Cultura e Co-Educação de Gerações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107889 |
Resumo: | Este artigo trata da construção cultural na vida cotidiana, através das relações entre avós e netos pertencentes às classes populares. Baseado em longas entrevistas e observações, cuida de mostrar como os sujeitos se modificam nessa convivência diária, influenciando-se reciprocamente. Generalizou-se a crença de que os velhos não mudam mais; entretanto, dados obtidos nos levam a pensar que esta concepção necessitaria ser revista. O desafio de tomar conta de crianças devolveu a estas pessoas idosas um sentimento esquecido e aparentemente sepultado de esperança. No bojo das mudanças vivenciadas, ocorrem modificações simultâneas nos modos de ser e de pensar. Detendo-se em cada pequeno aspecto de suas vidas diárias - conversas, histórias, brinquedos, brincadeiras, assistência a program as de televisão, relacionamentos com os animais e com a natureza - é possível divisar novos horizontes, fundados em rela ções solidárias. |
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Cultura e Co-Educação de GeraçõesCulture and Coeducation between GenerationsCulture. Intergenerational relations. Grandparents. Children. Education. Memory.Cultura. Relações inter-gerações. Avós. Crianças. Educação. Memória.Este artigo trata da construção cultural na vida cotidiana, através das relações entre avós e netos pertencentes às classes populares. Baseado em longas entrevistas e observações, cuida de mostrar como os sujeitos se modificam nessa convivência diária, influenciando-se reciprocamente. Generalizou-se a crença de que os velhos não mudam mais; entretanto, dados obtidos nos levam a pensar que esta concepção necessitaria ser revista. O desafio de tomar conta de crianças devolveu a estas pessoas idosas um sentimento esquecido e aparentemente sepultado de esperança. No bojo das mudanças vivenciadas, ocorrem modificações simultâneas nos modos de ser e de pensar. Detendo-se em cada pequeno aspecto de suas vidas diárias - conversas, histórias, brinquedos, brincadeiras, assistência a program as de televisão, relacionamentos com os animais e com a natureza - é possível divisar novos horizontes, fundados em rela ções solidárias.This article discusses the peculiar meanings of the development of a popular culture within daily life, originating from the relationship between grandparents and grandchildren in popular classes. Based on long interviews and observations, this essay intends to portray how in this daily relationship both subjects change due to reciprocate influences. It is often believed that elderly people cease to change, however, based on the data collected, this concept deserves to be revised. The challenge of caring for children gave back to these elderly individuals a sense of hope which had seemed lost. Life changed and so did their habits and forms of thinking. Analyzing each small aspect of their daily lives conversations, stories, advice given, songs, toys, television programs, relationship with animals and nature, we conclude that everything points to new horizons in living.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10788910.1590/psicousp.v9i2.107889Psicologia USP; v. 9 n. 2 (1998); 261-296Psicologia USP; Vol. 9 No. 2 (1998); 261-296Psicologia USP; Vol. 9 Núm. 2 (1998); 261-2961678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107889/106226Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Paulo de Salles2015-12-15T12:22:24Zoai:revistas.usp.br:article/107889Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:22:24Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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