ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124 |
Resumo: | Considerando o desconhecimento do efetivo significado da vivência de estudantes de medicina ao serem inserido Estratégia Saúde da Família (ESF) em séries iniciais do curso por meio de estratégias de ensino baseadas na problematizaçao da realidade, propôs-se a compreender tal inserção na ótica dos egressos. Estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas com egressos formados nos anos de 2009, 2010 e 2011. A análise dos dados teve como referência a técnica da hermenêutica-dialética. Os egressos consideram que essa inserção possibilitou o conhecimento da organização e funcionamento do serviço de saúde e do contexto de vida dos usuários, facilitou a relação médico paciente, o desenvolvimento do raciocínio clínico e o vínculo. Destacam, no entanto, que a imaturidade do estudante impede maior aproveitamento da vivência. Embora essa trajetória esteja permeada por avanços e desafios, conclui-se que ela se mostra capaz de sedimentar elementos imprescindíveis à formação médica. |
id |
USP-24_ff7320cd4e35390ea5891959554a5f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/103124 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS ESTUDIANTE DE MEDICINA EN LA ESTRATEGIA SALUD DE LA FAMILIA EN SERIES INICIALES: PERCEPCIÓN DE LOS EGRESOS MEDICAL STUDENT IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY ON THE FIRST YEARS OF COLLEGE: PERCEPTION OF GRADUATES Considerando o desconhecimento do efetivo significado da vivência de estudantes de medicina ao serem inserido Estratégia Saúde da Família (ESF) em séries iniciais do curso por meio de estratégias de ensino baseadas na problematizaçao da realidade, propôs-se a compreender tal inserção na ótica dos egressos. Estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas com egressos formados nos anos de 2009, 2010 e 2011. A análise dos dados teve como referência a técnica da hermenêutica-dialética. Os egressos consideram que essa inserção possibilitou o conhecimento da organização e funcionamento do serviço de saúde e do contexto de vida dos usuários, facilitou a relação médico paciente, o desenvolvimento do raciocínio clínico e o vínculo. Destacam, no entanto, que a imaturidade do estudante impede maior aproveitamento da vivência. Embora essa trajetória esteja permeada por avanços e desafios, conclui-se que ela se mostra capaz de sedimentar elementos imprescindíveis à formação médica. Considerando el desconocimiento del efectivo significado de la vivencia de estudiantes de medicina al ser inserido Estrategia Salud de la Familia (ESF) en series iniciales del curso por medio de estrategias de enseñanza basadas en la problematización de la realidad, se propuso a comprender tal inserción en la óptica de los egresos. Estudio cualitativo realizado por medio de entrevistas con egresos formados en los años de 2009, 2010 y 2011. El análisis de los datos tuvo como referencia la técnica de la hermenéutica-dialéctica. Los egresos consideran que esa inserción posibilitó el conocimiento de la organización y funcionamiento del servicio de salud y del contexto de vida de los usuarios, facilitó la relación médico paciente, el desarrollo del raciocinio clínico y el vínculo. Destacan, aunque, que la inmadurez del estudiante impide mayor aprovechamiento de la vivencia. Sin embargo esa trayectoria esté permeada por avances y desafíos, se concluye que ella se muestra capaz de sedimentar elementos imprescindibles a la formación médica. There is a lack of knowledge about the effective value of the experience gained by medical students who participate in the Family Health Strategy (Estratégia Saúde da Família (ESF)) during the early stages of their medical training. This teaching strategy is based on learning by experiencing the problems that exist in real life. This study proposed to understand the value of this teaching strategy from the viewpoint of the students who had participated, after their graduation. The method adopted was a qualitative study conducted through interviews with students who graduated in the years 2009, 2010 and 2011. The data analysis used the hermeneutic dialectic technique as its model. The graduates considered that this experience enabled them to understand the organization and functioning of the health service and the context of the daily life of the users. This experience facilitated the doctor patient relationship, the development of clinical reasoning and the bond with the user. However the students emphasized that a lack of maturity prevented them gaining a higher level of benefit from the experience. Therefore, although the structure of the course is permeated by advances and challenges, it was concluded that this experience contributed to the student's learning of certain essential elements of medical training. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10312410.1590/S0080-623420140000800026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 178-183Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 178-183Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 178-1831980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124/101469https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124/101470http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRicardo, Maria Paula Ferreira Marin, Maria José Sanches Otani, Marcia Aparecida Padovan Marin, Marina Sanches 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103124Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS ESTUDIANTE DE MEDICINA EN LA ESTRATEGIA SALUD DE LA FAMILIA EN SERIES INICIALES: PERCEPCIÓN DE LOS EGRESOS MEDICAL STUDENT IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY ON THE FIRST YEARS OF COLLEGE: PERCEPTION OF GRADUATES |
title |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS |
spellingShingle |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS Ricardo, Maria Paula Ferreira |
title_short |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS |
title_full |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS |
title_fullStr |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS |
title_full_unstemmed |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS |
title_sort |
ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS |
author |
Ricardo, Maria Paula Ferreira |
author_facet |
Ricardo, Maria Paula Ferreira Marin, Maria José Sanches Otani, Marcia Aparecida Padovan Marin, Marina Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Marin, Maria José Sanches Otani, Marcia Aparecida Padovan Marin, Marina Sanches |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Maria Paula Ferreira Marin, Maria José Sanches Otani, Marcia Aparecida Padovan Marin, Marina Sanches |
description |
Considerando o desconhecimento do efetivo significado da vivência de estudantes de medicina ao serem inserido Estratégia Saúde da Família (ESF) em séries iniciais do curso por meio de estratégias de ensino baseadas na problematizaçao da realidade, propôs-se a compreender tal inserção na ótica dos egressos. Estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas com egressos formados nos anos de 2009, 2010 e 2011. A análise dos dados teve como referência a técnica da hermenêutica-dialética. Os egressos consideram que essa inserção possibilitou o conhecimento da organização e funcionamento do serviço de saúde e do contexto de vida dos usuários, facilitou a relação médico paciente, o desenvolvimento do raciocínio clínico e o vínculo. Destacam, no entanto, que a imaturidade do estudante impede maior aproveitamento da vivência. Embora essa trajetória esteja permeada por avanços e desafios, conclui-se que ela se mostra capaz de sedimentar elementos imprescindíveis à formação médica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124 10.1590/S0080-623420140000800026 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-623420140000800026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124/101469 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124/101470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 178-183 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 178-183 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 178-183 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221737893232640 |