Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parigi,Dayane Mayara Gambini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tomazelli,Priscila Caccer, Almeida,Denise Maria de, Vaz,Débora Rodrigues, Heimann,Candice, Prado,Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800144
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade.
id USP-24_d9509cb646f0d0d2a6f403cdc174ea9b
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342015000800144
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitaisEducação em EnfermagemTecnologia EducacionalEducação SuperiorInovaçãoRESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800144Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420150000800020info:eu-repo/semantics/openAccessParigi,Dayane Mayara GambiniTomazelli,Priscila CaccerAlmeida,Denise Maria deVaz,Débora RodriguesHeimann,CandicePrado,Cláudiapor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342015000800144Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
title Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
spellingShingle Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
Parigi,Dayane Mayara Gambini
Educação em Enfermagem
Tecnologia Educacional
Educação Superior
Inovação
title_short Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
title_full Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
title_fullStr Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
title_full_unstemmed Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
title_sort Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
author Parigi,Dayane Mayara Gambini
author_facet Parigi,Dayane Mayara Gambini
Tomazelli,Priscila Caccer
Almeida,Denise Maria de
Vaz,Débora Rodrigues
Heimann,Candice
Prado,Cláudia
author_role author
author2 Tomazelli,Priscila Caccer
Almeida,Denise Maria de
Vaz,Débora Rodrigues
Heimann,Candice
Prado,Cláudia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parigi,Dayane Mayara Gambini
Tomazelli,Priscila Caccer
Almeida,Denise Maria de
Vaz,Débora Rodrigues
Heimann,Candice
Prado,Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Tecnologia Educacional
Educação Superior
Inovação
topic Educação em Enfermagem
Tecnologia Educacional
Educação Superior
Inovação
description RESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800144
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420150000800020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936538153025536