Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000100044 |
Resumo: | Resumo Orientados pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos o conteúdo de entrevistas de 17 professores de cinco escolas públicas paulistanas acerca do que produz o bullying e do que deve ser feito para reduzi-lo. Identificamos três categorias de respostas: as que expressam consciência crítica a respeito de sua produção e redução; as que denotam engajamento em relação a seu combate, mas consciência restrita a respeito de suas causas; e as que apresentam consciência restrita em ambos os casos. Como a consciência fragilizada se destacou na maioria dos casos, concluímos que ampliar ações destinadas à formação conceitual a fortaleceria junto a profissionais que se propõem a enfrentar esse tipo de violência, quer seja por meio da intervenção direta, do desenvolvimento de pesquisas ou da proposição de políticas públicas. |
id |
USP-26_87beee85f57273d5baef338e0374f8b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642017000100044 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullyingTeoria CríticabullyingconsciênciaprofessoresescolaResumo Orientados pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos o conteúdo de entrevistas de 17 professores de cinco escolas públicas paulistanas acerca do que produz o bullying e do que deve ser feito para reduzi-lo. Identificamos três categorias de respostas: as que expressam consciência crítica a respeito de sua produção e redução; as que denotam engajamento em relação a seu combate, mas consciência restrita a respeito de suas causas; e as que apresentam consciência restrita em ambos os casos. Como a consciência fragilizada se destacou na maioria dos casos, concluímos que ampliar ações destinadas à formação conceitual a fortaleceria junto a profissionais que se propõem a enfrentar esse tipo de violência, quer seja por meio da intervenção direta, do desenvolvimento de pesquisas ou da proposição de políticas públicas.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000100044Psicologia USP v.28 n.1 2017reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-656420150129info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Pedro Fernando daFreller,Cintia CopitAlves,Lucas Stefano de LimaSaito,Gabriel Katsumipor2017-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642017000100044Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2017-07-07T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying |
title |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying |
spellingShingle |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying Silva,Pedro Fernando da Teoria Crítica bullying consciência professores escola |
title_short |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying |
title_full |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying |
title_fullStr |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying |
title_full_unstemmed |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying |
title_sort |
Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying |
author |
Silva,Pedro Fernando da |
author_facet |
Silva,Pedro Fernando da Freller,Cintia Copit Alves,Lucas Stefano de Lima Saito,Gabriel Katsumi |
author_role |
author |
author2 |
Freller,Cintia Copit Alves,Lucas Stefano de Lima Saito,Gabriel Katsumi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Pedro Fernando da Freller,Cintia Copit Alves,Lucas Stefano de Lima Saito,Gabriel Katsumi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria Crítica bullying consciência professores escola |
topic |
Teoria Crítica bullying consciência professores escola |
description |
Resumo Orientados pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos o conteúdo de entrevistas de 17 professores de cinco escolas públicas paulistanas acerca do que produz o bullying e do que deve ser feito para reduzi-lo. Identificamos três categorias de respostas: as que expressam consciência crítica a respeito de sua produção e redução; as que denotam engajamento em relação a seu combate, mas consciência restrita a respeito de suas causas; e as que apresentam consciência restrita em ambos os casos. Como a consciência fragilizada se destacou na maioria dos casos, concluímos que ampliar ações destinadas à formação conceitual a fortaleceria junto a profissionais que se propõem a enfrentar esse tipo de violência, quer seja por meio da intervenção direta, do desenvolvimento de pesquisas ou da proposição de políticas públicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000100044 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000100044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-656420150129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.28 n.1 2017 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936708267704320 |