Professional competencies in primary health care for attending to older adults
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103138 |
Resumo: | Objetivo Identificar e analisar as competências profissionais necessárias para o atendimento de idosos em cuidados primários de saúde. Método Estudo exploratório descritivo quali-quantitativo. Foi utilizada a Técnica Delphi em três rodadas, com a participação de profissionais da rede básica e um grupo multidisciplinar de especialistas. O primeiro questionário solicitou que os participantes indicassem competências necessárias para o atendimento de idosos em cuidados primários. Estas foram compiladas em uma lista, que adicionada de uma Escala de Likert (de 1 a 5) compôs o segundo e terceiro questionários. O critério de consenso adotado foi 70%. Resultados Vinte e oito competências alcançaram o consenso, tendo sido classificadas em 12 áreas de domínio. Conclusão As competências refletem as políticas brasileiras de saúde e constituem uma referência para a prática e a formação dos profissionais de saúde para o atendimento do idoso na atenção primária à saúde. |
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Professional competencies in primary health care for attending to older adults Competencias profesionales para la atención de ancianos en atención primaria a la salud Competências profissionais para o atendimento de idosos em Atenção Primária à Saúde Objetivo Identificar e analisar as competências profissionais necessárias para o atendimento de idosos em cuidados primários de saúde. Método Estudo exploratório descritivo quali-quantitativo. Foi utilizada a Técnica Delphi em três rodadas, com a participação de profissionais da rede básica e um grupo multidisciplinar de especialistas. O primeiro questionário solicitou que os participantes indicassem competências necessárias para o atendimento de idosos em cuidados primários. Estas foram compiladas em uma lista, que adicionada de uma Escala de Likert (de 1 a 5) compôs o segundo e terceiro questionários. O critério de consenso adotado foi 70%. Resultados Vinte e oito competências alcançaram o consenso, tendo sido classificadas em 12 áreas de domínio. Conclusão As competências refletem as políticas brasileiras de saúde e constituem uma referência para a prática e a formação dos profissionais de saúde para o atendimento do idoso na atenção primária à saúde. Objetivo Identificar y analizar las competencias profesionales necesarias para la atención de ancianos en cuidados primarios de salud. Método Estudio exploratorio descriptivo cuali-cuantitativo. Fue utilizada la Técnica Delphi en tres rondas, con la participación de profesionales de la red básica y un grupo multidisciplinario de expertos. El primer cuestionario solicitó que los participantes indicasen competencias necesarias para la atención de ancianos en cuidados primarios. Estas fueron compiladas en un listado que, añadido de una Escala de Likert (de 1 a 5), compuso el segundo y tercer cuestionarios. El criterio de consenso adoptado fue el 70%. Resultados Veintiocho competencias alcanzaron el consenso, habiéndose clasificado en 12 áreas de dominio. Conclusión Las competencias reflejan las políticas brasileñas de salud y constituyen una referencia para la práctica y la formación de los profesionales de salud para la atención al añoso en la atención primaria a la salud. Objective To identify and analyze the necessary competencies in primary health care for attending to older adults. Method An exploratory, descriptive, and quali-quantitative study was developed. Three rounds of the Delphi Technique were conducted with participants from primary health care services and a multidisciplinary committee. The first questionnaire asked participants to indicate the competencies needed for attending to older adults in primary health care. They were compiled into a list and added to a Likert Scale (from 1 to 5) for the second and third questionnaires. A consensus criterion of 70% was adopted. Results Twenty eight competencies were reached by consensus and were classified into twelve domains. Conclusion The competencies reflect Brazilian health care policy and constitute a reference for professional health practice and education when caring for the older adult in primary health care. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10313810.1590/S0080-623420140000700009Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 6 (2014); 1020-1025Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 6 (2014); 1020-1025Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 6 (2014); 1020-10251980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103138/101498https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103138/101499http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWitt, Regina Rigatto Roos, Maclaine de Oliveira Carvalho, Nilson Maestri Silva, Andria Machado da Rodrigues, Carla Daiane Silva Santos, Mariana Timmers dos 2015-09-01T19:28:30Zoai:revistas.usp.br:article/103138Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-09-01T19:28:30Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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