Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219374 |
Resumo: | Objetivo: compreender os reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares, vinculadas à rede pública de ensino, sob a ótica dos profissionais da saúde e da educação. Método: estudo qualitativo, do tipo ação participante, articulado ao Itinerário de Pesquisa de Freire, percorrendo três momentos: Investigação Temática; Codificação e Decodificação; Desvelamento Crítico. Participaram 27 profissionais da saúde e 18 da educação, atuantes em quatro municípios de Santa Catarina. Realizaram-se entrevistas individuais e um Círculo de Cultura entre novembro de 2020 a março de 2021. A análise desenvolveu-se nas discussões no Círculo de Cultura, com reflexão dos temas. Resultados: as condições de vida desfavoráveis, hábitos pouco saudáveis e as relações sociais frágeis tendem a influenciar negativamente na aprendizagem escolar das crianças. Há necessidade de implementação de ações envolvendo o setor saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola. Conclusão a atuação articulada dos profissionais de saúde e educação sobre os determinantes sociais é o caminho para promover saúde e o desempenho escolar infantil, com vistas a minimizar os efeitos das iniquidades existentes. |
id |
USP-24_e9b424c187dc8d5672d0bfa694f8ed31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/219374 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolaresReflections of the social determinants of health on school children’s learningReflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolaresSocial Determinants of HealtChild HealtSchool Health ServiceUnderachievementDeterminantes Sociais da SaúdeSaúde da CriançaServiços de Saúde EscolarBaixo Rendimento EscolarDeterminantes Sociales de la SaludSalud InfantilServicios de Salud EscolarRendimiento Escolar BajoObjetivo: compreender os reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares, vinculadas à rede pública de ensino, sob a ótica dos profissionais da saúde e da educação. Método: estudo qualitativo, do tipo ação participante, articulado ao Itinerário de Pesquisa de Freire, percorrendo três momentos: Investigação Temática; Codificação e Decodificação; Desvelamento Crítico. Participaram 27 profissionais da saúde e 18 da educação, atuantes em quatro municípios de Santa Catarina. Realizaram-se entrevistas individuais e um Círculo de Cultura entre novembro de 2020 a março de 2021. A análise desenvolveu-se nas discussões no Círculo de Cultura, com reflexão dos temas. Resultados: as condições de vida desfavoráveis, hábitos pouco saudáveis e as relações sociais frágeis tendem a influenciar negativamente na aprendizagem escolar das crianças. Há necessidade de implementação de ações envolvendo o setor saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola. Conclusão a atuação articulada dos profissionais de saúde e educação sobre os determinantes sociais é o caminho para promover saúde e o desempenho escolar infantil, com vistas a minimizar os efeitos das iniquidades existentes.Objective: understanding the repercussions of the social determinants of health on school children’s learning, linked to the public-school network, from the point of view of health and education professionals. Method: qualitative study, participant-action type, articulated to Freire’s Research Itinerary, through three moments: Thematic Investigation; Coding and Decoding; Critical Unveiling. The participants were 27 health professionals and 18 education professionals, working in four municipalities of Santa Catarina. Individual interviews and a Culture Circle took place between November 2020 and March 2021. The analysis was developed in the discussions in the Culture Circle, with reflection on the themes. Results: unfavorable living conditions, unhealthy habits, and weak social relationships tend to negatively influence children’s school learning. There is a need for the implementation of actions involving the health and education sectors, such as the Health at School Program. Conclusion: the articulated action of health and education professionals on social determinants is the way to promote health and children’s school performance, in order to minimize the effects of existing inequities.Objetivo: comprender los reflejos de los determinantes sociales de la salud en el aprendizaje de los escolares, vinculados a la red pública de enseñanza, desde la perspectiva de los profesionales de la salud y de la educación. Método: estudio cualitativo, de tipo acción-participante, articulado al Itinerario de Investigación de Freire, a través de tres momentos: Investigación temática; codificación y descodificación; desvelamiento crítico. Participaron 27 profesionales de la salud y 18 de la educación, que trabajan en cuatro municipios de Santa Catarina. Entre noviembre de 2020 y marzo de 2021 se celebraron entrevistas individuales y un Círculo de Cultura. El análisis se desarrolló en los debates del Círculo de Cultura, con reflexión sobre los temas. Resultados: las condiciones de vida desfavorables, los hábitos poco saludables y las relaciones sociales débiles tienden a influir negativamente en el aprendizaje escolar de los niños. Es necesario poner en marcha acciones que impliquen a los sectores sanitario y educativo, como el Programa Salud en la Escuela. Conclusión: la acción articulada de los profesionales de la salud y de la educación sobre los determinantes sociales es el camino para promover la salud y el rendimiento escolar de los niños, con el fin de minimizar los efectos de las desigualdades existentes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2023-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/21937410.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0345enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220345Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220345Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202203451980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219374/200222https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219374/200221http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRumor, Pamela Camila FernandesHeidemann, Ivonete Teresinha Schulter BussSouza, Jeane Barros deManfrini, Gisele CristinaDurand, Michelle KuntzBeckert, Richard Augusto Thomann2023-11-29T19:55:11Zoai:revistas.usp.br:article/219374Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2023-11-29T19:55:11Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares Reflections of the social determinants of health on school children’s learning Reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares |
title |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares |
spellingShingle |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares Rumor, Pamela Camila Fernandes Social Determinants of Healt Child Healt School Health Service Underachievement Determinantes Sociais da Saúde Saúde da Criança Serviços de Saúde Escolar Baixo Rendimento Escolar Determinantes Sociales de la Salud Salud Infantil Servicios de Salud Escolar Rendimiento Escolar Bajo |
title_short |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares |
title_full |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares |
title_fullStr |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares |
title_full_unstemmed |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares |
title_sort |
Reflexiones de los determinantes sociales de la salud sobre el aprendizaje de los escolares |
author |
Rumor, Pamela Camila Fernandes |
author_facet |
Rumor, Pamela Camila Fernandes Heidemann, Ivonete Teresinha Schulter Buss Souza, Jeane Barros de Manfrini, Gisele Cristina Durand, Michelle Kuntz Beckert, Richard Augusto Thomann |
author_role |
author |
author2 |
Heidemann, Ivonete Teresinha Schulter Buss Souza, Jeane Barros de Manfrini, Gisele Cristina Durand, Michelle Kuntz Beckert, Richard Augusto Thomann |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rumor, Pamela Camila Fernandes Heidemann, Ivonete Teresinha Schulter Buss Souza, Jeane Barros de Manfrini, Gisele Cristina Durand, Michelle Kuntz Beckert, Richard Augusto Thomann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social Determinants of Healt Child Healt School Health Service Underachievement Determinantes Sociais da Saúde Saúde da Criança Serviços de Saúde Escolar Baixo Rendimento Escolar Determinantes Sociales de la Salud Salud Infantil Servicios de Salud Escolar Rendimiento Escolar Bajo |
topic |
Social Determinants of Healt Child Healt School Health Service Underachievement Determinantes Sociais da Saúde Saúde da Criança Serviços de Saúde Escolar Baixo Rendimento Escolar Determinantes Sociales de la Salud Salud Infantil Servicios de Salud Escolar Rendimiento Escolar Bajo |
description |
Objetivo: compreender os reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares, vinculadas à rede pública de ensino, sob a ótica dos profissionais da saúde e da educação. Método: estudo qualitativo, do tipo ação participante, articulado ao Itinerário de Pesquisa de Freire, percorrendo três momentos: Investigação Temática; Codificação e Decodificação; Desvelamento Crítico. Participaram 27 profissionais da saúde e 18 da educação, atuantes em quatro municípios de Santa Catarina. Realizaram-se entrevistas individuais e um Círculo de Cultura entre novembro de 2020 a março de 2021. A análise desenvolveu-se nas discussões no Círculo de Cultura, com reflexão dos temas. Resultados: as condições de vida desfavoráveis, hábitos pouco saudáveis e as relações sociais frágeis tendem a influenciar negativamente na aprendizagem escolar das crianças. Há necessidade de implementação de ações envolvendo o setor saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola. Conclusão a atuação articulada dos profissionais de saúde e educação sobre os determinantes sociais é o caminho para promover saúde e o desempenho escolar infantil, com vistas a minimizar os efeitos das iniquidades existentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219374 10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0345en |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219374 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0345en |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219374/200222 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/219374/200221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220345 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220345 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220345 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221749801910272 |