Systematization of nursing care: viewing care as interactive, complementary and multi-professional
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41783 |
Resumo: | O presente estudo é fruto de um projeto ampliado, intitulado A sistematização da assistência de enfermagem à luz do pensamento complexo. Trata-se de um estudo qualitativo, que objetivou compreender o significado da sistematização da assistência de enfermagem para os profissionais de saúde. Utilizou-se como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três grupos amostrais, totalizando quinze profissionais de saúde. A codificação e análise dos dados conduziram ao tema central: Vislumbrando a Sistematização da Assistência de Enfermagem como Fenômeno Interativo e Complexo. Esse tema é complementado por dois fenômenos. Nesse artigo discutiremos o fenômeno Verificando a necessidade de um processo interativo, complementar e multiprofissional. A SAE é parte de um processo que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo por enfermeiros comprometidos em melhorar cada vez mais o cuidado prestado ao paciente, pois vislumbram a necessidade do cuidar interativo, complementar e multiprofissional. |
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Systematization of nursing care: viewing care as interactive, complementary and multi-professionalSistematización de la asistencia en enfermería: vislumbrando un cuidado interactivo, complementario y multiprofesionalSistematização da assistência de enfermagem: vislumbrando um cuidado interativo, complementar e multiprofissionalNursing careNursing processPatient care teamPatient-centered careCuidados de enfermagemProcessos de enfermagemEquipe de assistência ao pacienteAssistência centrada no pacienteAtención de enfermeríaProcesos de enfermeríaGrupo de atención ao pacienteAtención dirigida al pacienteO presente estudo é fruto de um projeto ampliado, intitulado A sistematização da assistência de enfermagem à luz do pensamento complexo. Trata-se de um estudo qualitativo, que objetivou compreender o significado da sistematização da assistência de enfermagem para os profissionais de saúde. Utilizou-se como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três grupos amostrais, totalizando quinze profissionais de saúde. A codificação e análise dos dados conduziram ao tema central: Vislumbrando a Sistematização da Assistência de Enfermagem como Fenômeno Interativo e Complexo. Esse tema é complementado por dois fenômenos. Nesse artigo discutiremos o fenômeno Verificando a necessidade de um processo interativo, complementar e multiprofissional. A SAE é parte de um processo que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo por enfermeiros comprometidos em melhorar cada vez mais o cuidado prestado ao paciente, pois vislumbram a necessidade do cuidar interativo, complementar e multiprofissional.This study is the result of an extended project, named: The systematization of nursing care in the perspective of complex thinking. The objective of this qualitative study is to better comprehend the meaning of the systematization of nursing care among healthcare professionals. The Data-Based Theory was used as a methodological reference. Data were collected by interviewing three sample groups, in a total of fifteen healthcare professionals. Data codification and analysis led us to the central theme: Viewing the Systematization of Nursing Care (SNC) as an Interactive and Complex Phenomenon. This theme is complemented by two phenomena. In this article, we discuss the phenomenon: Verifying the necessity of an interactive, complementary, and multi-professional process. The Systematization of Nursing Care is part of a process that has been developing over time by nurses committed to improve the care given to the patient, since they view the necessity for interactive, complementary, and multi-professional care.Este estudio es fruto de un proyecto amplio intitulado La sistematización de la asistencia en enfermería según el pensamiento complejo. Se trata de un estudio cualitativo con el objetivo de comprender el significado de la sistematización de la asistencia en enfermería con profesionales de salud. Se utilizó como metodología a la Teoría Fundamentada en Datos, recolectados a través de entrevistas con tres grupos de muestras, totalizando quince profesionales. La codificación y el análisis dirigieron el tema central: Vislumbrando la Sistematización de la Asistencia de Enfermería como Fenómeno Interactivo y Complejo. Este tema, complementado por dos fenómenos, discutiremos en este artículo el fenómeno Verificando la necesidad de un proceso interactivo, complementario y multiprofesional. La SAE es parte de un proceso que ya viene siendo realizado por enfermeros comprometidos en mejorar a cada día el cuidado ofrecido al paciente, pues vislumbra la necesidad de un proceso de cuidar interactivo, complementario y multiprofesional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4178310.1590/S0080-62342008000400005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 4 (2008); 643-648Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 4 (2008); 643-648Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 4 (2008); 643-6481980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41783/45430https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41783/45431http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Keyla Cristiane doBackes, Dirce SteinKoerich, Magda SantosErdmann, Alacoque Lorenzini2012-09-03T17:53:14Zoai:revistas.usp.br:article/41783Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:53:14Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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