Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brauer, Jussara Falek
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108089
Resumo: The purpose of this text is to theorise about the playing method used as manner of analysing serious kids. This playing method will be understood here, from the point of view of the acting out, a phenomenon present on the psychosis cases, from where it shall be made an enunciation. Freud’s inhibition concept is also observed in childhood psychosis cases which can hamper the analyst’s work.
id USP-26_37ce678c6a837c6c79815af8a2983acc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/108089
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com criançasBetween Inhibition and Action: borders of Analytic W ork witer ChildrenChildhood play behavior. Acting out. Psychotherapeutic processes. Childhood psychosis. Autistic children. Inhibition. Psychoanalysis.Comportamento de brincar. Atuação. Processos psicoterapêuticos. Psicose infantil. Crianças autistas. Inibição. Psicanálise.The purpose of this text is to theorise about the playing method used as manner of analysing serious kids. This playing method will be understood here, from the point of view of the acting out, a phenomenon present on the psychosis cases, from where it shall be made an enunciation. Freud’s inhibition concept is also observed in childhood psychosis cases which can hamper the analyst’s work.O propósito, no presente texto, é de teorizar sobre o brincar utilizado como meio no trabalho analítico no caso de crianças graves. O brincar será aqui enfocado na perspectiva da passagem ao ato, fenômeno presente em casos de psicose, a partir de onde se proporá uma articulação. A inibição, conceito proposto por Freud, será trazida enquanto antípoda do ato, fenômeno observado igualmente em casos de psicose, principalmente aqueles que ocorrem na infância.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10808910.1590/psicousp.v11i1.108089Psicologia USP; v. 11 n. 1 (2000); 243-252Psicologia USP; Vol. 11 No. 1 (2000); 243-252Psicologia USP; Vol. 11 Núm. 1 (2000); 243-2521678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108089/106433Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrauer, Jussara Falek2015-12-15T12:26:45Zoai:revistas.usp.br:article/108089Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:26:45Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças
Between Inhibition and Action: borders of Analytic W ork witer Children
title Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças
spellingShingle Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças
Brauer, Jussara Falek
Childhood play behavior. Acting out. Psychotherapeutic processes. Childhood psychosis. Autistic children. Inhibition. Psychoanalysis.
Comportamento de brincar. Atuação. Processos psicoterapêuticos. Psicose infantil. Crianças autistas. Inibição. Psicanálise.
title_short Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças
title_full Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças
title_fullStr Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças
title_full_unstemmed Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças
title_sort Entre a inibição e o ato: Fronteiras do trabalho analítico com crianças
author Brauer, Jussara Falek
author_facet Brauer, Jussara Falek
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brauer, Jussara Falek
dc.subject.por.fl_str_mv Childhood play behavior. Acting out. Psychotherapeutic processes. Childhood psychosis. Autistic children. Inhibition. Psychoanalysis.
Comportamento de brincar. Atuação. Processos psicoterapêuticos. Psicose infantil. Crianças autistas. Inibição. Psicanálise.
topic Childhood play behavior. Acting out. Psychotherapeutic processes. Childhood psychosis. Autistic children. Inhibition. Psychoanalysis.
Comportamento de brincar. Atuação. Processos psicoterapêuticos. Psicose infantil. Crianças autistas. Inibição. Psicanálise.
description The purpose of this text is to theorise about the playing method used as manner of analysing serious kids. This playing method will be understood here, from the point of view of the acting out, a phenomenon present on the psychosis cases, from where it shall be made an enunciation. Freud’s inhibition concept is also observed in childhood psychosis cases which can hamper the analyst’s work.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108089
10.1590/psicousp.v11i1.108089
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108089
identifier_str_mv 10.1590/psicousp.v11i1.108089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108089/106433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 11 n. 1 (2000); 243-252
Psicologia USP; Vol. 11 No. 1 (2000); 243-252
Psicologia USP; Vol. 11 Núm. 1 (2000); 243-252
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221959404912640