Prevención secundaria en la enfermedad de las arterias coronarias: desarrollo y validez de contenido de mensajes educativos para teléfonos móviles
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219274 |
Resumo: | Objetivo: Identificar as informações sobre necessidades de pacientes com doença arterial coronariana e desenvolver e validar o conteúdo de mensagens educativas para celulares para esses pacientes. Método: O estudo foi realizado em três fases: 1) Identificação das informações sobre necessidades em relação à doença arterial coronariana de pacientes internados por evento coronariano agudo; 2) Desenvolvimento de templates contendo textos e imagens sobre a doença e tratamento; 3) Análise da validade de conteúdo das evidências do template por meio da avaliação de 10 especialistas. Os templates foram considerados validados quando a Razão de Validade de Conteúdo (RVC) foi igual ou superior a 0,80. Resultados: Foram incluídos 67 pacientes, e todas as informações que surgiram sobre a doença foram classificadas como importantes a muito importantes. Foram desenvolvidos 30 templates (função cardíaca, recomendações de nutrição e exercícios, tratamentos e medicamentos, sinais clínicos relacionados à doença e controle de fatores de risco), e a RVC obtida foi superior a 0,80. Conclusão Todas as necessidades de informação foram categorizadas pelos pacientes como importantes ou muito importantes. Os templates foram desenvolvidos e validados considerando conteúdo e design. |
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Prevención secundaria en la enfermedad de las arterias coronarias: desarrollo y validez de contenido de mensajes educativos para teléfonos móvilesSecondary prevention in coronary artery disease: development and content validity of educational messages for mobile phonesPrevenção secundária na doença arterial coronariana: desenvolvimento e validade de conteúdo de mensagens educativas para celularesCoronary DiseasHealth EducatioValidation StudText MessagingDoença das CoronáriasEducação em SaúdeEstudo de ValidaçãoEnvio de Mensagens de TextoEnfermedad CoronariaEducación en SaludEstudio de ValidaciónEnvío de Mensajes de TextoObjetivo: Identificar as informações sobre necessidades de pacientes com doença arterial coronariana e desenvolver e validar o conteúdo de mensagens educativas para celulares para esses pacientes. Método: O estudo foi realizado em três fases: 1) Identificação das informações sobre necessidades em relação à doença arterial coronariana de pacientes internados por evento coronariano agudo; 2) Desenvolvimento de templates contendo textos e imagens sobre a doença e tratamento; 3) Análise da validade de conteúdo das evidências do template por meio da avaliação de 10 especialistas. Os templates foram considerados validados quando a Razão de Validade de Conteúdo (RVC) foi igual ou superior a 0,80. Resultados: Foram incluídos 67 pacientes, e todas as informações que surgiram sobre a doença foram classificadas como importantes a muito importantes. Foram desenvolvidos 30 templates (função cardíaca, recomendações de nutrição e exercícios, tratamentos e medicamentos, sinais clínicos relacionados à doença e controle de fatores de risco), e a RVC obtida foi superior a 0,80. Conclusão Todas as necessidades de informação foram categorizadas pelos pacientes como importantes ou muito importantes. Os templates foram desenvolvidos e validados considerando conteúdo e design.Objetivo: Identificar las necesidades de información de los pacientes con enfermedad de las arterias coronarias y desarrollar y validar el contenido de mensajes educativos para teléfonos celulares para estos pacientes. Método: El estudio se realizó en tres fases: 1) Identificación de necesidades de información sobre enfermedad de las arterias coronarias en pacientes hospitalizados por evento coronario agudo; 2) Desarrollo de templates que contienen textos e imágenes sobre la enfermedad y el tratamiento; 3) Análisis de la validez de contenido de la evidencia del template a través de la evaluación de 10 expertos. Los templates se consideraron validadas cuando el Razón de Validez de Contenido (RVC) fue igual o superior a 0,80. Resultados: Se incluyeron 67 pacientes y toda la información que surgió sobre la enfermedad se clasificó como importante a muy importante. Se desarrollaron 30 templates (función cardiaca, recomendaciones de nutrición y ejercicio, tratamientos y medicamentos, signos clínicos relacionados con la enfermedad y control de factores de riesgo), y la RVC obtenida fue superior a 0,80. Conclusión: Todas las necesidades de información fueron categorizadas por los pacientes como importantes o muy importantes. Los templates fueron desarrollados y validados considerando contenido y diseño.Objective: To identify information needs of patients with coronary artery disease and develop and validate the content of educational messages for mobile phones for these patients. Method: The study was carried out in three phases: 1) Identification of information needs in relation to coronary artery disease of patients hospitalized for an acute coronary event; 2) Development of templates containing text and pictures about the disease and treatment; 3) Content validity analysis of template evidence through the assessment of 10 experts. Templates were considered validated when the Content Validity Ratio (CVR) was equal to or greater than 0.80. Results: A total of 67 patients were included, and all the information that emerged about the disease was classified as important to very important. Thirty templates were developed (heart function, recommendations on nutrition and exercise, treatments and medications, and clinical signs related to the disease and risk factor control), and the CVR obtained was greater than 0.80. Conclusion: All information needs were categorized by patients as important or very important. The templates were developed and validated considering content and design.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2023-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/21927410.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0330enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220330Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220330Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202203301980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219274/200160http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Lucas VerzegnassiSouza, Vinicius Lino deBarros, Alba Lúcia Bottura Leite deLopes, Juliana de LimaOliveira, Leticia Fernanda Tavares Sousa deSantos, Mariana Alvina dosLopes, Camila TakaoSantos, Vinicius Batista2023-11-27T20:20:04Zoai:revistas.usp.br:article/219274Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2023-11-27T20:20:04Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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