Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leopoldo, Kae
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Joselevitch, Christina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145549
Resumo: Nas últimas décadas o estudo de processos cognitivos vem sendo influenciado por duas tendências: a legitimação de diversas formas e níveis de estudo e a tentativa de integração multidisciplinar. A primeira teve grande importância na segunda metade do século XX, quando linhas de pesquisa na psicologia cognitiva e nas neurociências fortaleceram-se. Nesse sentido, destacam-se os três níveis de Marr (computacional, algorítmico e implementacional) como forma de estruturar o estudo dos processos cognitivos. A segunda tendência é mais recente e busca, apoiada na primeira, aprofundar o entendimento dos processos cognitivos em suas diversas escalas e integrar diversos paradigmas de estudos, buscando consiliência teórica. O intento deste artigo é apresentar a neurociência computacional e suas possíveis contribuições para a psicologia cognitiva, articulando, por meio dos três níveis de Marr, uma base teórica que explicite o papel de cada uma das disciplinas e as suas possíveis interações.
id USP-26_2b5356ec8e78870673c3633a2bb4d316
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/145549
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifsA neurociência computacional no estudo dos processos cognitivosLa neurociencia computacional en el estudio de los procesos cognitivosComputational neuroscience in the study of cognitive processescognitionneuroscience computationnellemémoireapprentissagevisioncognitioncomputational neurosciencememorylearningvisioncogniciónneurociencia computacionalmemoriaaprendizajevisióncogniçãoneurociência computacionalmemóriaaprendizadovisão Nas últimas décadas o estudo de processos cognitivos vem sendo influenciado por duas tendências: a legitimação de diversas formas e níveis de estudo e a tentativa de integração multidisciplinar. A primeira teve grande importância na segunda metade do século XX, quando linhas de pesquisa na psicologia cognitiva e nas neurociências fortaleceram-se. Nesse sentido, destacam-se os três níveis de Marr (computacional, algorítmico e implementacional) como forma de estruturar o estudo dos processos cognitivos. A segunda tendência é mais recente e busca, apoiada na primeira, aprofundar o entendimento dos processos cognitivos em suas diversas escalas e integrar diversos paradigmas de estudos, buscando consiliência teórica. O intento deste artigo é apresentar a neurociência computacional e suas possíveis contribuições para a psicologia cognitiva, articulando, por meio dos três níveis de Marr, uma base teórica que explicite o papel de cada uma das disciplinas e as suas possíveis interações. En las últimas décadas, el estudio de procesos cognitivos se ha visto influenciado por dos tendencias: la legitimación de diversas formas y niveles de estudio, y el intento de integración multidisciplinar. La primera tuvo gran importancia en la segunda mitad del siglo XX, cuando varias líneas de investigación en la psicología cognitiva y en las neurociencias se fortalecieron. En ese sentido, destacan los tres niveles de Marr (computacional, algorítmico e implementacional) como una manera de estructurar el estudio de los procesos cognitivos. La segunda tendencia es más reciente y busca, apoyada en la primera, profundizar la comprensión de los procesos cognitivos en sus diversas escalas e integrar diversos paradigmas de estudios, buscando consiliencia teórica. En este artículo, se intenta presentar la neurociencia computacional y sus posibles contribuciones para la psicología cognitiva, articulando, a través de los tres niveles de Marr, una base teórica que ponga de manifiesto el papel de cada una de las disciplinas y sus posibles interacciones. In recent decades the study of cognitive processes has been influenced by two tendencies: legitimation of several forms and levels of study and the attempt of multidisciplinary integration. The first had great importance in the second half of the 20th century, when research lines in cognitive psychology and neuroscience were strengthened. In this sense, Marr’s three levels of analysis (computational, algorithmic, and implementation) are one way to structure the study of cognitive processes. The second tendency is more recent and, supported by the first one, seeks to deepen the understanding of cognitive processes in their different scales and to integrate several paradigms of studies in order to reach theoretical consilience. This article aims to introduce computational neuroscience and its possible contributions to cognitive psychology, articulating, through Marr’s three levels, a theoretical basis that explains the role of each of the disciplines and their possible interactions. Au long des dernières décennies, l’étude des processus cognitifs se voit influencé par deux tendances : la légitimation de plusieurs formes et niveaux d’études et l’essai d’intégration multidisciplinaire. La première a eu une grande importance pendant la deuxième moitié du XXe siècle, quand des lignes de recherche en psychologie cognitive et en neurosciences ont gagné force. Dans ce sens, on peut souligner les trois niveaux de Marr (computationnel, algorithmique et implémentationnel) comme moyens de structurer l’étude des procédés cognitifs. La deuxième tendance est plus récente et cherche, avec l’aide de la première, à approfondir la connaissance des procédés cognitifs et ses différentes échelles et à intégrer plusieurs modèles d’études, en cherchant des convergences théoriques. Le but de cet article est donc de présenter la neuroscience computationnelle et ses possibles contributions pour la psychologie cognitive en articulant, par les trois niveaux de Marr, une base théorique qui puisse expliciter le rôle de chacune des disciplines et de ses possibles interactions.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/14554910.1590/0103-656420160172Psicologia USP; v. 29 n. 1 (2018); 40-49Psicologia USP; Vol. 29 No. 1 (2018); 40-49Psicologia USP; Vol. 29 Núm. 1 (2018); 40-491678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145549/139522https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145549/139523Copyright (c) 2018 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeopoldo, KaeJoselevitch, Christina2018-04-24T12:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/145549Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2018-04-24T12:26:39Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs
A neurociência computacional no estudo dos processos cognitivos
La neurociencia computacional en el estudio de los procesos cognitivos
Computational neuroscience in the study of cognitive processes
title Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs
spellingShingle Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs
Leopoldo, Kae
cognition
neuroscience computationnelle
mémoire
apprentissage
vision
cognition
computational neuroscience
memory
learning
vision
cognición
neurociencia computacional
memoria
aprendizaje
visión
cognição
neurociência computacional
memória
aprendizado
visão
title_short Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs
title_full Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs
title_fullStr Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs
title_full_unstemmed Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs
title_sort Neuroscience computationnelle dans l’étude des processus cognitifs
author Leopoldo, Kae
author_facet Leopoldo, Kae
Joselevitch, Christina
author_role author
author2 Joselevitch, Christina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leopoldo, Kae
Joselevitch, Christina
dc.subject.por.fl_str_mv cognition
neuroscience computationnelle
mémoire
apprentissage
vision
cognition
computational neuroscience
memory
learning
vision
cognición
neurociencia computacional
memoria
aprendizaje
visión
cognição
neurociência computacional
memória
aprendizado
visão
topic cognition
neuroscience computationnelle
mémoire
apprentissage
vision
cognition
computational neuroscience
memory
learning
vision
cognición
neurociencia computacional
memoria
aprendizaje
visión
cognição
neurociência computacional
memória
aprendizado
visão
description Nas últimas décadas o estudo de processos cognitivos vem sendo influenciado por duas tendências: a legitimação de diversas formas e níveis de estudo e a tentativa de integração multidisciplinar. A primeira teve grande importância na segunda metade do século XX, quando linhas de pesquisa na psicologia cognitiva e nas neurociências fortaleceram-se. Nesse sentido, destacam-se os três níveis de Marr (computacional, algorítmico e implementacional) como forma de estruturar o estudo dos processos cognitivos. A segunda tendência é mais recente e busca, apoiada na primeira, aprofundar o entendimento dos processos cognitivos em suas diversas escalas e integrar diversos paradigmas de estudos, buscando consiliência teórica. O intento deste artigo é apresentar a neurociência computacional e suas possíveis contribuições para a psicologia cognitiva, articulando, por meio dos três níveis de Marr, uma base teórica que explicite o papel de cada uma das disciplinas e as suas possíveis interações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145549
10.1590/0103-656420160172
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145549
identifier_str_mv 10.1590/0103-656420160172
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145549/139522
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/145549/139523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 29 n. 1 (2018); 40-49
Psicologia USP; Vol. 29 No. 1 (2018); 40-49
Psicologia USP; Vol. 29 Núm. 1 (2018); 40-49
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221960616017920