Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darwich, Rosângela Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Yasmin Santos Klautau
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716
Resumo: Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.
id USP-26_a263296eb5ca653ffb3371a914806ed0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/202716
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internetAutismoLiteraturaHabilidades sociaisFamíliaRegulação emocionalEste estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2022-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/20271610.1590/0103-6564e210139Psicologia USP; v. 33 (2022); e210139Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210139Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e2101391678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716/186843https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716/186842Copyright (c) 2022 Psicologia USPhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarwich, Rosângela AraújoCosta, Yasmin Santos Klautau2022-09-22T12:07:10Zoai:revistas.usp.br:article/202716Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2022-09-22T12:07:10Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
spellingShingle Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
Darwich, Rosângela Araújo
Autismo
Literatura
Habilidades sociais
Família
Regulação emocional
title_short Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title_full Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title_fullStr Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title_full_unstemmed Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title_sort Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
author Darwich, Rosângela Araújo
author_facet Darwich, Rosângela Araújo
Costa, Yasmin Santos Klautau
author_role author
author2 Costa, Yasmin Santos Klautau
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darwich, Rosângela Araújo
Costa, Yasmin Santos Klautau
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Literatura
Habilidades sociais
Família
Regulação emocional
topic Autismo
Literatura
Habilidades sociais
Família
Regulação emocional
description Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716
10.1590/0103-6564e210139
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716
identifier_str_mv 10.1590/0103-6564e210139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716/186843
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716/186842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Psicologia USP
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Psicologia USP
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 33 (2022); e210139
Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210139
Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210139
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221961316466688