A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alfredo Rodrigues Leite da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carrieri, Alexandre de Pádua, Junquilho, Gelson Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530
Resumo: O objetivo neste artigo é propor um caminho teórico-metodológico que permita o estudo do fazer estratégia em organizações, a partir de uma abordagem inserida na visão da estratégia como prática social, na qual os contextos - macro e microssociais -, bem como suas delimitações, são manifestados pelos sujeitos desde as suas inserções nesses mesmos contextos, nos quais constroem suas práticas. Nessa abordagem, enfatiza-se ora o nível microssocial das práticas que envolvem o fazer das pessoas, ora o nível macrossocial das influências contextuais sobre essas práticas. Isso remete à necessidade de uma delimitação entre os dois níveis, comumente realizada a priori pelo pesquisador (WILSON e JARZABKOWSKI, 2004). Nesse sentido, oferece-se uma proposta que permite reconhecer o espaço dos sujeitos sociais para definir essas delimitações. Para tanto, articulam-se no texto as seguintes contribuições teóricas: reflexões sobre a ideia de gestão como prática social (REED, 1989) e das representações sociais que oferecem uma alternativa para tratar os limites contextuais que envolvem o fazer das pessoas, dentro e fora das organizações (MOSCOVICI, 1961); as estratégias e táticas cotidianas dessas mesmas pessoas que evidenciam maneiras pelas quais os fazeres envolvem relações de interesses convergentes e divergentes (CERTEAU, 1994).
id USP-27_00bf004be72aa549126b525f45f8585f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44530
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianasStrategy as social practice in organizations: links between social representations, strategies and everyday tacticsLa estrategia como práctica social en las organizaciones: articulaciones entre representaciones sociales, estrategias y tácticas cotidianasorganizaçõesprática socialrepresentações sociaisestratégias e táticas cotidianasorganizacionespráctica socialrepresentaciones socialesestrategias y tácticas cotidianasorganizationssocial practicesocial representationseveryday strategies and tacticsO objetivo neste artigo é propor um caminho teórico-metodológico que permita o estudo do fazer estratégia em organizações, a partir de uma abordagem inserida na visão da estratégia como prática social, na qual os contextos - macro e microssociais -, bem como suas delimitações, são manifestados pelos sujeitos desde as suas inserções nesses mesmos contextos, nos quais constroem suas práticas. Nessa abordagem, enfatiza-se ora o nível microssocial das práticas que envolvem o fazer das pessoas, ora o nível macrossocial das influências contextuais sobre essas práticas. Isso remete à necessidade de uma delimitação entre os dois níveis, comumente realizada a priori pelo pesquisador (WILSON e JARZABKOWSKI, 2004). Nesse sentido, oferece-se uma proposta que permite reconhecer o espaço dos sujeitos sociais para definir essas delimitações. Para tanto, articulam-se no texto as seguintes contribuições teóricas: reflexões sobre a ideia de gestão como prática social (REED, 1989) e das representações sociais que oferecem uma alternativa para tratar os limites contextuais que envolvem o fazer das pessoas, dentro e fora das organizações (MOSCOVICI, 1961); as estratégias e táticas cotidianas dessas mesmas pessoas que evidenciam maneiras pelas quais os fazeres envolvem relações de interesses convergentes e divergentes (CERTEAU, 1994).The aim of this article is to propose a theoretical and methodological approach that allows the study of strategizing in organizations. It is based on an approach that regards strategy as a social practice, in which both the macrosocial and microsocial contexts and their boundaries are displayed by the subjects ever since they joined those very contexts in which they conduct their practices. This approach sometimes emphasizes the microsocial level of practices involving the activities of people and, at other times, the macrosocial level of the contextual influences upon these practices. This points to the need to establish boundaries between the two levels, a task usually performed a priori by the researcher (WILSON and JARZABKOWSKI, 2004). Thus, this article offers a proposal that allows one to acknowledge the space of social subjects in order to determine these boundaries. To this end, the following theoretical contributions are linked in the text: thoughts on the idea of management as a social practice (REED, 1989) and of social representations that offer an alternative for dealing with the contextual limitations that involve the activities of people within and outside organizations (MOSCOVICI, 1961); and the everyday strategies and tactics of these very same people, showing ways in which the activities involve the relations of converging and diverging interests (CERTEAU, 1994).El objetivo en este artículo es proponer un camino teórico-metodológico que permita el estudio del hacer estrategia en organizaciones, a partir de un enfoque que considera la estrategia como práctica social, en que los contextos - macro y microsociales - tal como sus delimitaciones son manifestados por los sujetos a partir de sus inserciones en esos mismos contextos, en los que construyen sus prácticas. En este análisis se enfatiza el nivel microsocial de las prácticas que se relacionan con el hacer de las personas, y el nivel macrosocial de las influencias contextuales sobre dichas prácticas. Eso remite a la necesidad de una delimitación entre los dos niveles, comúnmente realizada a priori por el investigador (WILSON y JARZABKOWSKI, 2004). En ese sentido, se ofrece una propuesta que permite reconocer el espacio de los sujetos sociales para definir esas delimitaciones. Para ello, se articulan en el texto las siguientes contribuciones teóricas: reflexiones sobre la idea de gestión como práctica social (REED, 1989) y de las representaciones sociales que ofrecen una alternativa para tratar los límites contextuales que se relacionan con el hacer de las personas dentro y fuera de las organizaciones (MOSCOVICI, 1961); las estrategias y tácticas cotidianas de las personas que evidencian maneras por las cuales los haceres implican relaciones de intereses convergentes y divergentes (CERTEAU, 1994).Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4453010.1590/S0080-21072011000200003Revista de Administração; v. 46 n. 2 (2011); 122-134Revista de Administração; Vol. 46 No. 2 (2011); 122-134Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 2 (2011); 122-1341984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530/48150Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alfredo Rodrigues Leite daCarrieri, Alexandre de PáduaJunquilho, Gelson Silva2015-09-15T16:53:02Zoai:revistas.usp.br:article/44530Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:02Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
Strategy as social practice in organizations: links between social representations, strategies and everyday tactics
La estrategia como práctica social en las organizaciones: articulaciones entre representaciones sociales, estrategias y tácticas cotidianas
title A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
spellingShingle A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
Silva, Alfredo Rodrigues Leite da
organizações
prática social
representações sociais
estratégias e táticas cotidianas
organizaciones
práctica social
representaciones sociales
estrategias y tácticas cotidianas
organizations
social practice
social representations
everyday strategies and tactics
title_short A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
title_full A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
title_fullStr A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
title_full_unstemmed A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
title_sort A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
author Silva, Alfredo Rodrigues Leite da
author_facet Silva, Alfredo Rodrigues Leite da
Carrieri, Alexandre de Pádua
Junquilho, Gelson Silva
author_role author
author2 Carrieri, Alexandre de Pádua
Junquilho, Gelson Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alfredo Rodrigues Leite da
Carrieri, Alexandre de Pádua
Junquilho, Gelson Silva
dc.subject.por.fl_str_mv organizações
prática social
representações sociais
estratégias e táticas cotidianas
organizaciones
práctica social
representaciones sociales
estrategias y tácticas cotidianas
organizations
social practice
social representations
everyday strategies and tactics
topic organizações
prática social
representações sociais
estratégias e táticas cotidianas
organizaciones
práctica social
representaciones sociales
estrategias y tácticas cotidianas
organizations
social practice
social representations
everyday strategies and tactics
description O objetivo neste artigo é propor um caminho teórico-metodológico que permita o estudo do fazer estratégia em organizações, a partir de uma abordagem inserida na visão da estratégia como prática social, na qual os contextos - macro e microssociais -, bem como suas delimitações, são manifestados pelos sujeitos desde as suas inserções nesses mesmos contextos, nos quais constroem suas práticas. Nessa abordagem, enfatiza-se ora o nível microssocial das práticas que envolvem o fazer das pessoas, ora o nível macrossocial das influências contextuais sobre essas práticas. Isso remete à necessidade de uma delimitação entre os dois níveis, comumente realizada a priori pelo pesquisador (WILSON e JARZABKOWSKI, 2004). Nesse sentido, oferece-se uma proposta que permite reconhecer o espaço dos sujeitos sociais para definir essas delimitações. Para tanto, articulam-se no texto as seguintes contribuições teóricas: reflexões sobre a ideia de gestão como prática social (REED, 1989) e das representações sociais que oferecem uma alternativa para tratar os limites contextuais que envolvem o fazer das pessoas, dentro e fora das organizações (MOSCOVICI, 1961); as estratégias e táticas cotidianas dessas mesmas pessoas que evidenciam maneiras pelas quais os fazeres envolvem relações de interesses convergentes e divergentes (CERTEAU, 1994).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530
10.1590/S0080-21072011000200003
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072011000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530/48150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 46 n. 2 (2011); 122-134
Revista de Administração; Vol. 46 No. 2 (2011); 122-134
Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 2 (2011); 122-134
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888961245184