Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coscioni, Vinicius
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nascimento, Danielly Bart do, Rosa, Edinete Maria, Koller, Sílvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154613
Resumo: This article aims: (1) to present the theoretical-methodological assumptions of the Bioecological Theory of Human Development (BTHD); and (2) to report how these assumptions influenced the conduction of a research with juvenile offenders at treatment facilities. The stages of BTHD are presented, highlighting the transformation of a context-centered approach to a theory that emphasizes everyday processes. The elements of the PPCT Model (Process, Person, Context, and Time) are discussed and methodological designs are suggested as a mean of accessing them in researches. A study conducted with juvenile offenders at treatment facilities is then presented as a way to operationalize the use of this theory in a research activity. The formulation of the research problem, the design of method, and the interpretation of the results are discussed in light of the theoretical and methodological assumptions characteristic of the theory.
id USP-26_c9c67e5f78771d37cded7698f2e599c0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/154613
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativaTheoretical and methodological assumptions of Bioecological Theory of Human Development: a research with juvenile offenders at treatment facilitiesmethodologydevelopmental psychologyjuvenile delinquencymetodologiapsicologia do desenvolvimentoadolescente em conflito com a leiThis article aims: (1) to present the theoretical-methodological assumptions of the Bioecological Theory of Human Development (BTHD); and (2) to report how these assumptions influenced the conduction of a research with juvenile offenders at treatment facilities. The stages of BTHD are presented, highlighting the transformation of a context-centered approach to a theory that emphasizes everyday processes. The elements of the PPCT Model (Process, Person, Context, and Time) are discussed and methodological designs are suggested as a mean of accessing them in researches. A study conducted with juvenile offenders at treatment facilities is then presented as a way to operationalize the use of this theory in a research activity. The formulation of the research problem, the design of method, and the interpretation of the results are discussed in light of the theoretical and methodological assumptions characteristic of the theory.Este artigo tem por objetivos: (1) apresentar os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH); e (2) relatar de que forma esses pressupostos influenciaram a condução de uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa. Apresentam-se as fases da TBDH, destacando-se a transformação de uma abordagem centrada no contexto a uma teoria que enfatiza os processos cotidianos. Os elementos do Modelo PPCT (Processo-Pessoa-Contexto-Tempo) são discutidos e sugerem-se delineamentos metodológicos como forma de acessá-los em uma pesquisa. Um estudo conduzido com adolescentes em medida socioeducativa é apresentado como forma de operacionalizar o uso da teoria em uma atividade investigativa. A formulação do problema de pesquisa, o delineamento do método e a interpretação dos resultados são discutidos à luz dos pressupostos teórico-metodológicos característicos da teoria.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/15461310.1590/0103-656420170115Psicologia USP; v. 29 n. 3 (2018); 363-373Psicologia USP; Vol. 29 No. 3 (2018); 363-373Psicologia USP; Vol. 29 Núm. 3 (2018); 363-3731678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154613/150711https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154613/150713Copyright (c) 2018 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoscioni, ViniciusNascimento, Danielly Bart doRosa, Edinete MariaKoller, Sílvia Helena2019-02-12T14:50:33Zoai:revistas.usp.br:article/154613Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2019-02-12T14:50:33Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
Theoretical and methodological assumptions of Bioecological Theory of Human Development: a research with juvenile offenders at treatment facilities
title Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
spellingShingle Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
Coscioni, Vinicius
methodology
developmental psychology
juvenile delinquency
metodologia
psicologia do desenvolvimento
adolescente em conflito com a lei
title_short Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
title_full Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
title_fullStr Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
title_full_unstemmed Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
title_sort Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
author Coscioni, Vinicius
author_facet Coscioni, Vinicius
Nascimento, Danielly Bart do
Rosa, Edinete Maria
Koller, Sílvia Helena
author_role author
author2 Nascimento, Danielly Bart do
Rosa, Edinete Maria
Koller, Sílvia Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coscioni, Vinicius
Nascimento, Danielly Bart do
Rosa, Edinete Maria
Koller, Sílvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv methodology
developmental psychology
juvenile delinquency
metodologia
psicologia do desenvolvimento
adolescente em conflito com a lei
topic methodology
developmental psychology
juvenile delinquency
metodologia
psicologia do desenvolvimento
adolescente em conflito com a lei
description This article aims: (1) to present the theoretical-methodological assumptions of the Bioecological Theory of Human Development (BTHD); and (2) to report how these assumptions influenced the conduction of a research with juvenile offenders at treatment facilities. The stages of BTHD are presented, highlighting the transformation of a context-centered approach to a theory that emphasizes everyday processes. The elements of the PPCT Model (Process, Person, Context, and Time) are discussed and methodological designs are suggested as a mean of accessing them in researches. A study conducted with juvenile offenders at treatment facilities is then presented as a way to operationalize the use of this theory in a research activity. The formulation of the research problem, the design of method, and the interpretation of the results are discussed in light of the theoretical and methodological assumptions characteristic of the theory.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154613
10.1590/0103-656420170115
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154613
identifier_str_mv 10.1590/0103-656420170115
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154613/150711
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/154613/150713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 29 n. 3 (2018); 363-373
Psicologia USP; Vol. 29 No. 3 (2018); 363-373
Psicologia USP; Vol. 29 Núm. 3 (2018); 363-373
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221955122528256