Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jonathas Magalhães Pereira da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paisagem e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196
Resumo: Estamos em uma época em que a velocidade do desenvolvimento tecnológico impõe e gera novos modos de comunicação e de trabalho. A incorporação dessas novas tecnologias no ensino poderá não apenas facilitar e agilizar o ato de aprender como também discutir novos programas e conteúdos. O papel das novas tecnologias na educação deve estar delimitado e com objetivos definidos antes do início do desenvolvimento dos novos instrumentos de ensino. É necessária a adoção de uma estratégia em que esses pressupostos sejam definidos pelos educadores, que não necessitam de um conhecimento técnico, mas devem enxergar onde e como podemos usar os avanços tecnológicos. No ensino do paisagismo temos constantes desafios em sala de aula, como por exemplo: a dificuldade no domínio das várias escalas de projeto, a falta de repertório de espaços livres, o desenvolvimento de uma visão tridimensional, a estruturação e articulação entre os espaços de um projeto. O objetivo deste trabalho é discutir os métodos utilizados para desenvolver os instrumentos acima descritos, assim como apresentar os usos e as novas metas de desenvolvimento.
id USP-25_683df9f12cca948247fb1e874d37149a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40196
network_acronym_str USP-25
network_name_str Paisagem e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo Estamos em uma época em que a velocidade do desenvolvimento tecnológico impõe e gera novos modos de comunicação e de trabalho. A incorporação dessas novas tecnologias no ensino poderá não apenas facilitar e agilizar o ato de aprender como também discutir novos programas e conteúdos. O papel das novas tecnologias na educação deve estar delimitado e com objetivos definidos antes do início do desenvolvimento dos novos instrumentos de ensino. É necessária a adoção de uma estratégia em que esses pressupostos sejam definidos pelos educadores, que não necessitam de um conhecimento técnico, mas devem enxergar onde e como podemos usar os avanços tecnológicos. No ensino do paisagismo temos constantes desafios em sala de aula, como por exemplo: a dificuldade no domínio das várias escalas de projeto, a falta de repertório de espaços livres, o desenvolvimento de uma visão tridimensional, a estruturação e articulação entre os espaços de um projeto. O objetivo deste trabalho é discutir os métodos utilizados para desenvolver os instrumentos acima descritos, assim como apresentar os usos e as novas metas de desenvolvimento. The speed of present day technological development demands and inspires new ways of communication and work. The incorporation of these new technologies in the educational agenda may not only ease and speed up learning but also contribute to the discussion of new academic programs and contents. The role of new technologies in education should be clearly established and their goals well defined before the development of new teaching tools begins. It is necessary to adopt strategies that allow educators to establish these preconditions; they do not need any technical knowledge, but must see where and how we can use these technological improvements. In landscape teaching there are permanent challenges inside the classroom, as for instance: the dealing with many project scales, a lack of open-space repertoire and three-dimensional vision, the structuring and articulation of the different spaces of a project. The objective of this paper is to discuss the methods used to develop the tools described above, as well as to present its actual uses and future development. Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/4019610.11606/issn.2359-5361.v0i15p71-79Paisagem e Ambiente; Núm. 15 (2002); 71-79Paisagem e Ambiente; n. 15 (2002); 71-79Paisagem e Ambiente; No. 15 (2002); 71-792359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196/43062Copyright (c) 2017 Jonathas Magalhães Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jonathas Magalhães Pereira da2019-06-03T15:56:03Zoai:revistas.usp.br:article/40196Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:16:47.740146Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
title Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
spellingShingle Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
Silva, Jonathas Magalhães Pereira da
title_short Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
title_full Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
title_fullStr Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
title_full_unstemmed Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
title_sort Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
author Silva, Jonathas Magalhães Pereira da
author_facet Silva, Jonathas Magalhães Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jonathas Magalhães Pereira da
description Estamos em uma época em que a velocidade do desenvolvimento tecnológico impõe e gera novos modos de comunicação e de trabalho. A incorporação dessas novas tecnologias no ensino poderá não apenas facilitar e agilizar o ato de aprender como também discutir novos programas e conteúdos. O papel das novas tecnologias na educação deve estar delimitado e com objetivos definidos antes do início do desenvolvimento dos novos instrumentos de ensino. É necessária a adoção de uma estratégia em que esses pressupostos sejam definidos pelos educadores, que não necessitam de um conhecimento técnico, mas devem enxergar onde e como podemos usar os avanços tecnológicos. No ensino do paisagismo temos constantes desafios em sala de aula, como por exemplo: a dificuldade no domínio das várias escalas de projeto, a falta de repertório de espaços livres, o desenvolvimento de uma visão tridimensional, a estruturação e articulação entre os espaços de um projeto. O objetivo deste trabalho é discutir os métodos utilizados para desenvolver os instrumentos acima descritos, assim como apresentar os usos e as novas metas de desenvolvimento.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196
10.11606/issn.2359-5361.v0i15p71-79
url https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196
identifier_str_mv 10.11606/issn.2359-5361.v0i15p71-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196/43062
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Jonathas Magalhães Pereira da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Jonathas Magalhães Pereira da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv Paisagem e Ambiente; Núm. 15 (2002); 71-79
Paisagem e Ambiente; n. 15 (2002); 71-79
Paisagem e Ambiente; No. 15 (2002); 71-79
2359-5361
0104-6098
reponame:Paisagem e Ambiente (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paisagem e Ambiente (Online)
collection Paisagem e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br
_version_ 1800221850109739008