Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granero-Molina, José
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernández-Sola, Cayetano, López-Domene, Esperanza, Hernández-Padilla, José Manuel, Preto, Leonel São Romão, Castro-Sánchez, Adelaida María
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398
Resumo: OBJETIVOIdentificar associações entre o uso da simulação eletrocardiográfica na internet e os estilos e estratégias de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem.MÉTODODesenho descritivo-correlacional com avaliação pré e pós-teste num único grupo. A amostra do estudo incluiu 246 estudantes que frequentavam a disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida.RESULTADOSNão foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em qualquer das dimensões dos estilos e estratégias de aprendizagem. Após introdução da simulação eletrocardiográfica recorrendo à internet, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em algumas das pontuações dos itens dos estilos de aprendizagem teórico (p
id USP-24_ecdcd881ea03b8b8ee954fbd1a40b1ec
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103398
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje Effects of web-based electrocardiography simulation on strategies and learning styles Efeitos da simulação etletrocardiográfica en ambiente web sobre as estratégias e estilos de aprendizagem OBJETIVOIdentificar associações entre o uso da simulação eletrocardiográfica na internet e os estilos e estratégias de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem.MÉTODODesenho descritivo-correlacional com avaliação pré e pós-teste num único grupo. A amostra do estudo incluiu 246 estudantes que frequentavam a disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida.RESULTADOSNão foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em qualquer das dimensões dos estilos e estratégias de aprendizagem. Após introdução da simulação eletrocardiográfica recorrendo à internet, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em algumas das pontuações dos itens dos estilos de aprendizagem teórico (p OBJETIVOIdentificar asociaciones entre el uso de la simulación electrocardiográfica en la internet y los estilos y estrategias de aprendizaje de los estudiantes de graduación en enfermería.MÉTODODiseño descriptivo-correlacional con evaluación pré y post prueba en un solo grupo. La muestra del estudio incluyó a 246 estudiantes que acudían a la asignatura de Soporte Básico y Avanzado de Vida.RESULTADOSNo fueron encontradas diferencias significativas entre géneros en cualquiera de las dimensiones de los estilos y estrategias de aprendizaje. Después de la introducción de la simulación electrocardiográfica recurriendo a la web, fueron encontradas diferencias estadísticamente significativas en algunas de las puntuaciones de los ítems de los estilos de aprendizaje teórico (p OBJECTIVETo identify the association between the use of web simulation electrocardiography and the learning approaches, strategies and styles of nursing degree students.METHODA descriptive and correlational design with a one-group pretest-posttest measurement was used. The study sample included 246 students in a Basic and Advanced Cardiac Life Support nursing class of nursing degree.RESULTSNo significant differences between genders were found in any dimension of learning styles and approaches to learning. After the introduction of web simulation electrocardiography, significant differences were found in some item scores of learning styles: theorist (p < 0.040), pragmatic (p < 0.010) and approaches to learning.CONCLUSIONThe use of a web electrocardiogram (ECG) simulation is associated with the development of active and reflexive learning styles, improving motivation and a deep approach in nursing students. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10339810.1590/S0080-623420150000400016Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 4 (2015); 650-656Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 4 (2015); 650-656Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 4 (2015); 650-6561980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398/101871http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGranero-Molina, JoséFernández-Sola, CayetanoLópez-Domene, EsperanzaHernández-Padilla, José ManuelPreto, Leonel São RomãoCastro-Sánchez, Adelaida María2015-10-28T10:34:25Zoai:revistas.usp.br:article/103398Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-28T10:34:25Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
Effects of web-based electrocardiography simulation on strategies and learning styles
Efeitos da simulação etletrocardiográfica en ambiente web sobre as estratégias e estilos de aprendizagem
title Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
spellingShingle Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
Granero-Molina, José
title_short Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
title_full Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
title_fullStr Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
title_full_unstemmed Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
title_sort Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
author Granero-Molina, José
author_facet Granero-Molina, José
Fernández-Sola, Cayetano
López-Domene, Esperanza
Hernández-Padilla, José Manuel
Preto, Leonel São Romão
Castro-Sánchez, Adelaida María
author_role author
author2 Fernández-Sola, Cayetano
López-Domene, Esperanza
Hernández-Padilla, José Manuel
Preto, Leonel São Romão
Castro-Sánchez, Adelaida María
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Granero-Molina, José
Fernández-Sola, Cayetano
López-Domene, Esperanza
Hernández-Padilla, José Manuel
Preto, Leonel São Romão
Castro-Sánchez, Adelaida María
description OBJETIVOIdentificar associações entre o uso da simulação eletrocardiográfica na internet e os estilos e estratégias de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem.MÉTODODesenho descritivo-correlacional com avaliação pré e pós-teste num único grupo. A amostra do estudo incluiu 246 estudantes que frequentavam a disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida.RESULTADOSNão foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em qualquer das dimensões dos estilos e estratégias de aprendizagem. Após introdução da simulação eletrocardiográfica recorrendo à internet, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em algumas das pontuações dos itens dos estilos de aprendizagem teórico (p
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398
10.1590/S0080-623420150000400016
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420150000400016
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398/101871
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 4 (2015); 650-656
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 4 (2015); 650-656
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 4 (2015); 650-656
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221738462609408