Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Nyagra Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo, Raul Amaral de, Moretti, Miguel Antonio, Chagas, Antonio Carlos Palandri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056
Resumo: Objetivo: Analisar a retenção do conhecimento e habilidades dos profissionais de enfermagem após treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar. Método: Estudo de intervenção, prospectivo e analítico no qual 56 profissionais de enfermagem receberam treinamento teórico e prático de RCP em serviço. Nove meses após o primeiro treinamento (T1), esses profissionais participaram de um retreinamento (T2). Eles foram acompanhados por 18 meses. A tendência linear do conhecimento e habilidades no período subsequente aos treinamentos foi calculada e aplicou-se o teste de Wilcoxon. Resultados: As intervenções aumentaram significativamente o conhecimento e as habilidades dos profissionais; no entanto, no período subsequente, as competências reduziram. Apesar disso, após um período de nove meses elas ainda se mantiveram superiores àquelas identificadas previamente ao estudo. Houve redução de 18,2% após T1 vs 13,0% após T2 (p < 0,01) do conhecimento no teste teórico e de 7,6% após T1 vs 5,3% após T2 (p < 0,01) das habilidades no teste prático. Conclusáo: Os profissionais de enfermagem conseguiram reter mais conhecimento e habilidades em ressuscitação cardiopulmonar após o retreinamento, o que reforça a importância da regularidade das capacitações e da educação continuada em saúde.
id USP-24_ed27bd4a76b77e766189548e67f0cfa0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/197056
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*Nursing training and retraining on cardiopulmonary resuscitation: a theoretical-practical intervention*Treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar para enfermagem: uma intervenção teórico-prática*Nurse PractitionersEducation, ContinuingInservice TrainingCardiopulmonary ResuscitationKnowledgeMotor SkillsProfissionais de EnfermagemEducação ContinuadaCapacitação em ServiçoReanimação CardiopulmonarConhecimentoDestreza MotoraEnfermeras PracticantesEducación ContinuaCapacitación en ServicioReanimación CardiopulmonarConocimientoDestreza MotoraObjetivo: Analisar a retenção do conhecimento e habilidades dos profissionais de enfermagem após treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar. Método: Estudo de intervenção, prospectivo e analítico no qual 56 profissionais de enfermagem receberam treinamento teórico e prático de RCP em serviço. Nove meses após o primeiro treinamento (T1), esses profissionais participaram de um retreinamento (T2). Eles foram acompanhados por 18 meses. A tendência linear do conhecimento e habilidades no período subsequente aos treinamentos foi calculada e aplicou-se o teste de Wilcoxon. Resultados: As intervenções aumentaram significativamente o conhecimento e as habilidades dos profissionais; no entanto, no período subsequente, as competências reduziram. Apesar disso, após um período de nove meses elas ainda se mantiveram superiores àquelas identificadas previamente ao estudo. Houve redução de 18,2% após T1 vs 13,0% após T2 (p < 0,01) do conhecimento no teste teórico e de 7,6% após T1 vs 5,3% após T2 (p < 0,01) das habilidades no teste prático. Conclusáo: Os profissionais de enfermagem conseguiram reter mais conhecimento e habilidades em ressuscitação cardiopulmonar após o retreinamento, o que reforça a importância da regularidade das capacitações e da educação continuada em saúde.Objetivo: Analizar la retención del conocimiento y habilidades de los profesionales de enfermería tras entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar (RCP). Método: Estudio de intervención, prospectivo y analítico en el cual 56 profesionales de enfermería recibieron entrenamiento teórico y práctico de RCP en servicio. Nueve meses tras el primer entrenamiento (E1), esos profesionales participaron de un reentrenamiento (E2). Ellos fueron acompanados por 18 meses. La tendencia lineal del conocimiento y habilidades en el período subsecuente a los entrenamientos fue calculada y se aplicó el test de Wilcoxon. Resultados: Las intervenciones aumentaron significativamente el conocimiento y las habilidades de los profesionales, sin embargo, en el periodo subsecuente las competencias se redujeron. A pesar de ello, tras un período de nueve meses ellas todavía se mantuvieron superiores a aquellas identificadas previamente al estudio. Hubo reducción del 18,2% tras E1 contra el 13,0% tras E2 (p < 0,01) del conocimiento en el test teórico y del 7,6% tras E1 contra el 5,3% tras E2 (p < 0,01) de las habilidades en el test práctico. Conclusión: Los profesionales de enfermería lograron retener más conocimiento y habilidades en RCP tras el reentrenamiento, lo que refuerza la importancia de la regularidad de cursos de capacitación y de la educación continua en salud.Objective: To analyze the retention of knowledge and skills of nursing professionals following training and retraining on cardiopulmonary resuscitation. Method: This is an intervention, prospective, and analytical study in which 56 nursing professionals received theoretical and practical training in in-service cardiopulmonary resuscitation. Nine months after the first training (T1), these professionals participated in a retraining (T2). They were followed up for 18 months. The linear trend of knowledge and skills in the period following training was calculated and the Wilcoxon test was applied. Results: Interventions increased the knowledge and skills of professionals significantly; however, in the subsequent period, skills decreased. Despite this, after a period of nine months, they were still higher than those identified before the study. There was a reduction of 18.2% in knowledge in the theoretical test after T1 vs 13.0% after T2 (p < 0.01) and a reduction of 7.6% in skills on the practical test after T1 vs 5.3% after T2 (p < 0.01). Conclusion: Nurses were able to retain more knowledge and skills on cardiopulmonary resuscitation after retraining, which stresses the importance of regular training and continuing education in health.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19705610.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0521Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210521Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210521Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202105211980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056/181408https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056/181407http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Nyagra Ribeiro deAraújo, Raul Amaral deMoretti, Miguel AntonioChagas, Antonio Carlos Palandri2022-04-28T16:25:23Zoai:revistas.usp.br:article/197056Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-04-28T16:25:23Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
Nursing training and retraining on cardiopulmonary resuscitation: a theoretical-practical intervention*
Treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar para enfermagem: uma intervenção teórico-prática*
title Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
spellingShingle Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
Araujo, Nyagra Ribeiro de
Nurse Practitioners
Education, Continuing
Inservice Training
Cardiopulmonary Resuscitation
Knowledge
Motor Skills
Profissionais de Enfermagem
Educação Continuada
Capacitação em Serviço
Reanimação Cardiopulmonar
Conhecimento
Destreza Motora
Enfermeras Practicantes
Educación Continua
Capacitación en Servicio
Reanimación Cardiopulmonar
Conocimiento
Destreza Motora
title_short Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
title_full Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
title_fullStr Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
title_full_unstemmed Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
title_sort Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
author Araujo, Nyagra Ribeiro de
author_facet Araujo, Nyagra Ribeiro de
Araújo, Raul Amaral de
Moretti, Miguel Antonio
Chagas, Antonio Carlos Palandri
author_role author
author2 Araújo, Raul Amaral de
Moretti, Miguel Antonio
Chagas, Antonio Carlos Palandri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Nyagra Ribeiro de
Araújo, Raul Amaral de
Moretti, Miguel Antonio
Chagas, Antonio Carlos Palandri
dc.subject.por.fl_str_mv Nurse Practitioners
Education, Continuing
Inservice Training
Cardiopulmonary Resuscitation
Knowledge
Motor Skills
Profissionais de Enfermagem
Educação Continuada
Capacitação em Serviço
Reanimação Cardiopulmonar
Conhecimento
Destreza Motora
Enfermeras Practicantes
Educación Continua
Capacitación en Servicio
Reanimación Cardiopulmonar
Conocimiento
Destreza Motora
topic Nurse Practitioners
Education, Continuing
Inservice Training
Cardiopulmonary Resuscitation
Knowledge
Motor Skills
Profissionais de Enfermagem
Educação Continuada
Capacitação em Serviço
Reanimação Cardiopulmonar
Conhecimento
Destreza Motora
Enfermeras Practicantes
Educación Continua
Capacitación en Servicio
Reanimación Cardiopulmonar
Conocimiento
Destreza Motora
description Objetivo: Analisar a retenção do conhecimento e habilidades dos profissionais de enfermagem após treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar. Método: Estudo de intervenção, prospectivo e analítico no qual 56 profissionais de enfermagem receberam treinamento teórico e prático de RCP em serviço. Nove meses após o primeiro treinamento (T1), esses profissionais participaram de um retreinamento (T2). Eles foram acompanhados por 18 meses. A tendência linear do conhecimento e habilidades no período subsequente aos treinamentos foi calculada e aplicou-se o teste de Wilcoxon. Resultados: As intervenções aumentaram significativamente o conhecimento e as habilidades dos profissionais; no entanto, no período subsequente, as competências reduziram. Apesar disso, após um período de nove meses elas ainda se mantiveram superiores àquelas identificadas previamente ao estudo. Houve redução de 18,2% após T1 vs 13,0% após T2 (p < 0,01) do conhecimento no teste teórico e de 7,6% após T1 vs 5,3% após T2 (p < 0,01) das habilidades no teste prático. Conclusáo: Os profissionais de enfermagem conseguiram reter mais conhecimento e habilidades em ressuscitação cardiopulmonar após o retreinamento, o que reforça a importância da regularidade das capacitações e da educação continuada em saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0521
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0521
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056/181408
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056/181407
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210521
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210521
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210521
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221748874969088