Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leffa, Lisiane Molina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203772
Resumo: Esta dissertação é composta por três ensaios que buscam contornar a questão como transmitir uma experiência de ocupação de escolas no Brasil? a partir de duas experiências da autora com secundaristas brasileiros. Os três ensaios têm como articuladores em comum as imagens e as cadeiras escolares, coletadas através de mídia eletrônica. O primeiro ensaio apresenta uma contextualização do movimento de escolas ocupadas no Brasil entre 2015 e 2016, considerando este movimento como um espaço de criação, que se revela como imagem utópica, através de deslocamentos ético-políticos. O segundo ensaio percorre o pensamento do filósofo Walter Benjamin, investigando a relação entre objeto, experiência e transmissão, com o significante “cadeira” através de uma montagem de imagens e legendas de pesquisas sobre o objeto cadeira. O terceiro ensaio aborda os restos possíveis da experiência das ocupações de escolas no Brasil, tendo como chaves de transmissão as imagens e as possibilidades de criação, considerando a figuração das cadeiras estudantis como representantes simbólicos dos modos de fazer movimento de ocupação. Nesta pesquisa, os ensaios figuram locus de experiência, com a intenção de articular, como em uma experiência de ocupação, presença-movimentocriação.
id URGS_0495eef70fc201a855762beb9a13bb3e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203772
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Leffa, Lisiane MolinaSousa, Edson Luiz Andre de2019-12-27T04:02:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/203772001109265Esta dissertação é composta por três ensaios que buscam contornar a questão como transmitir uma experiência de ocupação de escolas no Brasil? a partir de duas experiências da autora com secundaristas brasileiros. Os três ensaios têm como articuladores em comum as imagens e as cadeiras escolares, coletadas através de mídia eletrônica. O primeiro ensaio apresenta uma contextualização do movimento de escolas ocupadas no Brasil entre 2015 e 2016, considerando este movimento como um espaço de criação, que se revela como imagem utópica, através de deslocamentos ético-políticos. O segundo ensaio percorre o pensamento do filósofo Walter Benjamin, investigando a relação entre objeto, experiência e transmissão, com o significante “cadeira” através de uma montagem de imagens e legendas de pesquisas sobre o objeto cadeira. O terceiro ensaio aborda os restos possíveis da experiência das ocupações de escolas no Brasil, tendo como chaves de transmissão as imagens e as possibilidades de criação, considerando a figuração das cadeiras estudantis como representantes simbólicos dos modos de fazer movimento de ocupação. Nesta pesquisa, os ensaios figuram locus de experiência, com a intenção de articular, como em uma experiência de ocupação, presença-movimentocriação.This dissertation is composed of three essays that seek to circumvent the question how to convey an experience of occupying schools in Brazil? based on two experiences of the author with Brazilian secondary school students. The three essays have as articulators in common the images and the school chairs, collected through electronic media. The first essay presents a contextualization of the movement of schools occupied in Brazil between 2015 and 2016, considering this movement as a space of creation, which reveals itself as a utopian image, through ethical-political dislocations. The second essay runs through the philosopher Walter Benjamin's thinking, investigating the relationship between object, experience and transmission, with the signifier "chair" through an assembly of images and research captions on the object chair. The third essay discusses the possible remains of the experience of school occupations in Brazil, having the images and the possibilities of creation as transmission keys, considering the figuration of student chairs as symbolic representatives of the ways of making occupation movement. In this research, the essays are locus of experience, with the intention of articulating, as in an experience of occupation, presence-movement-creation.application/pdfporPsicanáliseTransmissão (Psicanálise)EscolaOcupaçãoUtopiaEstudantesPsychoanalysisUtopiaStreamingSchoolsOccupationEnsaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109265.pdf.txt001109265.pdf.txtExtracted Texttext/plain130806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203772/2/001109265.pdf.txt04e615b247c1285c9e1a08127fb2d38aMD52ORIGINAL001109265.pdfTexto completoapplication/pdf6426043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203772/1/001109265.pdf51f94f853cb0a12b50fd40474e56920bMD5110183/2037722022-08-14 04:47:47.520975oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-14T07:47:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
title Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
spellingShingle Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
Leffa, Lisiane Molina
Psicanálise
Transmissão (Psicanálise)
Escola
Ocupação
Utopia
Estudantes
Psychoanalysis
Utopia
Streaming
Schools
Occupation
title_short Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
title_full Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
title_fullStr Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
title_full_unstemmed Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
title_sort Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
author Leffa, Lisiane Molina
author_facet Leffa, Lisiane Molina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leffa, Lisiane Molina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Edson Luiz Andre de
contributor_str_mv Sousa, Edson Luiz Andre de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Transmissão (Psicanálise)
Escola
Ocupação
Utopia
Estudantes
topic Psicanálise
Transmissão (Psicanálise)
Escola
Ocupação
Utopia
Estudantes
Psychoanalysis
Utopia
Streaming
Schools
Occupation
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Utopia
Streaming
Schools
Occupation
description Esta dissertação é composta por três ensaios que buscam contornar a questão como transmitir uma experiência de ocupação de escolas no Brasil? a partir de duas experiências da autora com secundaristas brasileiros. Os três ensaios têm como articuladores em comum as imagens e as cadeiras escolares, coletadas através de mídia eletrônica. O primeiro ensaio apresenta uma contextualização do movimento de escolas ocupadas no Brasil entre 2015 e 2016, considerando este movimento como um espaço de criação, que se revela como imagem utópica, através de deslocamentos ético-políticos. O segundo ensaio percorre o pensamento do filósofo Walter Benjamin, investigando a relação entre objeto, experiência e transmissão, com o significante “cadeira” através de uma montagem de imagens e legendas de pesquisas sobre o objeto cadeira. O terceiro ensaio aborda os restos possíveis da experiência das ocupações de escolas no Brasil, tendo como chaves de transmissão as imagens e as possibilidades de criação, considerando a figuração das cadeiras estudantis como representantes simbólicos dos modos de fazer movimento de ocupação. Nesta pesquisa, os ensaios figuram locus de experiência, com a intenção de articular, como em uma experiência de ocupação, presença-movimentocriação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:02:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109265
url http://hdl.handle.net/10183/203772
identifier_str_mv 001109265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203772/2/001109265.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203772/1/001109265.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04e615b247c1285c9e1a08127fb2d38a
51f94f853cb0a12b50fd40474e56920b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085511783514112