Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641999000200011 |
Resumo: | A educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações político-econômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transformações educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motivações, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia. |
id |
USP-26_497da47b8c5f892d7e35af128204d55e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65641999000200011 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnicaEducaçãoEscola públicaPolítica educacionalLiberalismoIdeologiaReforma educacionalA educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações político-econômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transformações educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motivações, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641999000200011Psicologia USP v.10 n.2 1999reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65641999000200011info:eu-repo/semantics/openAccessRoman,Marcelo Dominguespor2000-08-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65641999000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2000-08-10T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica |
title |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica |
spellingShingle |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica Roman,Marcelo Domingues Educação Escola pública Política educacional Liberalismo Ideologia Reforma educacional |
title_short |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica |
title_full |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica |
title_fullStr |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica |
title_full_unstemmed |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica |
title_sort |
Neoliberalismo, política educacional e ideologia: as ilusões da neutralidade da pedagogia como técnica |
author |
Roman,Marcelo Domingues |
author_facet |
Roman,Marcelo Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roman,Marcelo Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escola pública Política educacional Liberalismo Ideologia Reforma educacional |
topic |
Educação Escola pública Política educacional Liberalismo Ideologia Reforma educacional |
description |
A educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações político-econômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transformações educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motivações, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641999000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641999000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65641999000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.10 n.2 1999 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936706051014656 |