Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viola,Daniela Teixeira Dutra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000300432
Resumo: Resumo Este artigo apresenta um exame da relação, apontada por Lacan, entre a maturação do objeto a na puberdade e a formação dos conceitos, com ênfase na interlocução entre esse psicanalista e Vygotsky. Na perspectiva vygotskiana, a entrada no pensamento conceitual só se efetua a partir da maturação pubertária, em virtude das novas funções psíquicas adquiridas nessa fase. Essa concepção corrobora a proposição lacaniana de que as transformações decorrentes do encontro com o objeto na puberdade - tempo lógico em que o sujeito tem que se haver com a falta de uma maneira inédita - proporcionam a assimilação dos conceitos. Considerando que se trata de um debate de fundo que não é evidente no contexto em que aparece na obra de Lacan, propõe-se investigar a finalidade dessa interlocução na elaboração lacaniana sobre a puberdade, que constitui uma importante contribuição à abordagem psicanalítica da adolescência.
id USP-26_88d4816fabefc2f77e927664074f01ae
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642017000300432
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescênciaadolescênciapuberdadeconceitoLacanVygotskyResumo Este artigo apresenta um exame da relação, apontada por Lacan, entre a maturação do objeto a na puberdade e a formação dos conceitos, com ênfase na interlocução entre esse psicanalista e Vygotsky. Na perspectiva vygotskiana, a entrada no pensamento conceitual só se efetua a partir da maturação pubertária, em virtude das novas funções psíquicas adquiridas nessa fase. Essa concepção corrobora a proposição lacaniana de que as transformações decorrentes do encontro com o objeto na puberdade - tempo lógico em que o sujeito tem que se haver com a falta de uma maneira inédita - proporcionam a assimilação dos conceitos. Considerando que se trata de um debate de fundo que não é evidente no contexto em que aparece na obra de Lacan, propõe-se investigar a finalidade dessa interlocução na elaboração lacaniana sobre a puberdade, que constitui uma importante contribuição à abordagem psicanalítica da adolescência.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000300432Psicologia USP v.28 n.3 2017reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-656420160120info:eu-repo/semantics/openAccessViola,Daniela Teixeira Dutrapor2017-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642017000300432Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2017-12-14T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
spellingShingle Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
Viola,Daniela Teixeira Dutra
adolescência
puberdade
conceito
Lacan
Vygotsky
title_short Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title_full Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title_fullStr Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title_full_unstemmed Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
title_sort Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
author Viola,Daniela Teixeira Dutra
author_facet Viola,Daniela Teixeira Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viola,Daniela Teixeira Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
puberdade
conceito
Lacan
Vygotsky
topic adolescência
puberdade
conceito
Lacan
Vygotsky
description Resumo Este artigo apresenta um exame da relação, apontada por Lacan, entre a maturação do objeto a na puberdade e a formação dos conceitos, com ênfase na interlocução entre esse psicanalista e Vygotsky. Na perspectiva vygotskiana, a entrada no pensamento conceitual só se efetua a partir da maturação pubertária, em virtude das novas funções psíquicas adquiridas nessa fase. Essa concepção corrobora a proposição lacaniana de que as transformações decorrentes do encontro com o objeto na puberdade - tempo lógico em que o sujeito tem que se haver com a falta de uma maneira inédita - proporcionam a assimilação dos conceitos. Considerando que se trata de um debate de fundo que não é evidente no contexto em que aparece na obra de Lacan, propõe-se investigar a finalidade dessa interlocução na elaboração lacaniana sobre a puberdade, que constitui uma importante contribuição à abordagem psicanalítica da adolescência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000300432
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000300432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-656420160120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.28 n.3 2017
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936708577034240