A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pino,Angel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400006
Resumo: O escopo deste texto é analisar o conceito de "meio" de Vigotski no seu texto A questão do meio em Pedologia, onde ele sustenta que a pedologia não estuda o meio em si, dado que isso é objeto de outras ciências. O que interessa à  pedologia é saber qual é seu papel e sua influência no desenvolvimento da criança. Existe nestas palavras uma aparente ambiguidade que deve ser explicada. A questão é: como pode a pedologia entender o papel que o meio desempenha no desenvolvimento da criança se não sabe o que é o meio? Explicar este aparente paradoxo é o escopo deste texto.
id USP-26_57765f400f6601b62a1053bac39c2f87
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642010000400006
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educaçãoDesenvolvimento infantilCriançasEducação infantilO escopo deste texto é analisar o conceito de "meio" de Vigotski no seu texto A questão do meio em Pedologia, onde ele sustenta que a pedologia não estuda o meio em si, dado que isso é objeto de outras ciências. O que interessa à  pedologia é saber qual é seu papel e sua influência no desenvolvimento da criança. Existe nestas palavras uma aparente ambiguidade que deve ser explicada. A questão é: como pode a pedologia entender o papel que o meio desempenha no desenvolvimento da criança se não sabe o que é o meio? Explicar este aparente paradoxo é o escopo deste texto.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400006Psicologia USP v.21 n.4 2010reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642010000400006info:eu-repo/semantics/openAccessPino,Angelpor2011-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642010000400006Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2011-02-09T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação
title A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação
spellingShingle A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação
Pino,Angel
Desenvolvimento infantil
Crianças
Educação infantil
title_short A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação
title_full A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação
title_fullStr A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação
title_full_unstemmed A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação
title_sort A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação
author Pino,Angel
author_facet Pino,Angel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pino,Angel
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Crianças
Educação infantil
topic Desenvolvimento infantil
Crianças
Educação infantil
description O escopo deste texto é analisar o conceito de "meio" de Vigotski no seu texto A questão do meio em Pedologia, onde ele sustenta que a pedologia não estuda o meio em si, dado que isso é objeto de outras ciências. O que interessa à  pedologia é saber qual é seu papel e sua influência no desenvolvimento da criança. Existe nestas palavras uma aparente ambiguidade que deve ser explicada. A questão é: como pode a pedologia entender o papel que o meio desempenha no desenvolvimento da criança se não sabe o que é o meio? Explicar este aparente paradoxo é o escopo deste texto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642010000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.21 n.4 2010
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707171942400