Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto,Júnia Graziele de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima,Nádia Laguárdia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100203
Resumo: Resumo Este artigo investiga as relações da criança com o saber. O ponto de partida é a prática clínica com crianças que apresentaram impasses no acesso ao saber escolar e, na investigação analítica, revelaram a trama inconsciente na qual o saber ocupa um lugar no sintoma familiar. Apresentaremos a discussão teórica considerando que o acesso ao saber porta uma dimensão estrutural de impedimento, que é a impossibilidade do saber diante da castração. Sendo assim, percorreremos dois caminhos para discutir o que impede o acesso ao saber. No primeiro caminho abordaremos a relação entre demanda e desejo e suas incidências sobre a criança. No segundo percurso discutiremos a relação entre saber e verdade, explorando as relações e os limites entre os dois termos, acrescentando a essa discussão um terceiro termo essencial: o gozo.
id USP-26_c89f0b3ad1d6531d743c09523db3ea5c
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642019000100203
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com criançassaberpsicanálise infantilsintoma da criançademanda e desejoverdadeResumo Este artigo investiga as relações da criança com o saber. O ponto de partida é a prática clínica com crianças que apresentaram impasses no acesso ao saber escolar e, na investigação analítica, revelaram a trama inconsciente na qual o saber ocupa um lugar no sintoma familiar. Apresentaremos a discussão teórica considerando que o acesso ao saber porta uma dimensão estrutural de impedimento, que é a impossibilidade do saber diante da castração. Sendo assim, percorreremos dois caminhos para discutir o que impede o acesso ao saber. No primeiro caminho abordaremos a relação entre demanda e desejo e suas incidências sobre a criança. No segundo percurso discutiremos a relação entre saber e verdade, explorando as relações e os limites entre os dois termos, acrescentando a essa discussão um terceiro termo essencial: o gozo.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100203Psicologia USP v.30 2019reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e20180068info:eu-repo/semantics/openAccessCouto,Júnia Graziele de AlmeidaLima,Nádia Laguárdiapor2019-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642019000100203Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2019-03-18T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças
title Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças
spellingShingle Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças
Couto,Júnia Graziele de Almeida
saber
psicanálise infantil
sintoma da criança
demanda e desejo
verdade
title_short Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças
title_full Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças
title_fullStr Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças
title_full_unstemmed Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças
title_sort Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças
author Couto,Júnia Graziele de Almeida
author_facet Couto,Júnia Graziele de Almeida
Lima,Nádia Laguárdia
author_role author
author2 Lima,Nádia Laguárdia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto,Júnia Graziele de Almeida
Lima,Nádia Laguárdia
dc.subject.por.fl_str_mv saber
psicanálise infantil
sintoma da criança
demanda e desejo
verdade
topic saber
psicanálise infantil
sintoma da criança
demanda e desejo
verdade
description Resumo Este artigo investiga as relações da criança com o saber. O ponto de partida é a prática clínica com crianças que apresentaram impasses no acesso ao saber escolar e, na investigação analítica, revelaram a trama inconsciente na qual o saber ocupa um lugar no sintoma familiar. Apresentaremos a discussão teórica considerando que o acesso ao saber porta uma dimensão estrutural de impedimento, que é a impossibilidade do saber diante da castração. Sendo assim, percorreremos dois caminhos para discutir o que impede o acesso ao saber. No primeiro caminho abordaremos a relação entre demanda e desejo e suas incidências sobre a criança. No segundo percurso discutiremos a relação entre saber e verdade, explorando as relações e os limites entre os dois termos, acrescentando a essa discussão um terceiro termo essencial: o gozo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6564e20180068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.30 2019
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936708636803072