Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocca, Francisco Verardi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Odisséa Boaventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826
Resumo: Rapport au savoir na perspectiva psicanalitica Resumo: Apresentamos a noção francesa de rapport au savoir (relação com o saber) na vertente desenvolvida por Jacky Beillerot, fundamentada na Psicanálise de Freud que tem no “desejo pelo saber” seu conceito fundamental, construído no âmbito da sexualidade infantil, das expectativas familiar e escolar. Trata-se de uma perspectiva que permite refletir sobre o papel da escola e da família quando separam a possibilidade de aprender como manifestação de uma epistemofilia (saber de si) da possibilidade de aprender como instrumento de sucesso social (saberes exteriores). Beillerot defende o processo criador que integre todos os saberes, que parte de uma condição ou interesse particular, único e irreproduzível, mas que em seguida demanda uma condição social, o outro como agente viabilizador da realização do desejo de saber, o que institui o educar como um ato de companheirismo (permitir o saber) mais do que de acompanhamento (dever fazer), ensejando uma relação com o saber como relação entre sujeitos desejantes.Palavras-chave: Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de saber. Rapport au savoir in the psychoanalytic perspective Abstract: This article aims to present the French notion of rapport au savoir (relationship to knowledge) which was developed by Jacky Beillerot, based on the freudian theory of psychoanalysis that has the “desire for knowledge” as its fundamental concept, built within the infantile sexuality and within the Family and school expectations. It is a perspective that allows reflection upon the role of school and family when separating the possibility of learning as a manifestation of epistemophilia (knowledge of oneself) from the possibility of learning as a tool for social success (external knowledge). Beillerot advocates a creative process that integrates all kinds of knowledge, that parts from a particular condition or interest, unique and unrepeatable, but then demands a social condition, the other as enabler agent of achieving the desire for knowledge, which establishes educating as an act of fellowship (allowing knowledge) rather than monitoring (must do), occasioning a relationship with knowledge as a relation between desiring subjects.Keywords: Education; Psychoanalysis; Desire; Knowledge; Desire for knowledge. Rapport au savoir en la perspectiva psicoanalítica Resumen: Presentamos la noción francesa de rapport au savoir (relación con el saber) en la vertiente desarrollada por Jacky Beillerot, basada en el psicoanálisis de Freud que tiene el “deseo de conocimiento” su concepto fundamental, elaborado en el ámbito de la sexualidad infantil, las expectativas de la familia y la escuela. Es una perspectiva que permite reflexionar sobre el papel de la escuela y la família cuando distinguen el aprendizaje como manifestación de una epistemofilia (saber de sí) del aprendizaje como instrumento social (saberes externos). Beillerot propone um proceso creador que integra los conocimientos, los relacionados a una condición o interés especial, único e irreproducible, y los que exigen una condición social, el outro como agente de realización del deseo de saber. Así, establece el educar como acto de acompañamiento (permitir saber) en lugar de monitoreo (deber hacer), permitiendo una relación con el conocimiento como una relación entre los sujetos deseantes. Palabras clave: Educación; Psicoanálisis; Deseo; Saber; Deseo de saber. Data de registro: 27/09/2014 Data de aceite: 16/09/2015
id UFU-2_747c6ad35f05f851aed1ac42b7a5943a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27826
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Rapport au savoir na perspectiva psicanalíticaEducaçãoPsicanáliseDesejoSaberDesejo de saberRapport au savoir na perspectiva psicanalitica Resumo: Apresentamos a noção francesa de rapport au savoir (relação com o saber) na vertente desenvolvida por Jacky Beillerot, fundamentada na Psicanálise de Freud que tem no “desejo pelo saber” seu conceito fundamental, construído no âmbito da sexualidade infantil, das expectativas familiar e escolar. Trata-se de uma perspectiva que permite refletir sobre o papel da escola e da família quando separam a possibilidade de aprender como manifestação de uma epistemofilia (saber de si) da possibilidade de aprender como instrumento de sucesso social (saberes exteriores). Beillerot defende o processo criador que integre todos os saberes, que parte de uma condição ou interesse particular, único e irreproduzível, mas que em seguida demanda uma condição social, o outro como agente viabilizador da realização do desejo de saber, o que institui o educar como um ato de companheirismo (permitir o saber) mais do que de acompanhamento (dever fazer), ensejando uma relação com o saber como relação entre sujeitos desejantes.Palavras-chave: Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de saber. Rapport au savoir in the psychoanalytic perspective Abstract: This article aims to present the French notion of rapport au savoir (relationship to knowledge) which was developed by Jacky Beillerot, based on the freudian theory of psychoanalysis that has the “desire for knowledge” as its fundamental concept, built within the infantile sexuality and within the Family and school expectations. It is a perspective that allows reflection upon the role of school and family when separating the possibility of learning as a manifestation of epistemophilia (knowledge of oneself) from the possibility of learning as a tool for social success (external knowledge). Beillerot advocates a creative process that integrates all kinds of knowledge, that parts from a particular condition or interest, unique and unrepeatable, but then demands a social condition, the other as enabler agent of achieving the desire for knowledge, which establishes educating as an act of fellowship (allowing knowledge) rather than monitoring (must do), occasioning a relationship with knowledge as a relation between desiring subjects.Keywords: Education; Psychoanalysis; Desire; Knowledge; Desire for knowledge. Rapport au savoir en la perspectiva psicoanalítica Resumen: Presentamos la noción francesa de rapport au savoir (relación con el saber) en la vertiente desarrollada por Jacky Beillerot, basada en el psicoanálisis de Freud que tiene el “deseo de conocimiento” su concepto fundamental, elaborado en el ámbito de la sexualidad infantil, las expectativas de la familia y la escuela. Es una perspectiva que permite reflexionar sobre el papel de la escuela y la família cuando distinguen el aprendizaje como manifestación de una epistemofilia (saber de sí) del aprendizaje como instrumento social (saberes externos). Beillerot propone um proceso creador que integra los conocimientos, los relacionados a una condición o interés especial, único e irreproducible, y los que exigen una condición social, el outro como agente de realización del deseo de saber. Así, establece el educar como acto de acompañamiento (permitir saber) en lugar de monitoreo (deber hacer), permitiendo una relación con el conocimiento como una relación entre los sujetos deseantes. Palabras clave: Educación; Psicoanálisis; Deseo; Saber; Deseo de saber. Data de registro: 27/09/2014 Data de aceite: 16/09/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2782610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 491-5151982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826/21331Copyright (c) 2017 FRANCISCO VERARDI BOCCA, ODISSÉA BOAVENTURA OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBocca, Francisco VerardiOliveira, Odisséa Boaventura2021-10-27T19:21:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27826Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-10-27T19:21:08Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
title Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
spellingShingle Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
Bocca, Francisco Verardi
Educação
Psicanálise
Desejo
Saber
Desejo de saber
title_short Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
title_full Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
title_fullStr Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
title_full_unstemmed Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
title_sort Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
author Bocca, Francisco Verardi
author_facet Bocca, Francisco Verardi
Oliveira, Odisséa Boaventura
author_role author
author2 Oliveira, Odisséa Boaventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocca, Francisco Verardi
Oliveira, Odisséa Boaventura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicanálise
Desejo
Saber
Desejo de saber
topic Educação
Psicanálise
Desejo
Saber
Desejo de saber
description Rapport au savoir na perspectiva psicanalitica Resumo: Apresentamos a noção francesa de rapport au savoir (relação com o saber) na vertente desenvolvida por Jacky Beillerot, fundamentada na Psicanálise de Freud que tem no “desejo pelo saber” seu conceito fundamental, construído no âmbito da sexualidade infantil, das expectativas familiar e escolar. Trata-se de uma perspectiva que permite refletir sobre o papel da escola e da família quando separam a possibilidade de aprender como manifestação de uma epistemofilia (saber de si) da possibilidade de aprender como instrumento de sucesso social (saberes exteriores). Beillerot defende o processo criador que integre todos os saberes, que parte de uma condição ou interesse particular, único e irreproduzível, mas que em seguida demanda uma condição social, o outro como agente viabilizador da realização do desejo de saber, o que institui o educar como um ato de companheirismo (permitir o saber) mais do que de acompanhamento (dever fazer), ensejando uma relação com o saber como relação entre sujeitos desejantes.Palavras-chave: Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de saber. Rapport au savoir in the psychoanalytic perspective Abstract: This article aims to present the French notion of rapport au savoir (relationship to knowledge) which was developed by Jacky Beillerot, based on the freudian theory of psychoanalysis that has the “desire for knowledge” as its fundamental concept, built within the infantile sexuality and within the Family and school expectations. It is a perspective that allows reflection upon the role of school and family when separating the possibility of learning as a manifestation of epistemophilia (knowledge of oneself) from the possibility of learning as a tool for social success (external knowledge). Beillerot advocates a creative process that integrates all kinds of knowledge, that parts from a particular condition or interest, unique and unrepeatable, but then demands a social condition, the other as enabler agent of achieving the desire for knowledge, which establishes educating as an act of fellowship (allowing knowledge) rather than monitoring (must do), occasioning a relationship with knowledge as a relation between desiring subjects.Keywords: Education; Psychoanalysis; Desire; Knowledge; Desire for knowledge. Rapport au savoir en la perspectiva psicoanalítica Resumen: Presentamos la noción francesa de rapport au savoir (relación con el saber) en la vertiente desarrollada por Jacky Beillerot, basada en el psicoanálisis de Freud que tiene el “deseo de conocimiento” su concepto fundamental, elaborado en el ámbito de la sexualidad infantil, las expectativas de la familia y la escuela. Es una perspectiva que permite reflexionar sobre el papel de la escuela y la família cuando distinguen el aprendizaje como manifestación de una epistemofilia (saber de sí) del aprendizaje como instrumento social (saberes externos). Beillerot propone um proceso creador que integra los conocimientos, los relacionados a una condición o interés especial, único e irreproducible, y los que exigen una condición social, el outro como agente de realización del deseo de saber. Así, establece el educar como acto de acompañamiento (permitir saber) en lugar de monitoreo (deber hacer), permitiendo una relación con el conocimiento como una relación entre los sujetos deseantes. Palabras clave: Educación; Psicoanálisis; Deseo; Saber; Deseo de saber. Data de registro: 27/09/2014 Data de aceite: 16/09/2015
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826/21331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 FRANCISCO VERARDI BOCCA, ODISSÉA BOAVENTURA OLIVEIRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 FRANCISCO VERARDI BOCCA, ODISSÉA BOAVENTURA OLIVEIRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 491-515
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355384264622080