Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716 |
Resumo: | Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico. |
id |
USP-26_a263296eb5ca653ffb3371a914806ed0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/202716 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internetAutismoLiteraturaHabilidades sociaisFamíliaRegulação emocionalEste estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2022-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/20271610.1590/0103-6564e210139Psicologia USP; v. 33 (2022); e210139Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210139Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e2101391678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716/186843https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716/186842Copyright (c) 2022 Psicologia USPhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarwich, Rosângela AraújoCosta, Yasmin Santos Klautau2022-09-22T12:07:10Zoai:revistas.usp.br:article/202716Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2022-09-22T12:07:10Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet |
title |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet |
spellingShingle |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet Darwich, Rosângela Araújo Autismo Literatura Habilidades sociais Família Regulação emocional |
title_short |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet |
title_full |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet |
title_fullStr |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet |
title_full_unstemmed |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet |
title_sort |
Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet |
author |
Darwich, Rosângela Araújo |
author_facet |
Darwich, Rosângela Araújo Costa, Yasmin Santos Klautau |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Yasmin Santos Klautau |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darwich, Rosângela Araújo Costa, Yasmin Santos Klautau |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Literatura Habilidades sociais Família Regulação emocional |
topic |
Autismo Literatura Habilidades sociais Família Regulação emocional |
description |
Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716 10.1590/0103-6564e210139 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716 |
identifier_str_mv |
10.1590/0103-6564e210139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716/186843 https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202716/186842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Psicologia USP http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Psicologia USP http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 33 (2022); e210139 Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210139 Psicologia USP; Vol. 33 (2022); e210139 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1800221961316466688 |