Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viola, Daniela Teixeira Dutra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727
Resumo: Este artigo apresenta um exame da relação, apontada por Lacan, entre a maturação do objeto a na puberdade e a formação dos conceitos, com ênfase na interlocução entre esse psicanalista e Vygotsky. Na perspectiva vygotskiana, a entrada no pensamento conceitual só se efetua a partir da maturação pubertária, em virtude das novas funções psíquicas adquiridas nessa fase. Essa concepção corrobora a proposição lacaniana de que as transformações decorrentes do encontro com o objeto na puberdade - tempo lógico em que o sujeito tem que se haver com a falta de uma maneira inédita - proporcionam a assimilação dos conceitos. Considerando que se trata de um debate de fundo que não é evidente no contexto em que aparece na obra de Lacan, propõe-se investigar a finalidade dessa interlocução na elaboração lacaniana sobre a puberdade, que constitui uma importante contribuição à abordagem psicanalítica da adolescência.
id USP-26_34427a5606256f3f4002394c0ddd65aa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141727
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescênciaVygotsky con Lacan: consideraciones de la formación de conceptos en la adolescenciaVygotsky with Lacan: considerations about the concept formation in adolescenceVygotsky avec Lacan : considérations sur la formation de concepts à l‘adolescencel’adolescencela pubertéle conceptLacanVygotskyadolescencepubertyconceptLacanVygotskyadolescenciapubertadconceptoLacanVygotskyadolescênciapuberdadeconceitoLacanVygotsky Este artigo apresenta um exame da relação, apontada por Lacan, entre a maturação do objeto a na puberdade e a formação dos conceitos, com ênfase na interlocução entre esse psicanalista e Vygotsky. Na perspectiva vygotskiana, a entrada no pensamento conceitual só se efetua a partir da maturação pubertária, em virtude das novas funções psíquicas adquiridas nessa fase. Essa concepção corrobora a proposição lacaniana de que as transformações decorrentes do encontro com o objeto na puberdade - tempo lógico em que o sujeito tem que se haver com a falta de uma maneira inédita - proporcionam a assimilação dos conceitos. Considerando que se trata de um debate de fundo que não é evidente no contexto em que aparece na obra de Lacan, propõe-se investigar a finalidade dessa interlocução na elaboração lacaniana sobre a puberdade, que constitui uma importante contribuição à abordagem psicanalítica da adolescência. En este trabajo se presenta un análisis de la relación, señalada por Lacan, entre la madurez del objeto en la pubertad y la formación de conceptos, con un énfasis en el diálogo entre este analista y Vygotsky. En la perspectiva de Vygotsky, la entrada en el pensamiento conceptual sólo tiene lugar a partir de la maduración puberal, debido a las nuevas funciones psíquicas adquiridas en esa etapa. Este concepto apoya la proposición lacaniana de que los cambios resultantes del encuentro con el objeto en la pubertad -momento lógico en que el sujeto se ve obligado a encararse com la falta de una manera sin precedentes- proporciona la asimilación de los conceptos. Considerando que esse es un debate no evidente en la obra de Lacan, se propone investigar la función de este diálogo en la elaboración lacaniana sobre la pubertad, que es una contribución importante para el enfoque psicoanalítico de la adolescencia. This article contains an analysis of Lacan’s relationship between the maturation of object a at puberty and the formation of concepts, with emphasis give to the interlocution between this psychoanalyst and Vygotsky. From the Vygotskyan perspective, the entrance into the conceptual thought only takes place from the pubertal maturation by virtue of the new psychological functions acquired during that phase. This conception corroborates the Lacanian proposition that the transformations arising from the encounter with the object in puberty, the logical time in which the subject has to be with the lack in an unprecedented way, provides the assimilation of the concepts. Considering that this is a debate that is not evident in the context in which it appears in Lacan’s work, it is proposed that an investigation be conducted of the function of this dialogue in the Lacanian elaboration on puberty, which constitutes an important contribution to the psychoanalytic approach of adolescence. Cet article présente un examen de la relation, indiquée par Lacan (2005), entre la maturité de l‘objet a à la puberté et la formation de concepts, en mettant l‘accent sur le dialogue entre le psychanalyste et Vygotsky (2012). Dans la perspective de Vygotsky, l’entrée dans la pensée conceptuelle ne se déroule qu’à la maturation pubertaire en raison des nouvelles fonctions psychiques acquises à ce stade. Ce concept soutient la proposition lacanienne selon laquelle les changements résultants de la rencontre avec l‘objet à la puberté, le temps logique dans lequel le sujet doit faire face au manque d‘une manière sans précédente, fournissent l‘assimilation des concepts. En rendant compte qu’il est un débat qui ne ressort pas dans le contexte dans lequel il apparaît chez Lacan, nous proposons une enquête sur la fonction de ce dialogue dans l’élaboration de Lacan sur la puberté, ce qui est une contribution importante à l’approche psychanalytique de l’adolescence.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/14172710.1590/0103-656420160120Psicologia USP; v. 28 n. 3 (2017); 432-440Psicologia USP; Vol. 28 No. 3 (2017); 432-440Psicologia USP; Vol. 28 Núm. 3 (2017); 432-4401678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727/136764https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727/136765https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727/147707Copyright (c) 2017 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessViola, Daniela Teixeira Dutra2017-12-18T18:23:04Zoai:revistas.usp.br:article/141727Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2017-12-18T18:23:04Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
Vygotsky con Lacan: consideraciones de la formación de conceptos en la adolescencia
Vygotsky with Lacan: considerations about the concept formation in adolescence
Vygotsky avec Lacan : considérations sur la formation de concepts à l‘adolescence
title Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
spellingShingle Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
Viola, Daniela Teixeira Dutra
l’adolescence
la puberté
le concept
Lacan
Vygotsky
adolescence
puberty
concept
Lacan
Vygotsky
adolescencia
pubertad
concepto
Lacan
Vygotsky
adolescência
puberdade
conceito
Lacan
Vygotsky
title_short Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title_full Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title_fullStr Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title_full_unstemmed Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title_sort Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
author Viola, Daniela Teixeira Dutra
author_facet Viola, Daniela Teixeira Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viola, Daniela Teixeira Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv l’adolescence
la puberté
le concept
Lacan
Vygotsky
adolescence
puberty
concept
Lacan
Vygotsky
adolescencia
pubertad
concepto
Lacan
Vygotsky
adolescência
puberdade
conceito
Lacan
Vygotsky
topic l’adolescence
la puberté
le concept
Lacan
Vygotsky
adolescence
puberty
concept
Lacan
Vygotsky
adolescencia
pubertad
concepto
Lacan
Vygotsky
adolescência
puberdade
conceito
Lacan
Vygotsky
description Este artigo apresenta um exame da relação, apontada por Lacan, entre a maturação do objeto a na puberdade e a formação dos conceitos, com ênfase na interlocução entre esse psicanalista e Vygotsky. Na perspectiva vygotskiana, a entrada no pensamento conceitual só se efetua a partir da maturação pubertária, em virtude das novas funções psíquicas adquiridas nessa fase. Essa concepção corrobora a proposição lacaniana de que as transformações decorrentes do encontro com o objeto na puberdade - tempo lógico em que o sujeito tem que se haver com a falta de uma maneira inédita - proporcionam a assimilação dos conceitos. Considerando que se trata de um debate de fundo que não é evidente no contexto em que aparece na obra de Lacan, propõe-se investigar a finalidade dessa interlocução na elaboração lacaniana sobre a puberdade, que constitui uma importante contribuição à abordagem psicanalítica da adolescência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727
10.1590/0103-656420160120
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727
identifier_str_mv 10.1590/0103-656420160120
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727/136764
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727/136765
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/141727/147707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 28 n. 3 (2017); 432-440
Psicologia USP; Vol. 28 No. 3 (2017); 432-440
Psicologia USP; Vol. 28 Núm. 3 (2017); 432-440
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221960600289280