The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S1678-51771991000100012 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449 |
Resumo: | Trata-se, no presente texto, de ilustrar uma experiência do autor e dos participantes do Laboratório do Psicopedagogia, que ele coordena. Esta consiste no uso de jogos para a análise, teórica e educacional, de termos que se quer importantes ao processo do conhecimento (com ênfase no problema da aprendizagem escolar em Língua Portuguesa ou Matemática). O exemplo aqui apresentado refere-se ao jogo ou quebra-cabeça 'Torre do Hanói" e por seu intermédio são analisados alguns aspectos que Piaget considera em sua teoria do conhecimento. |
id |
USP-26_daa99b37df61ac1379b491c359e6ff82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/34449 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
spelling |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge Torre de Hanói e construção do conhecimento Teoria do conhecimentoProcessos cognitivosPsicologia educacionalJean PiagetKnowledge TheoryCognitive processesEducational psychologyJean Piaget Trata-se, no presente texto, de ilustrar uma experiência do autor e dos participantes do Laboratório do Psicopedagogia, que ele coordena. Esta consiste no uso de jogos para a análise, teórica e educacional, de termos que se quer importantes ao processo do conhecimento (com ênfase no problema da aprendizagem escolar em Língua Portuguesa ou Matemática). O exemplo aqui apresentado refere-se ao jogo ou quebra-cabeça 'Torre do Hanói" e por seu intermédio são analisados alguns aspectos que Piaget considera em sua teoria do conhecimento. The article presents the illustration of the author and participants' experience on the psychopedagogy Laboratory under his coordination. The experience consists on the use of games for the analysis (theoretical and educational) of terms of significance for the knowledge process (with emphasis on the Portuguese Language or Mathematics learning problem). The example here presented refers to the game or puzzle"Hanoi Tower" and through it the author analyses some aspects considered by Piaget in his knowledge theory. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1991-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/3444910.1590/S1678-51771991000100012Psicologia USP; v. 2 n. 1-2 (1991); 125-129Psicologia USP; Vol. 2 No. 1-2 (1991); 125-129Psicologia USP; Vol. 2 Núm. 1-2 (1991); 125-1291678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449/37187Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Lino de2015-01-27T12:46:10Zoai:revistas.usp.br:article/34449Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-01-27T12:46:10Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge Torre de Hanói e construção do conhecimento |
title |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge |
spellingShingle |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge Macedo, Lino de Teoria do conhecimento Processos cognitivos Psicologia educacional Jean Piaget Knowledge Theory Cognitive processes Educational psychology Jean Piaget Macedo, Lino de Teoria do conhecimento Processos cognitivos Psicologia educacional Jean Piaget Knowledge Theory Cognitive processes Educational psychology Jean Piaget |
title_short |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge |
title_full |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge |
title_fullStr |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge |
title_full_unstemmed |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge |
title_sort |
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge |
author |
Macedo, Lino de |
author_facet |
Macedo, Lino de Macedo, Lino de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Lino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria do conhecimento Processos cognitivos Psicologia educacional Jean Piaget Knowledge Theory Cognitive processes Educational psychology Jean Piaget |
topic |
Teoria do conhecimento Processos cognitivos Psicologia educacional Jean Piaget Knowledge Theory Cognitive processes Educational psychology Jean Piaget |
description |
Trata-se, no presente texto, de ilustrar uma experiência do autor e dos participantes do Laboratório do Psicopedagogia, que ele coordena. Esta consiste no uso de jogos para a análise, teórica e educacional, de termos que se quer importantes ao processo do conhecimento (com ênfase no problema da aprendizagem escolar em Língua Portuguesa ou Matemática). O exemplo aqui apresentado refere-se ao jogo ou quebra-cabeça 'Torre do Hanói" e por seu intermédio são analisados alguns aspectos que Piaget considera em sua teoria do conhecimento. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449 10.1590/S1678-51771991000100012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-51771991000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449/37187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 2 n. 1-2 (1991); 125-129 Psicologia USP; Vol. 2 No. 1-2 (1991); 125-129 Psicologia USP; Vol. 2 Núm. 1-2 (1991); 125-129 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1822181730988064768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-51771991000100012 |