Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brauer,Jussara Falek
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642000000100013
Resumo: O propósito, no presente texto, é de teorizar sobre o brincar utilizado como meio no trabalho analítico no caso de crianças graves. O brincar será aqui enfocado na perspectiva da passagem ao ato, fenômeno presente em casos de psicose, a partir de onde se proporá uma articulação. A inibição, conceito proposto por Freud, será trazida enquanto antípoda do ato, fenômeno observado igualmente em casos de psicose, principalmente aqueles que ocorrem na infância.
id USP-26_5f5a1da9477b83088e3c9e00425adc43
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642000000100013
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com criançasComportamento de brincarAtuaçãoProcessos psicoterapêuticosPsicose infantilCrianças autistasInibiçãoPsicanáliseO propósito, no presente texto, é de teorizar sobre o brincar utilizado como meio no trabalho analítico no caso de crianças graves. O brincar será aqui enfocado na perspectiva da passagem ao ato, fenômeno presente em casos de psicose, a partir de onde se proporá uma articulação. A inibição, conceito proposto por Freud, será trazida enquanto antípoda do ato, fenômeno observado igualmente em casos de psicose, principalmente aqueles que ocorrem na infância.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642000000100013Psicologia USP v.11 n.1 2000reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642000000100013info:eu-repo/semantics/openAccessBrauer,Jussara Falekpor2000-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642000000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2000-09-15T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças
title Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças
spellingShingle Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças
Brauer,Jussara Falek
Comportamento de brincar
Atuação
Processos psicoterapêuticos
Psicose infantil
Crianças autistas
Inibição
Psicanálise
title_short Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças
title_full Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças
title_fullStr Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças
title_full_unstemmed Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças
title_sort Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças
author Brauer,Jussara Falek
author_facet Brauer,Jussara Falek
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brauer,Jussara Falek
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de brincar
Atuação
Processos psicoterapêuticos
Psicose infantil
Crianças autistas
Inibição
Psicanálise
topic Comportamento de brincar
Atuação
Processos psicoterapêuticos
Psicose infantil
Crianças autistas
Inibição
Psicanálise
description O propósito, no presente texto, é de teorizar sobre o brincar utilizado como meio no trabalho analítico no caso de crianças graves. O brincar será aqui enfocado na perspectiva da passagem ao ato, fenômeno presente em casos de psicose, a partir de onde se proporá uma articulação. A inibição, conceito proposto por Freud, será trazida enquanto antípoda do ato, fenômeno observado igualmente em casos de psicose, principalmente aqueles que ocorrem na infância.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642000000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642000000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642000000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.11 n.1 2000
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936706068840448