Palliative care and nursing in dissertations and theses in Portugal: a bibliometric study
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/117386 |
Resumo: | OBJETIVO Identificar a produção científica académica sobre cuidados paliativos nos estudos de mestrados e doutoramentos efetuados por enfermeiros em Portugal. MÉTODO Estudo descritivo e retrospetivo, do tipo bibliométrico, recorrendo aos resumos disponíveis nos repositórios das instituições de ensino superior no período 2000-2014. RESULTADOS Dos 1814 trabalhos identificados, 249 corresponderam aos critérios de inclusão (10 teses de doutoramento e 239 dissertações de mestrado). A abordagem metodológica mais representativa é a quantitativa (31,35%), a área mais estudada foi a família/cuidador informal (20,69%) e a população-alvo mais estudada foram os estudantes/profissionais de saúde (38,51%). CONCLUSÃO A produção científica académica nessa área tem vindo a crescer. Embora exista necessidade de investimento contínuo de forma a colmatar as lacunas identificadas. |
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Palliative care and nursing in dissertations and theses in Portugal: a bibliometric study Cuidados paliativos y enfermería en las tesis de maestría y doctorado en portugal: un estudio bibliométrico Cuidados paliativos e enfermagem nas dissertações e teses em Portugal: um estudo bibliométrico OBJETIVO Identificar a produção científica académica sobre cuidados paliativos nos estudos de mestrados e doutoramentos efetuados por enfermeiros em Portugal. MÉTODO Estudo descritivo e retrospetivo, do tipo bibliométrico, recorrendo aos resumos disponíveis nos repositórios das instituições de ensino superior no período 2000-2014. RESULTADOS Dos 1814 trabalhos identificados, 249 corresponderam aos critérios de inclusão (10 teses de doutoramento e 239 dissertações de mestrado). A abordagem metodológica mais representativa é a quantitativa (31,35%), a área mais estudada foi a família/cuidador informal (20,69%) e a população-alvo mais estudada foram os estudantes/profissionais de saúde (38,51%). CONCLUSÃO A produção científica académica nessa área tem vindo a crescer. Embora exista necessidade de investimento contínuo de forma a colmatar as lacunas identificadas. Objective To identify the academic scientific production on palliative care in master dissertations and PhD theses carried out by nurses in Portugal. Method A descriptive retrospective study of bibliometric type with search for the abstracts available in repositories of higher education institutions in the period 2000-2014. Results Of the 1814 papers identified, 249 met the inclusion criteria (ten doctoral theses and 239 master dissertations). The most representative methodological approach was quantitative (31.35%) and the most studied area was family/informal caregiver (20.69%). The most studied target population were the students/health professionals (38.51%). Conclusion The academic scientific production in this area has been growing in spite of the need for continued investment in order to fill the identified gaps. Objetivo Identificar la producción científica académica acerca de los cuidados paliativos en los estudios de maestrías y doctorados llevados a cabo por enfermeros en Portugal. Método Estudio descriptivo y retrospectivo, del tipo bibliométrico, recurriendo a los resúmenes disponibles en los repositorios de las instituciones de enseñanza superior en el período 2000-2014. Resultados De los 1814 trabajos identificados, 249 correspondieron a los criterios de inclusión (10 tesis de doctorado y 239 tesis de maestría). El abordaje metodológico más representativo es el cuantitativo (31,35%), el área más estudiada fue la familia/cuidador informal (20,69%) y la población meta más estudiada fueron los estudiantes/profesionales sanitarios (38,51%). Conclusión La producción científica académica en esa área está creciendo. Aunque exista necesidad de inversión continua de modo a rellenar los espacios identificados. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/11738610.1590/S0080-623420160000200019Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 50 n. 2 (2016); 317-323Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 No. 2 (2016); 317-323Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 Núm. 2 (2016); 317-3231980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/117386/115100https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/117386/115101http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maria Amélia LeitePereira, Alexandra Manuela Nogueira de AndradeMartins, José Carlos AmadoBarbieri-Figueiredo, Maria do Céu2016-07-06T10:51:05Zoai:revistas.usp.br:article/117386Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-07-06T10:51:05Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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