The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Lino de
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
DOI: 10.1590/S1678-51771991000100012
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449
Resumo: Trata-se, no presente texto, de ilustrar uma experiência do autor e dos participantes do Laboratório do Psicopedagogia, que ele coordena. Esta consiste no uso de jogos para a análise, teórica e educacional, de termos que se quer importantes ao processo do conhecimento (com ênfase no problema da aprendizagem escolar em Língua Portuguesa ou Matemática). O exemplo aqui apresentado refere-se ao jogo ou quebra-cabeça 'Torre do Hanói" e por seu intermédio são analisados alguns aspectos que Piaget considera em sua teoria do conhecimento.
id USP-26_daa99b37df61ac1379b491c359e6ff82
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34449
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
spelling The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge Torre de Hanói e construção do conhecimento Teoria do conhecimentoProcessos cognitivosPsicologia educacionalJean PiagetKnowledge TheoryCognitive processesEducational psychologyJean Piaget Trata-se, no presente texto, de ilustrar uma experiência do autor e dos participantes do Laboratório do Psicopedagogia, que ele coordena. Esta consiste no uso de jogos para a análise, teórica e educacional, de termos que se quer importantes ao processo do conhecimento (com ênfase no problema da aprendizagem escolar em Língua Portuguesa ou Matemática). O exemplo aqui apresentado refere-se ao jogo ou quebra-cabeça 'Torre do Hanói" e por seu intermédio são analisados alguns aspectos que Piaget considera em sua teoria do conhecimento. The article presents the illustration of the author and participants' experience on the psychopedagogy Laboratory under his coordination. The experience consists on the use of games for the analysis (theoretical and educational) of terms of significance for the knowledge process (with emphasis on the Portuguese Language or Mathematics learning problem). The example here presented refers to the game or puzzle"Hanoi Tower" and through it the author analyses some aspects considered by Piaget in his knowledge theory. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1991-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/3444910.1590/S1678-51771991000100012Psicologia USP; v. 2 n. 1-2 (1991); 125-129Psicologia USP; Vol. 2 No. 1-2 (1991); 125-129Psicologia USP; Vol. 2 Núm. 1-2 (1991); 125-1291678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449/37187Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Lino de2015-01-27T12:46:10Zoai:revistas.usp.br:article/34449Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-01-27T12:46:10Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
Torre de Hanói e construção do conhecimento
title The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
spellingShingle The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
Macedo, Lino de
Teoria do conhecimento
Processos cognitivos
Psicologia educacional
Jean Piaget
Knowledge Theory
Cognitive processes
Educational psychology
Jean Piaget
Macedo, Lino de
Teoria do conhecimento
Processos cognitivos
Psicologia educacional
Jean Piaget
Knowledge Theory
Cognitive processes
Educational psychology
Jean Piaget
title_short The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
title_full The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
title_fullStr The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
title_full_unstemmed The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
title_sort The"Hanoi Tower" and the construction of knowledge
author Macedo, Lino de
author_facet Macedo, Lino de
Macedo, Lino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Lino de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria do conhecimento
Processos cognitivos
Psicologia educacional
Jean Piaget
Knowledge Theory
Cognitive processes
Educational psychology
Jean Piaget
topic Teoria do conhecimento
Processos cognitivos
Psicologia educacional
Jean Piaget
Knowledge Theory
Cognitive processes
Educational psychology
Jean Piaget
description Trata-se, no presente texto, de ilustrar uma experiência do autor e dos participantes do Laboratório do Psicopedagogia, que ele coordena. Esta consiste no uso de jogos para a análise, teórica e educacional, de termos que se quer importantes ao processo do conhecimento (com ênfase no problema da aprendizagem escolar em Língua Portuguesa ou Matemática). O exemplo aqui apresentado refere-se ao jogo ou quebra-cabeça 'Torre do Hanói" e por seu intermédio são analisados alguns aspectos que Piaget considera em sua teoria do conhecimento.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449
10.1590/S1678-51771991000100012
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449
identifier_str_mv 10.1590/S1678-51771991000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34449/37187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 2 n. 1-2 (1991); 125-129
Psicologia USP; Vol. 2 No. 1-2 (1991); 125-129
Psicologia USP; Vol. 2 Núm. 1-2 (1991); 125-129
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1822181730988064768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-51771991000100012