Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rumor, Pamela Camila Fernandes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Heidemann, Ivonete Teresinha Schulter Buss, Souza, Jeane Barros de, Manfrini, Gisele Cristina, Durand, Michelle Kuntz, Beckert, Richard Augusto Thomann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219374
Resumo: Objetivo: compreender os reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares, vinculadas à rede pública de ensino, sob a ótica dos profissionais da saúde e da educação. Método: estudo qualitativo, do tipo ação participante, articulado ao Itinerário de Pesquisa de Freire, percorrendo três momentos: Investigação Temática; Codificação e Decodificação; Desvelamento Crítico. Participaram 27 profissionais da saúde e 18 da educação, atuantes em quatro municípios de Santa Catarina. Realizaram-se entrevistas individuais e um Círculo de Cultura entre novembro de 2020 a março de 2021. A análise desenvolveu-se nas discussões no Círculo de Cultura, com reflexão dos temas. Resultados: as condições de vida desfavoráveis, hábitos pouco saudáveis e as relações sociais frágeis tendem a influenciar negativamente na aprendizagem escolar das crianças. Há necessidade de implementação de ações envolvendo o setor saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola. Conclusão a atuação articulada dos profissionais de saúde e educação sobre os determinantes sociais é o caminho para promover saúde e o desempenho escolar infantil, com vistas a minimizar os efeitos das iniquidades existentes.
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Participaram 27 profissionais da saúde e 18 da educação, atuantes em quatro municípios de Santa Catarina. Realizaram-se entrevistas individuais e um Círculo de Cultura entre novembro de 2020 a março de 2021. A análise desenvolveu-se nas discussões no Círculo de Cultura, com reflexão dos temas. Resultados: as condições de vida desfavoráveis, hábitos pouco saudáveis e as relações sociais frágeis tendem a influenciar negativamente na aprendizagem escolar das crianças. Há necessidade de implementação de ações envolvendo o setor saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola. Conclusão a atuação articulada dos profissionais de saúde e educação sobre os determinantes sociais é o caminho para promover saúde e o desempenho escolar infantil, com vistas a minimizar os efeitos das iniquidades existentes.Objective: understanding the repercussions of the social determinants of health on school children’s learning, linked to the public-school network, from the point of view of health and education professionals. Method: qualitative study, participant-action type, articulated to Freire’s Research Itinerary, through three moments: Thematic Investigation; Coding and Decoding; Critical Unveiling. The participants were 27 health professionals and 18 education professionals, working in four municipalities of Santa Catarina. Individual interviews and a Culture Circle took place between November 2020 and March 2021. The analysis was developed in the discussions in the Culture Circle, with reflection on the themes. Results: unfavorable living conditions, unhealthy habits, and weak social relationships tend to negatively influence children’s school learning. There is a need for the implementation of actions involving the health and education sectors, such as the Health at School Program. Conclusion: the articulated action of health and education professionals on social determinants is the way to promote health and children’s school performance, in order to minimize the effects of existing inequities.Objetivo: comprender los reflejos de los determinantes sociales de la salud en el aprendizaje de los escolares, vinculados a la red pública de enseñanza, desde la perspectiva de los profesionales de la salud y de la educación. Método: estudio cualitativo, de tipo acción-participante, articulado al Itinerario de Investigación de Freire, a través de tres momentos: Investigación temática; codificación y descodificación; desvelamiento crítico. Participaron 27 profesionales de la salud y 18 de la educación, que trabajan en cuatro municipios de Santa Catarina. Entre noviembre de 2020 y marzo de 2021 se celebraron entrevistas individuales y un Círculo de Cultura. El análisis se desarrolló en los debates del Círculo de Cultura, con reflexión sobre los temas. Resultados: las condiciones de vida desfavorables, los hábitos poco saludables y las relaciones sociales débiles tienden a influir negativamente en el aprendizaje escolar de los niños. Es necesario poner en marcha acciones que impliquen a los sectores sanitario y educativo, como el Programa Salud en la Escuela. Conclusión: la acción articulada de los profesionales de la salud y de la educación sobre los determinantes sociales es el camino para promover la salud y el rendimiento escolar de los niños, con el fin de minimizar los efectos de las desigualdades existentes.Universidade de São Paulo. 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