Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082en |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494 |
Resumo: | Objetivo: avaliar os efeitos da intervenção educativa “Sai fora, HPV!” para aumento do conhecimento, atitude e adesão de adolescentes à vacinação contra o papilomavírus humano. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em seis escolas de dois municípios cearenses, com 238 meninas. O grupo controle (n = 120) recebeu orientações rotineiras, e o grupo intervenção (n = 118), cartões-mensagem impressos sobre a vacina HPV quadrivalente. Aplicou-se inquérito conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção em ambos os grupos. Realizaram-se Testes de McNemar, para analisar conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção, do Qui-Quadrado, para comparar adesão em relação ao conhecimento e atitude, e modelo de regressão logística, para avaliação da adesão à vacina. Adotou-se nível de significância 5%. Resultados: pré-intervenção, conhecimento era inadequado e atitude adequada em ambos os grupos. Pós-intervenção, conhecimento e práticas adequados se tornaram maior no grupo intervenção. Conhecimento e atitude adequados pós-intervenção, além da idade maior ou igual a 12, aumentam a chance para vacinação, explicando 70% da prática. Conclusão a intervenção educativa foi efetiva para conhecimento e adesão da vacina HPV quadrivalente pelas adolescentes. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt. |
id |
USP-24_d0ac731ef05685c70136cce8b8ca312c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/203494 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
spelling |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humanoEffect of educational intervention for compliance of school adolescents with the human papillomavirus vaccineEfeito de intervenção educativa para adesão de adolescentes escolares à vacina contra o papilomavírus humanoPapillomavirus VaccinesClinical TrialEducational TechnologyAdolescentSchool Health ServicesNursingVacinas contra PapilomavirusEnsaio ClínicoTecnología EducacionalAdolescenteServiços de Saúde EscolarEnfermagemVacunas contra PapillomavirusEnsayo ClínicoTecnología EducacionalAdolescenteServicios de Salud EscolarEnfermeríaObjetivo: avaliar os efeitos da intervenção educativa “Sai fora, HPV!” para aumento do conhecimento, atitude e adesão de adolescentes à vacinação contra o papilomavírus humano. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em seis escolas de dois municípios cearenses, com 238 meninas. O grupo controle (n = 120) recebeu orientações rotineiras, e o grupo intervenção (n = 118), cartões-mensagem impressos sobre a vacina HPV quadrivalente. Aplicou-se inquérito conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção em ambos os grupos. Realizaram-se Testes de McNemar, para analisar conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção, do Qui-Quadrado, para comparar adesão em relação ao conhecimento e atitude, e modelo de regressão logística, para avaliação da adesão à vacina. Adotou-se nível de significância 5%. Resultados: pré-intervenção, conhecimento era inadequado e atitude adequada em ambos os grupos. Pós-intervenção, conhecimento e práticas adequados se tornaram maior no grupo intervenção. Conhecimento e atitude adequados pós-intervenção, além da idade maior ou igual a 12, aumentam a chance para vacinação, explicando 70% da prática. Conclusão a intervenção educativa foi efetiva para conhecimento e adesão da vacina HPV quadrivalente pelas adolescentes. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.Objetivo: evaluar los efectos de la intervención educativa “¡Fuera VPH!” aumentar el conocimiento, la actitud y la adherencia de los adolescentes a la vacunación contra el virus papiloma humano. Método: ensayo clínico aleatorizado por conglomerados, realizado en seis escuelas de dos municipios de Ceará, con 238 niñas. El grupo de control (n = 120) recibió instrucciones de rutina y el grupo de intervención (n = 118), tarjetas con mensajes impresos sobre la vacuna tetravalente contra el VPH. A ambos grupos se les aplicó una encuesta de conocimientos, actitudes y prácticas pre y post intervención. Se realizaron las Pruebas de McNemar para analizar conocimientos, actitudes y prácticas pre y postintervención, Chi-Cuadrado, para comparar la adherencia en relación con conocimientos y actitudes, y un modelo de regresión logística para evaluar la adherencia a la vacuna. Se adoptó un nivel de significancia del 5%. Resultados: antes de la intervención, el conocimiento era inadecuado y la actitud adecuada en ambos grupos. Después de la intervención, el conocimiento y las prácticas adecuadas se hicieron mayores en el grupo de intervención. Un adecuado conocimiento y actitud post-intervención, además de tener 12 años o más, aumenta la posibilidad de vacunación, explicando el 70% de la práctica. Conclusión: la intervención educativa fue efectiva para el conocimiento y la adherencia de los adolescentes a la vacuna tetravalente contra el VPH. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.Objective: to assess the effects of “Piss off, HPV!”, an educational intervention to increase adolescents’ knowledge, attitude and compliance with human papillomavirus vaccination. Method: a randomized clinical trial by cluster, carried out in six schools in two municipalities in Ceará, with 238 girls. The control group (n = 120) received routine instructions, and the intervention group (n = 118), printed message cards about the quadrivalent HPV vaccine. A pre- and post-intervention knowledge, attitude and practice survey was applied to both groups. The McNemar test, to analyze knowledge, attitude and pre- and post-intervention practice, the chi-square test, to compare compliance in relation to knowledge and attitude, and a logistic regression model, to assess vaccine compliance, were carried out. A significance level of 5% was adopted. Results: pre-intervention, knowledge was inadequate and attitude was adequate in both groups. Post-intervention, adequate knowledge and practices became greater in the intervention group. Adequate post-intervention knowledge and attitude, in addition to being 12 years of age or older, increase the chance for vaccination, explaining 70% of the practice. Conclusion: the educational intervention was effective for adolescents’ knowledge and compliance with the quadrivalent HPV vaccine. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/20349410.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220082Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220082Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202200821980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494/187462https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494/187461http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Hellen Lívia Oliveira CatundaSiqueira, Cícero MendesSousa, Leilane Barbosa deNicolau, Ana Izabel OliveiraLima, Thaís MarquesAquino, Priscila de SouzaPinheiro, Ana Karina Bezerra2022-10-13T18:46:38Zoai:revistas.usp.br:article/203494Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-10-13T18:46:38Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano Effect of educational intervention for compliance of school adolescents with the human papillomavirus vaccine Efeito de intervenção educativa para adesão de adolescentes escolares à vacina contra o papilomavírus humano |
title |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano |
spellingShingle |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda Papillomavirus Vaccines Clinical Trial Educational Technology Adolescent School Health Services Nursing Vacinas contra Papilomavirus Ensaio Clínico Tecnología Educacional Adolescente Serviços de Saúde Escolar Enfermagem Vacunas contra Papillomavirus Ensayo Clínico Tecnología Educacional Adolescente Servicios de Salud Escolar Enfermería Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda Papillomavirus Vaccines Clinical Trial Educational Technology Adolescent School Health Services Nursing Vacinas contra Papilomavirus Ensaio Clínico Tecnología Educacional Adolescente Serviços de Saúde Escolar Enfermagem Vacunas contra Papillomavirus Ensayo Clínico Tecnología Educacional Adolescente Servicios de Salud Escolar Enfermería |
title_short |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano |
title_full |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano |
title_fullStr |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano |
title_full_unstemmed |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano |
title_sort |
Efecto de la intervención educativa para la adherencia de adolescentes escolares a la vacuna contra el virus papiloma humano |
author |
Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda |
author_facet |
Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda Siqueira, Cícero Mendes Sousa, Leilane Barbosa de Nicolau, Ana Izabel Oliveira Lima, Thaís Marques Aquino, Priscila de Souza Pinheiro, Ana Karina Bezerra Siqueira, Cícero Mendes Sousa, Leilane Barbosa de Nicolau, Ana Izabel Oliveira Lima, Thaís Marques Aquino, Priscila de Souza Pinheiro, Ana Karina Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Cícero Mendes Sousa, Leilane Barbosa de Nicolau, Ana Izabel Oliveira Lima, Thaís Marques Aquino, Priscila de Souza Pinheiro, Ana Karina Bezerra |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda Siqueira, Cícero Mendes Sousa, Leilane Barbosa de Nicolau, Ana Izabel Oliveira Lima, Thaís Marques Aquino, Priscila de Souza Pinheiro, Ana Karina Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Papillomavirus Vaccines Clinical Trial Educational Technology Adolescent School Health Services Nursing Vacinas contra Papilomavirus Ensaio Clínico Tecnología Educacional Adolescente Serviços de Saúde Escolar Enfermagem Vacunas contra Papillomavirus Ensayo Clínico Tecnología Educacional Adolescente Servicios de Salud Escolar Enfermería |
topic |
Papillomavirus Vaccines Clinical Trial Educational Technology Adolescent School Health Services Nursing Vacinas contra Papilomavirus Ensaio Clínico Tecnología Educacional Adolescente Serviços de Saúde Escolar Enfermagem Vacunas contra Papillomavirus Ensayo Clínico Tecnología Educacional Adolescente Servicios de Salud Escolar Enfermería |
description |
Objetivo: avaliar os efeitos da intervenção educativa “Sai fora, HPV!” para aumento do conhecimento, atitude e adesão de adolescentes à vacinação contra o papilomavírus humano. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em seis escolas de dois municípios cearenses, com 238 meninas. O grupo controle (n = 120) recebeu orientações rotineiras, e o grupo intervenção (n = 118), cartões-mensagem impressos sobre a vacina HPV quadrivalente. Aplicou-se inquérito conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção em ambos os grupos. Realizaram-se Testes de McNemar, para analisar conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção, do Qui-Quadrado, para comparar adesão em relação ao conhecimento e atitude, e modelo de regressão logística, para avaliação da adesão à vacina. Adotou-se nível de significância 5%. Resultados: pré-intervenção, conhecimento era inadequado e atitude adequada em ambos os grupos. Pós-intervenção, conhecimento e práticas adequados se tornaram maior no grupo intervenção. Conhecimento e atitude adequados pós-intervenção, além da idade maior ou igual a 12, aumentam a chance para vacinação, explicando 70% da prática. Conclusão a intervenção educativa foi efetiva para conhecimento e adesão da vacina HPV quadrivalente pelas adolescentes. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494 10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082en |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082en |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494/187462 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203494/187461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220082 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220082 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220082 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1822181690937704448 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082en |