Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000200201 |
Resumo: | Resumo: Em psicologia, à perspectiva dialógica estão associadas teorias do self, em especial a Teoria do Self Dialógico (TSD). Embora avanços consistentes venham sendo alcançados no que se refere à compreensão da organização dinâmica da estrutura do self no tempo microgenético, a teoria carece de estudos que se aprofundem na compreensão do desenvolvimento do self, tomando-se por base os distintos níveis temporais e suas relações. Este estudo propõe explorar essa lacuna, tomando por ponto de partida a tríade epistemológica da abordagem dialógica, a saber, suas bases semiótico-culturais, fenomenológicas e construcionistas. Em seguida, apresentará um estudo de caso em que serão analisadas as transições de desenvolvimento de um adolescente, considerando-se os complexos semióticos de gênero, raça e religião e seu papel nas transformações vividas em termos da organização temporal do self. |
id |
USP-26_60c2aafa3cc2b8b376c02b7d922094b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642016000200201 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógicadesenvolvimento humanoenfoque dialógicoprocessos de estabilizaçãoteoria dos campos afetivoshiperindividualizaçãoResumo: Em psicologia, à perspectiva dialógica estão associadas teorias do self, em especial a Teoria do Self Dialógico (TSD). Embora avanços consistentes venham sendo alcançados no que se refere à compreensão da organização dinâmica da estrutura do self no tempo microgenético, a teoria carece de estudos que se aprofundem na compreensão do desenvolvimento do self, tomando-se por base os distintos níveis temporais e suas relações. Este estudo propõe explorar essa lacuna, tomando por ponto de partida a tríade epistemológica da abordagem dialógica, a saber, suas bases semiótico-culturais, fenomenológicas e construcionistas. Em seguida, apresentará um estudo de caso em que serão analisadas as transições de desenvolvimento de um adolescente, considerando-se os complexos semióticos de gênero, raça e religião e seu papel nas transformações vividas em termos da organização temporal do self.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000200201Psicologia USP v.27 n.2 2016reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564D20160004info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Maria Cláudia S. Lopes depor2016-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642016000200201Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2016-08-23T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica |
title |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica |
spellingShingle |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica Oliveira,Maria Cláudia S. Lopes de desenvolvimento humano enfoque dialógico processos de estabilização teoria dos campos afetivos hiperindividualização |
title_short |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica |
title_full |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica |
title_fullStr |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica |
title_sort |
Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica |
author |
Oliveira,Maria Cláudia S. Lopes de |
author_facet |
Oliveira,Maria Cláudia S. Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Maria Cláudia S. Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento humano enfoque dialógico processos de estabilização teoria dos campos afetivos hiperindividualização |
topic |
desenvolvimento humano enfoque dialógico processos de estabilização teoria dos campos afetivos hiperindividualização |
description |
Resumo: Em psicologia, à perspectiva dialógica estão associadas teorias do self, em especial a Teoria do Self Dialógico (TSD). Embora avanços consistentes venham sendo alcançados no que se refere à compreensão da organização dinâmica da estrutura do self no tempo microgenético, a teoria carece de estudos que se aprofundem na compreensão do desenvolvimento do self, tomando-se por base os distintos níveis temporais e suas relações. Este estudo propõe explorar essa lacuna, tomando por ponto de partida a tríade epistemológica da abordagem dialógica, a saber, suas bases semiótico-culturais, fenomenológicas e construcionistas. Em seguida, apresentará um estudo de caso em que serão analisadas as transições de desenvolvimento de um adolescente, considerando-se os complexos semióticos de gênero, raça e religião e seu papel nas transformações vividas em termos da organização temporal do self. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000200201 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000200201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-6564D20160004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.27 n.2 2016 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936708215275520 |