CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100304 |
Resumo: | RESUMO Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil. |
id |
ABRAPEE-1_394bf9dce3d9ae5e787d284dd18db501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572020000100304 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOReducação infantilconstituição psíquicabebêsRESUMO Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100304Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020213679info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Marcia AparecidaDonelli,Tagma Marina SchneiderCharczuk,Simone Biccapor2020-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100304Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-03-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR |
title |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR |
spellingShingle |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR Oliveira,Marcia Aparecida educação infantil constituição psíquica bebês |
title_short |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR |
title_full |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR |
title_fullStr |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR |
title_full_unstemmed |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR |
title_sort |
CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR |
author |
Oliveira,Marcia Aparecida |
author_facet |
Oliveira,Marcia Aparecida Donelli,Tagma Marina Schneider Charczuk,Simone Bicca |
author_role |
author |
author2 |
Donelli,Tagma Marina Schneider Charczuk,Simone Bicca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Marcia Aparecida Donelli,Tagma Marina Schneider Charczuk,Simone Bicca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil constituição psíquica bebês |
topic |
educação infantil constituição psíquica bebês |
description |
RESUMO Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100304 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392020213679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607361810432 |