As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leffa, Lisiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/210263
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da emergência de novas discursividades no campo político com o movimento de ocupações de escolas no Brasil, entre 2015 e 2016, considerando a dimensão utópica presente nessas experiências estudantis que se conjugaram a partir da posição de um não-saber. Articula-se com registros bibliográficos, fotográficos e audiovisuais, convocando o pensamento para uma conversa entre política e utopia.
id USP-26_4f8a6d7d848b2c333dca27a28e36c7f9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/210263
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revoltaEscolas ocupadasPsicanálise e culturaUtopiaEste trabalho apresenta uma reflexão acerca da emergência de novas discursividades no campo político com o movimento de ocupações de escolas no Brasil, entre 2015 e 2016, considerando a dimensão utópica presente nessas experiências estudantis que se conjugaram a partir da posição de um não-saber. Articula-se com registros bibliográficos, fotográficos e audiovisuais, convocando o pensamento para uma conversa entre política e utopia.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2023-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/21026310.1590/0103-6564e210001Psicologia USP; v. 33 (2022); e210001Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210001Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e2100011678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/210263/192684https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/210263/192784Copyright (c) 2023 Psicologia USPhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeffa, LisianeSousa, Edson2023-04-04T12:41:31Zoai:revistas.usp.br:article/210263Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2023-04-04T12:41:31Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta
title As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta
spellingShingle As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta
Leffa, Lisiane
Escolas ocupadas
Psicanálise e cultura
Utopia
title_short As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta
title_full As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta
title_fullStr As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta
title_full_unstemmed As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta
title_sort As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta
author Leffa, Lisiane
author_facet Leffa, Lisiane
Sousa, Edson
author_role author
author2 Sousa, Edson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leffa, Lisiane
Sousa, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas ocupadas
Psicanálise e cultura
Utopia
topic Escolas ocupadas
Psicanálise e cultura
Utopia
description Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da emergência de novas discursividades no campo político com o movimento de ocupações de escolas no Brasil, entre 2015 e 2016, considerando a dimensão utópica presente nessas experiências estudantis que se conjugaram a partir da posição de um não-saber. Articula-se com registros bibliográficos, fotográficos e audiovisuais, convocando o pensamento para uma conversa entre política e utopia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/210263
10.1590/0103-6564e210001
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/210263
identifier_str_mv 10.1590/0103-6564e210001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/210263/192684
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/210263/192784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Psicologia USP
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Psicologia USP
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 33 (2022); e210001
Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210001
Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210001
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221961335341056