Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dadico,Luciana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000200179
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é discutir as relações entre a leitura de livros de literatura e a formação cultural do indivíduo [Bildung], partindo das contribuições críticas de Theodor Adorno. Esta discussão é norteada pelas seguintes perguntas: Como a leitura de livros participa da formação do indivíduo (ou da semiformação)? Qual o papel da experiência estética para a análise da obra literária? Como a semiformação pode comprometer esta experiência? Para conduzir essa reflexão, recupero alguns conceitos e categorias estéticas utilizados por Adorno, como aqueles de experiência, esquema e análise imanente, bem como pesquisas sociológicas do autor capazes de contribuir para uma caracterização da experiência de leitura. Sob essa perspectiva, proponho uma reflexão acerca dos problemas que envolvem a leitura de livros e a formação cultural do indivíduo no contexto atual.
id USP-26_7e1fcd72c587eb7e612d2ae7a03ce758
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642017000200179
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adornoleituraexperiênciaformação do indivíduoliteraturaTheodor AdornoResumo O objetivo deste artigo é discutir as relações entre a leitura de livros de literatura e a formação cultural do indivíduo [Bildung], partindo das contribuições críticas de Theodor Adorno. Esta discussão é norteada pelas seguintes perguntas: Como a leitura de livros participa da formação do indivíduo (ou da semiformação)? Qual o papel da experiência estética para a análise da obra literária? Como a semiformação pode comprometer esta experiência? Para conduzir essa reflexão, recupero alguns conceitos e categorias estéticas utilizados por Adorno, como aqueles de experiência, esquema e análise imanente, bem como pesquisas sociológicas do autor capazes de contribuir para uma caracterização da experiência de leitura. Sob essa perspectiva, proponho uma reflexão acerca dos problemas que envolvem a leitura de livros e a formação cultural do indivíduo no contexto atual.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000200179Psicologia USP v.28 n.2 2017reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-656420160015info:eu-repo/semantics/openAccessDadico,Lucianapor2017-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642017000200179Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2017-07-07T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
title Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
spellingShingle Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
Dadico,Luciana
leitura
experiência
formação do indivíduo
literatura
Theodor Adorno
title_short Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
title_full Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
title_fullStr Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
title_full_unstemmed Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
title_sort Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
author Dadico,Luciana
author_facet Dadico,Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dadico,Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
experiência
formação do indivíduo
literatura
Theodor Adorno
topic leitura
experiência
formação do indivíduo
literatura
Theodor Adorno
description Resumo O objetivo deste artigo é discutir as relações entre a leitura de livros de literatura e a formação cultural do indivíduo [Bildung], partindo das contribuições críticas de Theodor Adorno. Esta discussão é norteada pelas seguintes perguntas: Como a leitura de livros participa da formação do indivíduo (ou da semiformação)? Qual o papel da experiência estética para a análise da obra literária? Como a semiformação pode comprometer esta experiência? Para conduzir essa reflexão, recupero alguns conceitos e categorias estéticas utilizados por Adorno, como aqueles de experiência, esquema e análise imanente, bem como pesquisas sociológicas do autor capazes de contribuir para uma caracterização da experiência de leitura. Sob essa perspectiva, proponho uma reflexão acerca dos problemas que envolvem a leitura de livros e a formação cultural do indivíduo no contexto atual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000200179
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000200179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-656420160015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.28 n.2 2017
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936708544528384