícero Mendes
Sousa, Leilane Barbosa de
Nicolau, Ana Izabel Oliveira
Lima, Thaís Marques
Aquino, Priscila de Souza
Pinheiro, Ana Karina Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Papillomavirus Vaccines
Clinical Trial
Educational Technology
Adolescent
School Health Services
Nursing
Vacinas contra Papilomavirus
Ensaio Clínico
Tecnología Educacional
Adolescente
Serviços de Saúde Escolar
Enfermagem
Vacunas contra Papillomavirus
Ensayo Clínico
Tecnología Educacional
Adolescente
Servicios de Salud Escolar
Enfermería
topic Papillomavirus Vaccines
Clinical Trial
Educational Technology
Adolescent
School Health Services
Nursing
Vacinas contra Papilomavirus
Ensaio Clínico
Tecnología Educacional
Adolescente
Serviços de Saúde Escolar
Enfermagem
Vacunas contra Papillomavirus
Ensayo Clínico
Tecnología Educacional
Adolescente
Servicios de Salud Escolar
Enfermería
description Objetivo: avaliar os efeitos da intervenção educativa “Sai fora, HPV!” para aumento do conhecimento, atitude e adesão de adolescentes à vacinação contra o papilomavírus humano. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em seis escolas de dois municípios cearenses, com 238 meninas. O grupo controle (n = 120) recebeu orientações rotineiras, e o grupo intervenção (n = 118), cartões-mensagem impressos sobre a vacina HPV quadrivalente. Aplicou-se inquérito conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção em ambos os grupos. Realizaram-se Testes de McNemar, para analisar conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção, do Qui-Quadrado, para comparar adesão em relação ao conhecimento e atitude, e modelo de regressão logística, para avaliação da adesão à vacina. Adotou-se nível de significância 5%. Resultados: pré-intervenção, conhecimento era inadequado e atitude adequada em ambos os grupos. Pós-intervenção, conhecimento e práticas adequados se tornaram maior no grupo intervenção. Conhecimento e atitude adequados pós-intervenção, além da idade maior ou igual a 12, aumentam a chance para vacinação, explicando 70% da prática. Conclusão a intervenção educativa foi efetiva para conhecimento e adesão da vacina HPV quadrivalente pelas adolescentes. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494
10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082en
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082en
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494/187462
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494/187461
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220082
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220082
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220082
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221749702295552