Compartilhamentos e Unidades de Paisagem: Método de Leitura da Paisagem Aplicado à Linha Férrea
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Paisagem e Ambiente (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/78132 |
Resumo: | O presente artigo é fruto da prática profissional, da pesquisa e reflexão acadêmica. Por meio de um trabalho desenvolvido junto à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no primeiro semestre de 2011, foi possível aplicar, rever e reafirmar conceitos discutidos na rede de pesquisa Quadro do Paisagismo – Sistema de Espaços Livres (Quapá-SEL), com a qual os autores contribuem. O método aplicado resultou na compreensão das contradições, potencialidades e entraves existentes nos Compartimentos e Unidades de Paisagem existentes ao longo da linha férrea, linha 7 da CPTM – que se estende ao longo de 60 quilômetros e possibilita o acesso desde a estação Luz, localizada na região central do município de São Paulo, ao município de Jundiaí. A aplicação do método induziu sucessivas análises e sínteses, possibilitando os resultados aqui apresentados. A partir da leitura da paisagem identificaram-se os diferentes Tipos de Unidade de Paisagem. Os Tipos foram definidos em função das relações estabelecidas entre as formas de uso e ocupação do solo, as centralidades urbanas, o relevo e o sistema hídrico e a relação sócioespacial e econômica com a ferrovia. |
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Compartilhamentos e Unidades de Paisagem: Método de Leitura da Paisagem Aplicado à Linha FérreaLandscape Compartments and Units: Method of Reading the Landscape Applied on Railroad LineManagementLandscapUrban formOpen Space SystemsRailroadGestãoPaisagemForma urbanaSistema de Espaços LivresFerroviaO presente artigo é fruto da prática profissional, da pesquisa e reflexão acadêmica. Por meio de um trabalho desenvolvido junto à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no primeiro semestre de 2011, foi possível aplicar, rever e reafirmar conceitos discutidos na rede de pesquisa Quadro do Paisagismo – Sistema de Espaços Livres (Quapá-SEL), com a qual os autores contribuem. O método aplicado resultou na compreensão das contradições, potencialidades e entraves existentes nos Compartimentos e Unidades de Paisagem existentes ao longo da linha férrea, linha 7 da CPTM – que se estende ao longo de 60 quilômetros e possibilita o acesso desde a estação Luz, localizada na região central do município de São Paulo, ao município de Jundiaí. A aplicação do método induziu sucessivas análises e sínteses, possibilitando os resultados aqui apresentados. A partir da leitura da paisagem identificaram-se os diferentes Tipos de Unidade de Paisagem. Os Tipos foram definidos em função das relações estabelecidas entre as formas de uso e ocupação do solo, as centralidades urbanas, o relevo e o sistema hídrico e a relação sócioespacial e econômica com a ferrovia.This article derives from professional practice and academic research. Through a project developed with the Paulista Metropolitan Trains Company – CPTM, in the first half of 2011, it was possible to implement, revise and reaffirm the concepts discussed on the research network Quapá-SEL (Landscape Panel- Open Space System) which involved the authors. The methodology results in the understanding of the contradictions, possibilities and barriers in the Landscape Compartments and Units along the existing railway line - Line 7 CPTM - which covers over 60 km and provides access from the Luz Station, located in the central region of São Paulo, to the city of Jundiaí. The method led to successive analysis and synthesis allowing the results presented here. From the reading of the landscape, different types of landscape units were identified. The types were defined based on: the use and occupation forms, the urban centralities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/7813210.11606/issn.2359-5361.v0i31p61-80Paisagem e Ambiente; Núm. 31 (2013); 61-80Paisagem e Ambiente; n. 31 (2013); 61-80Paisagem e Ambiente; No. 31 (2013); 61-802359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/78132/82218Copyright (c) 2017 Jonathas Magalhães Pereira Silva, Claudio Manetti, Vera Tângariinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jonathas Magalhães PereiraManetti, ClaudioTângari, Vera2019-06-03T15:51:38Zoai:revistas.usp.br:article/78132Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:16:53.909680Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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