Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização : interrogações à Psicologia Dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30231
http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564D20160004
Resumo: Em psicologia, à perspectiva dialógica estão associadas teorias do self, em especial a Teoria do Self Dialógico (TSD). Embora avanços consistentes venham sendo alcançados no que se refere à compreensão da organização dinâmica da estrutura do self no tempo microgenético, a teoria carece de estudos que se aprofundem na compreensão do desenvolvimento do self, tomando-se por base os distintos níveis temporais e suas relações. Este estudo propõe explorar essa lacuna, tomando por ponto de partida a tríade epistemológica da abordagem dialógica, a saber, suas bases semiótico-culturais, fenomenológicas e construcionistas. Em seguida, apresentará um estudo de caso em que serão analisadas as transições de desenvolvimento de um adolescente, considerando-se os complexos semióticos de gênero, raça e religião e seu papel nas transformações vividas em termos da organização temporal do self.
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spelling Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização : interrogações à Psicologia DialógicaThe development of the self and the process of hiper-individualization : inquiries to the Dialogical PsychologyDesarrollo del self y proceso de hiperindividualización : cuestiones a la Psicología DialógicaLe développement du soi et les processus de l'hiperindividualisation : interrogations pour la Psychologie DialogiqueDesenvolvimento humanoProcessos de estabilizaçãoHiperindividualizaçãoEm psicologia, à perspectiva dialógica estão associadas teorias do self, em especial a Teoria do Self Dialógico (TSD). Embora avanços consistentes venham sendo alcançados no que se refere à compreensão da organização dinâmica da estrutura do self no tempo microgenético, a teoria carece de estudos que se aprofundem na compreensão do desenvolvimento do self, tomando-se por base os distintos níveis temporais e suas relações. Este estudo propõe explorar essa lacuna, tomando por ponto de partida a tríade epistemológica da abordagem dialógica, a saber, suas bases semiótico-culturais, fenomenológicas e construcionistas. Em seguida, apresentará um estudo de caso em que serão analisadas as transições de desenvolvimento de um adolescente, considerando-se os complexos semióticos de gênero, raça e religião e seu papel nas transformações vividas em termos da organização temporal do self.In Psychology the dialogical perspective is associated with various theories of self, in special, the Dialogical Self Theory (DST). Although important theoretical and methodological advances have been achieved by DST concerning our comprehension of the dynamic organization of the structure of the self in micro-genetic (temporal) processes, this perspective is in need of theories that explore in depth the development of the self including multiple temporal levels of organization and their mutual relationships. This paper aims to explore the triadic epistemological basis of the dialogical perspective in psychology, i.e., the cultural-semiotic basis, the phenomenology, and constructionism. Then, a case study concerning developmental transitions of an adolescent will be presented. We will analyze the semiotic complexes of gender, race and religion, as well as their role in the personal changes lived by him, in terms of the temporal organization of the self.En psicología, a la mirada dialógica se la relacionan teorías del self, especialmente, la Teoría del Self Dialógico (TSD). Aunque haya avanzado significativamente en lo que atañe a la comprensión de la organización dinámica de la estructura del self en el tiempo microgenético, la perspectiva carece de estudios que profundicen la comprensión del desarrollo del self, tomando como base los distintos niveles temporales y sus relaciones. Este estudio se propone a explotar esta laguna a partir de la tríada epistemológica del abordaje dialógico, es decir, sus bases semiótico-culturales, fenomenológicas y construccionistas. Enseguida, presenta un estudio de caso en el que se analizarán transiciones de desarrollo de un adolescente, considerándose los complejos semióticos de género, raza y religión, y su papel en las transformaciones vividas en términos de organización temporal del self.En psychologie, la perspective dialogique est associée à la théorie du soi (self) qui a été développée, en particulier, à travers les théories du soi dialogique (dialogic self theory; DST). Bien que des avancées théoriques et méthodologiques importantes aient été réalisées par les DST concernant notre compréhension de l'organisation dynamique des structures du soi chez les processus microgénétiques (temporels), ces théories requièrent des recherches qui explorent en profondeur le développement du soi, lesquels doivent porter sur les multiples niveaux temporels et leur rapport mutuel. Cet article propose d'explorer cette lacune à partir des approches dialogiques psychologiques, soit leurs bases sémiotique-culturelles, phénoménologiques et constructionnistes. Enfin, on analyse les complexes sémiotiques de genre, de race et de religion, ainsi que leur rôle sur le plan des changements de l'organisation temporelle du soi d'un adolescent.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2017-12-07T05:18:26Z2017-12-07T05:18:26Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Cláudia S. Lopes de. Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica. Psicologia USP, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 201-211, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000200201&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564D20160004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30231http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564D20160004Psicologia USP - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC ND 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000200201&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/30231Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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