Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Sônia Regina de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300023
Resumo: Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar.
id USP-24_edb3a67cfb44267667f8af7ad91bb8a6
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342007000300023
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncerEducação em enfermagemEnfermagem oncológicaAdolescenteOncologiaAprendizagemTrata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300023Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.3 2007reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342007000300023info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Sônia Regina deOliveira,Isabel Cristina dos Santospor2007-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342007000300023Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2007-11-30T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
spellingShingle Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
Souza,Sônia Regina de
Educação em enfermagem
Enfermagem oncológica
Adolescente
Oncologia
Aprendizagem
title_short Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title_full Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title_fullStr Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title_full_unstemmed Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title_sort Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
author Souza,Sônia Regina de
author_facet Souza,Sônia Regina de
Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
author_role author
author2 Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Sônia Regina de
Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Enfermagem oncológica
Adolescente
Oncologia
Aprendizagem
topic Educação em enfermagem
Enfermagem oncológica
Adolescente
Oncologia
Aprendizagem
description Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342007000300023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.3 2007
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532109033472