Efeito de uma intervenção focada em estratégias de regulação emocional de crianças sobre aspectos do comportamento, habilidades sociais e competência acadêmica no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nathalia Santos da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WMUMV
Resumo: A Regulação Emocional (RE) é importante para interação social e interfere em diversos contextos. No ambiente educacional pode se relacionar com a qualidade das interações e o desempenho escolar. O trabalho avaliou o efeito de intervenção em RE de alunos de 2ª série do ensino fundamental e eventuais impactos sobre indicadores comportamentais, habilidades sociais e desempenho acadêmico. Participaram 56 alunos e respectivas professoras de 1º e 2º ano de duas escolas municipais de Belo Horizonte. Dados socioeconômicos e avaliação de inteligência geral (Raven) demonstraram equivalência entre Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). Os dois grupos foram submetidos a avaliação pré-intervenção por meio de instrumentos: a) administrados às crianças: Teste de Desempenho Escolar (TDE), Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) e Entrevista e Pranchas para avaliação da Regulação Emocional (EPRE); b) respondido pelos professores: SSRS-BR, Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e MTA-SNAP-IV para sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade. Os alunos GI passaram por 9 encontros semanais de 60min para estimular identificação e regulação das emoções. Após dois meses os dois grupos foram reavaliados. Resultados mostraram, na avaliação dos professores: a) melhoria significativa, em relação a todas as subescalas de habilidades sociais (HS) e no comportamento pró-social em GI; b) piora significativa dos comportamentos problemáticos e do autocontrole em GC; c) redução de sintomas de hiperatividade/impulsividade e desatenção em GI. Na avaliação do EPRE observou-se: a) aumento na identificação correta da representação do medo em GI; b) aumento da vivência, percepção e uso de estratégias no caso da alegria; c) ausência de diferenças significativas no desempenho escolar e na autoavaliação das HS em ambos os grupos. Os resultados sugerem efeitos da intervenção focada em RE na avaliação de habilidades sociais pelos professores, na sintomatologia de desatenção e hiperatividade, e como fator protetivo no desenvolvimento de problemas comportamentais, sem efeitos sobre o desempenho escolar.
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Os dois grupos foram submetidos a avaliação pré-intervenção por meio de instrumentos: a) administrados às crianças: Teste de Desempenho Escolar (TDE), Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) e Entrevista e Pranchas para avaliação da Regulação Emocional (EPRE); b) respondido pelos professores: SSRS-BR, Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e MTA-SNAP-IV para sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade. Os alunos GI passaram por 9 encontros semanais de 60min para estimular identificação e regulação das emoções. Após dois meses os dois grupos foram reavaliados. Resultados mostraram, na avaliação dos professores: a) melhoria significativa, em relação a todas as subescalas de habilidades sociais (HS) e no comportamento pró-social em GI; b) piora significativa dos comportamentos problemáticos e do autocontrole em GC; c) redução de sintomas de hiperatividade/impulsividade e desatenção em GI. Na avaliação do EPRE observou-se: a) aumento na identificação correta da representação do medo em GI; b) aumento da vivência, percepção e uso de estratégias no caso da alegria; c) ausência de diferenças significativas no desempenho escolar e na autoavaliação das HS em ambos os grupos. Os resultados sugerem efeitos da intervenção focada em RE na avaliação de habilidades sociais pelos professores, na sintomatologia de desatenção e hiperatividade, e como fator protetivo no desenvolvimento de problemas comportamentais, sem efeitos sobre o desempenho escolar.Emotional Regulation (ER) is important for social interaction and interferes in several contexts. In the educational field it can be related to the interactions quality and to school achievement. This research evaluated the ER interventions effect on students from the second grade of elementary school and the eventual impacts on behavioral, social abilities and school achievement indicators. Fifty six students and its 1st and 2nd year teachers from two municipal schools in Belo Horizonte took part in this research. Socioeconomic data and evaluation of general intelligence (Raven) demonstrated equivalence between the intervention group (IG) and control group (CG). The two groups were subjected to pre-intervention assessment through instruments: a) administered to children: Academic Performance Test (SPT), Assessment of Social Skills (SSRS-BR) and System Boards and Interview for Review of Emotional Regulation (EPRE) b) answered by teachers: SSRS-BR, Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and MTA-SNAP-IV for symptoms of inattention, hyperactivity / impulsivity. The students from IG attended 9 weekly meetings of 60 minutes each to stimulate emotions identification and regulation. After two months the two groups were reassessed. Results showed, in the evaluation of teachers: a) significant improvement, compared to all subscales of social skills and prosocial behavior in IG, b) significant worsening of problematic behaviors and self-control in CG c) reducing symptoms of hyperactivity / impulsivity and inattention in IG. The EPRE evaluation observed: a) increase in the correct identification of the representation of fear in IG; b) increase of experience, perception and use of strategies in case of happy; c) absence of significant differences in academic performance and self-evaluation of HS in both groups. The results suggest effects of the intervention focused on RE in the assessment of social skills by teachers in symptoms of inattention and hyperactivity, and as a protective factor in the development of behavioral problems, with no effect on school performance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHabilidades sociaisRegulação emocionalRendimento escolarIntervençãoRegulação EmocionalDesempenho AcadêmicoIntervençãoComportamento ProblemáticoHabilidades SociaisEfeito de uma intervenção focada em estratégias de regulação emocional de crianças sobre aspectos do comportamento, habilidades sociais e competência acadêmica no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALefeitos_de_uma_interven__o_focada_em_estrat_gias_de_regula__o_emocional.__nathalia_santos_costa.pdfapplication/pdf3832916https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WMUMV/1/efeitos_de_uma_interven__o_focada_em_estrat_gias_de_regula__o_emocional.__nathalia_santos_costa.pdfcf6da5fc840a22e958da32d50d44962eMD51TEXTefeitos_de_uma_interven__o_focada_em_estrat_gias_de_regula__o_emocional.__nathalia_santos_costa.pdf.txtefeitos_de_uma_interven__o_focada_em_estrat_gias_de_regula__o_emocional.__nathalia_santos_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain429034https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WMUMV/2/efeitos_de_uma_interven__o_focada_em_estrat_gias_de_regula__o_emocional.__nathalia_santos_costa.pdf.txt2d0ac09be497fa5674e9904d499bc150MD521843/BUOS-9WMUMV2019-11-14 21:18:19.619oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9WMUMVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:18:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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