Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paisagem e Ambiente (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196 |
Resumo: | Estamos em uma época em que a velocidade do desenvolvimento tecnológico impõe e gera novos modos de comunicação e de trabalho. A incorporação dessas novas tecnologias no ensino poderá não apenas facilitar e agilizar o ato de aprender como também discutir novos programas e conteúdos. O papel das novas tecnologias na educação deve estar delimitado e com objetivos definidos antes do início do desenvolvimento dos novos instrumentos de ensino. É necessária a adoção de uma estratégia em que esses pressupostos sejam definidos pelos educadores, que não necessitam de um conhecimento técnico, mas devem enxergar onde e como podemos usar os avanços tecnológicos. No ensino do paisagismo temos constantes desafios em sala de aula, como por exemplo: a dificuldade no domínio das várias escalas de projeto, a falta de repertório de espaços livres, o desenvolvimento de uma visão tridimensional, a estruturação e articulação entre os espaços de um projeto. O objetivo deste trabalho é discutir os métodos utilizados para desenvolver os instrumentos acima descritos, assim como apresentar os usos e as novas metas de desenvolvimento. |
id |
USP-25_683df9f12cca948247fb1e874d37149a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40196 |
network_acronym_str |
USP-25 |
network_name_str |
Paisagem e Ambiente (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo Estamos em uma época em que a velocidade do desenvolvimento tecnológico impõe e gera novos modos de comunicação e de trabalho. A incorporação dessas novas tecnologias no ensino poderá não apenas facilitar e agilizar o ato de aprender como também discutir novos programas e conteúdos. O papel das novas tecnologias na educação deve estar delimitado e com objetivos definidos antes do início do desenvolvimento dos novos instrumentos de ensino. É necessária a adoção de uma estratégia em que esses pressupostos sejam definidos pelos educadores, que não necessitam de um conhecimento técnico, mas devem enxergar onde e como podemos usar os avanços tecnológicos. No ensino do paisagismo temos constantes desafios em sala de aula, como por exemplo: a dificuldade no domínio das várias escalas de projeto, a falta de repertório de espaços livres, o desenvolvimento de uma visão tridimensional, a estruturação e articulação entre os espaços de um projeto. O objetivo deste trabalho é discutir os métodos utilizados para desenvolver os instrumentos acima descritos, assim como apresentar os usos e as novas metas de desenvolvimento. The speed of present day technological development demands and inspires new ways of communication and work. The incorporation of these new technologies in the educational agenda may not only ease and speed up learning but also contribute to the discussion of new academic programs and contents. The role of new technologies in education should be clearly established and their goals well defined before the development of new teaching tools begins. It is necessary to adopt strategies that allow educators to establish these preconditions; they do not need any technical knowledge, but must see where and how we can use these technological improvements. In landscape teaching there are permanent challenges inside the classroom, as for instance: the dealing with many project scales, a lack of open-space repertoire and three-dimensional vision, the structuring and articulation of the different spaces of a project. The objective of this paper is to discuss the methods used to develop the tools described above, as well as to present its actual uses and future development. Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/4019610.11606/issn.2359-5361.v0i15p71-79Paisagem e Ambiente; Núm. 15 (2002); 71-79Paisagem e Ambiente; n. 15 (2002); 71-79Paisagem e Ambiente; No. 15 (2002); 71-792359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196/43062Copyright (c) 2017 Jonathas Magalhães Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jonathas Magalhães Pereira da2019-06-03T15:56:03Zoai:revistas.usp.br:article/40196Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:16:47.740146Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo |
title |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo |
spellingShingle |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo Silva, Jonathas Magalhães Pereira da |
title_short |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo |
title_full |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo |
title_fullStr |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo |
title_full_unstemmed |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo |
title_sort |
Retrospectiva e método de criação de instrumentos para o ensino de paisagismo |
author |
Silva, Jonathas Magalhães Pereira da |
author_facet |
Silva, Jonathas Magalhães Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jonathas Magalhães Pereira da |
description |
Estamos em uma época em que a velocidade do desenvolvimento tecnológico impõe e gera novos modos de comunicação e de trabalho. A incorporação dessas novas tecnologias no ensino poderá não apenas facilitar e agilizar o ato de aprender como também discutir novos programas e conteúdos. O papel das novas tecnologias na educação deve estar delimitado e com objetivos definidos antes do início do desenvolvimento dos novos instrumentos de ensino. É necessária a adoção de uma estratégia em que esses pressupostos sejam definidos pelos educadores, que não necessitam de um conhecimento técnico, mas devem enxergar onde e como podemos usar os avanços tecnológicos. No ensino do paisagismo temos constantes desafios em sala de aula, como por exemplo: a dificuldade no domínio das várias escalas de projeto, a falta de repertório de espaços livres, o desenvolvimento de uma visão tridimensional, a estruturação e articulação entre os espaços de um projeto. O objetivo deste trabalho é discutir os métodos utilizados para desenvolver os instrumentos acima descritos, assim como apresentar os usos e as novas metas de desenvolvimento. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196 10.11606/issn.2359-5361.v0i15p71-79 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2359-5361.v0i15p71-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40196/43062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jonathas Magalhães Pereira da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jonathas Magalhães Pereira da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paisagem e Ambiente; Núm. 15 (2002); 71-79 Paisagem e Ambiente; n. 15 (2002); 71-79 Paisagem e Ambiente; No. 15 (2002); 71-79 2359-5361 0104-6098 reponame:Paisagem e Ambiente (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paisagem e Ambiente (Online) |
collection |
Paisagem e Ambiente (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br |
_version_ |
1800221850109739008 |