Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800144 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade. |
id |
USP-24_d9509cb646f0d0d2a6f403cdc174ea9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342015000800144 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitaisEducação em EnfermagemTecnologia EducacionalEducação SuperiorInovaçãoRESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800144Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420150000800020info:eu-repo/semantics/openAccessParigi,Dayane Mayara GambiniTomazelli,Priscila CaccerAlmeida,Denise Maria deVaz,Débora RodriguesHeimann,CandicePrado,Cláudiapor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342015000800144Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais |
title |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais |
spellingShingle |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais Parigi,Dayane Mayara Gambini Educação em Enfermagem Tecnologia Educacional Educação Superior Inovação |
title_short |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais |
title_full |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais |
title_fullStr |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais |
title_sort |
Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais |
author |
Parigi,Dayane Mayara Gambini |
author_facet |
Parigi,Dayane Mayara Gambini Tomazelli,Priscila Caccer Almeida,Denise Maria de Vaz,Débora Rodrigues Heimann,Candice Prado,Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Tomazelli,Priscila Caccer Almeida,Denise Maria de Vaz,Débora Rodrigues Heimann,Candice Prado,Cláudia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parigi,Dayane Mayara Gambini Tomazelli,Priscila Caccer Almeida,Denise Maria de Vaz,Débora Rodrigues Heimann,Candice Prado,Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Tecnologia Educacional Educação Superior Inovação |
topic |
Educação em Enfermagem Tecnologia Educacional Educação Superior Inovação |
description |
RESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800144 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-623420150000800020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936538153025536 |