Neoliberalismo, Política Educacional e Ideologia: As Ilusões da Neutralidade da Pedagogia como Técnica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108068 |
Resumo: | A educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações políticoeconômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transforma ções educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motiva ções, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia. |
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Neoliberalismo, Política Educacional e Ideologia: As Ilusões da Neutralidade da Pedagogia como TécnicaNeoliberalism, Education Policies and Ideology: the Ilusions of Pedagogy’s Neutrality as a Technique.Education. Public school. Educational policy. Liberalism. Ideology. Educational reform.Educação. Escola pública. Política educacional. Liberalismo. Ideologia. Reforma educacional.A educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações políticoeconômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transforma ções educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motiva ções, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia.Education has historically assumed strategic importance to the State as the instrument to legitimate an excludent society. The understanding of the ideologic processes that go together with the political and economical changes through which capitalism deals with its crisis, becomes invaluable for school phychologists. In the first part this article describes some of the main educacional changes that we have witnessed and the motivations declared by govenment officials. In the second part, the article deals with the relations between the educational changes and neoliberal policies, criticizing some of its premises through the historic materialism concept of ideology.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10806810.1590/psicousp.v10i2.108068Psicologia USP; v. 10 n. 2 (1999); 153-187Psicologia USP; Vol. 10 No. 2 (1999); 153-187Psicologia USP; Vol. 10 Núm. 2 (1999); 153-1871678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108068/106415Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoman, Marcelo Domingues2015-12-15T12:24:16Zoai:revistas.usp.br:article/108068Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:24:16Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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