ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Maria Paula Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marin, Maria José Sanches, Otani, Marcia Aparecida Padovan, Marin, Marina Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124
Resumo: Considerando o desconhecimento do efetivo significado da vivência de estudantes de medicina ao serem inserido Estratégia Saúde da Família (ESF) em séries iniciais do curso por meio de estratégias de ensino baseadas na problematizaçao da realidade, propôs-se a compreender tal inserção na ótica dos egressos. Estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas com egressos formados nos anos de 2009, 2010 e 2011. A análise dos dados teve como referência a técnica da hermenêutica-dialética. Os egressos consideram que essa inserção possibilitou o conhecimento da organização e funcionamento do serviço de saúde e do contexto de vida dos usuários, facilitou a relação médico paciente, o desenvolvimento do raciocínio clínico e o vínculo. Destacam, no entanto, que a imaturidade do estudante impede maior aproveitamento da vivência. Embora essa trajetória esteja permeada por avanços e desafios, conclui-se que ela se mostra capaz de sedimentar elementos imprescindíveis à formação médica.
id USP-24_ff7320cd4e35390ea5891959554a5f9e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103124
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS ESTUDIANTE DE MEDICINA EN LA ESTRATEGIA SALUD DE LA FAMILIA EN SERIES INICIALES: PERCEPCIÓN DE LOS EGRESOS MEDICAL STUDENT IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY ON THE FIRST YEARS OF COLLEGE: PERCEPTION OF GRADUATES Considerando o desconhecimento do efetivo significado da vivência de estudantes de medicina ao serem inserido Estratégia Saúde da Família (ESF) em séries iniciais do curso por meio de estratégias de ensino baseadas na problematizaçao da realidade, propôs-se a compreender tal inserção na ótica dos egressos. Estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas com egressos formados nos anos de 2009, 2010 e 2011. A análise dos dados teve como referência a técnica da hermenêutica-dialética. Os egressos consideram que essa inserção possibilitou o conhecimento da organização e funcionamento do serviço de saúde e do contexto de vida dos usuários, facilitou a relação médico paciente, o desenvolvimento do raciocínio clínico e o vínculo. Destacam, no entanto, que a imaturidade do estudante impede maior aproveitamento da vivência. Embora essa trajetória esteja permeada por avanços e desafios, conclui-se que ela se mostra capaz de sedimentar elementos imprescindíveis à formação médica. Considerando el desconocimiento del efectivo significado de la vivencia de estudiantes de medicina al ser inserido Estrategia Salud de la Familia (ESF) en series iniciales del curso por medio de estrategias de enseñanza basadas en la problematización de la realidad, se propuso a comprender tal inserción en la óptica de los egresos. Estudio cualitativo realizado por medio de entrevistas con egresos formados en los años de 2009, 2010 y 2011. El análisis de los datos tuvo como referencia la técnica de la hermenéutica-dialéctica. Los egresos consideran que esa inserción posibilitó el conocimiento de la organización y funcionamiento del servicio de salud y del contexto de vida de los usuarios, facilitó la relación médico paciente, el desarrollo del raciocinio clínico y el vínculo. Destacan, aunque, que la inmadurez del estudiante impide mayor aprovechamiento de la vivencia. Sin embargo esa trayectoria esté permeada por avances y desafíos, se concluye que ella se muestra capaz de sedimentar elementos imprescindibles a la formación médica. There is a lack of knowledge about the effective value of the experience gained by medical students who participate in the Family Health Strategy (Estratégia Saúde da Família (ESF)) during the early stages of their medical training. This teaching strategy is based on learning by experiencing the problems that exist in real life. This study proposed to understand the value of this teaching strategy from the viewpoint of the students who had participated, after their graduation. The method adopted was a qualitative study conducted through interviews with students who graduated in the years 2009, 2010 and 2011. The data analysis used the hermeneutic dialectic technique as its model. The graduates considered that this experience enabled them to understand the organization and functioning of the health service and the context of the daily life of the users. This experience facilitated the doctor patient relationship, the development of clinical reasoning and the bond with the user. However the students emphasized that a lack of maturity prevented them gaining a higher level of benefit from the experience. Therefore, although the structure of the course is permeated by advances and challenges, it was concluded that this experience contributed to the student's learning of certain essential elements of medical training. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10312410.1590/S0080-623420140000800026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 178-183Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 178-183Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 178-1831980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124/101469https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124/101470http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRicardo, Maria Paula Ferreira Marin, Maria José Sanches Otani, Marcia Aparecida Padovan Marin, Marina Sanches 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103124Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
ESTUDIANTE DE MEDICINA EN LA ESTRATEGIA SALUD DE LA FAMILIA EN SERIES INICIALES: PERCEPCIÓN DE LOS EGRESOS
MEDICAL STUDENT IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY ON THE FIRST YEARS OF COLLEGE: PERCEPTION OF GRADUATES
title ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
spellingShingle ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
Ricardo, Maria Paula Ferreira
title_short ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
title_full ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
title_fullStr ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
title_full_unstemmed ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
title_sort ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS
author Ricardo, Maria Paula Ferreira
author_facet Ricardo, Maria Paula Ferreira
Marin, Maria José Sanches
Otani, Marcia Aparecida Padovan
Marin, Marina Sanches
author_role author
author2 Marin, Maria José Sanches
Otani, Marcia Aparecida Padovan
Marin, Marina Sanches
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Maria Paula Ferreira
Marin, Maria José Sanches
Otani, Marcia Aparecida Padovan
Marin, Marina Sanches
description Considerando o desconhecimento do efetivo significado da vivência de estudantes de medicina ao serem inserido Estratégia Saúde da Família (ESF) em séries iniciais do curso por meio de estratégias de ensino baseadas na problematizaçao da realidade, propôs-se a compreender tal inserção na ótica dos egressos. Estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas com egressos formados nos anos de 2009, 2010 e 2011. A análise dos dados teve como referência a técnica da hermenêutica-dialética. Os egressos consideram que essa inserção possibilitou o conhecimento da organização e funcionamento do serviço de saúde e do contexto de vida dos usuários, facilitou a relação médico paciente, o desenvolvimento do raciocínio clínico e o vínculo. Destacam, no entanto, que a imaturidade do estudante impede maior aproveitamento da vivência. Embora essa trajetória esteja permeada por avanços e desafios, conclui-se que ela se mostra capaz de sedimentar elementos imprescindíveis à formação médica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124
10.1590/S0080-623420140000800026
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000800026
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124/101469
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103124/101470
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 178-183
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 178-183
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 178-183
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221737893232640