Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman,Marcelo Domingues
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641999000200011
Resumo: A educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações político-econômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transformações educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motivações, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia.
id USP-26_497da47b8c5f892d7e35af128204d55e
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65641999000200011
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnicaEducaçãoEscola públicaPolítica educacionalLiberalismoIdeologiaReforma educacionalA educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações político-econômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transformações educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motivações, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641999000200011Psicologia USP v.10 n.2 1999reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65641999000200011info:eu-repo/semantics/openAccessRoman,Marcelo Dominguespor2000-08-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65641999000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2000-08-10T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
title Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
spellingShingle Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
Roman,Marcelo Domingues
Educação
Escola pública
Política educacional
Liberalismo
Ideologia
Reforma educacional
title_short Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
title_full Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
title_fullStr Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
title_full_unstemmed Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
title_sort Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
author Roman,Marcelo Domingues
author_facet Roman,Marcelo Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roman,Marcelo Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola pública
Política educacional
Liberalismo
Ideologia
Reforma educacional
topic Educação
Escola pública
Política educacional
Liberalismo
Ideologia
Reforma educacional
description A educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações político-econômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transformações educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motivações, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641999000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641999000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65641999000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.10 n.2 1999
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936706051014656