A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530 |
Resumo: | O objetivo neste artigo é propor um caminho teórico-metodológico que permita o estudo do fazer estratégia em organizações, a partir de uma abordagem inserida na visão da estratégia como prática social, na qual os contextos - macro e microssociais -, bem como suas delimitações, são manifestados pelos sujeitos desde as suas inserções nesses mesmos contextos, nos quais constroem suas práticas. Nessa abordagem, enfatiza-se ora o nível microssocial das práticas que envolvem o fazer das pessoas, ora o nível macrossocial das influências contextuais sobre essas práticas. Isso remete à necessidade de uma delimitação entre os dois níveis, comumente realizada a priori pelo pesquisador (WILSON e JARZABKOWSKI, 2004). Nesse sentido, oferece-se uma proposta que permite reconhecer o espaço dos sujeitos sociais para definir essas delimitações. Para tanto, articulam-se no texto as seguintes contribuições teóricas: reflexões sobre a ideia de gestão como prática social (REED, 1989) e das representações sociais que oferecem uma alternativa para tratar os limites contextuais que envolvem o fazer das pessoas, dentro e fora das organizações (MOSCOVICI, 1961); as estratégias e táticas cotidianas dessas mesmas pessoas que evidenciam maneiras pelas quais os fazeres envolvem relações de interesses convergentes e divergentes (CERTEAU, 1994). |
id |
USP-27_00bf004be72aa549126b525f45f8585f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/44530 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianasStrategy as social practice in organizations: links between social representations, strategies and everyday tacticsLa estrategia como práctica social en las organizaciones: articulaciones entre representaciones sociales, estrategias y tácticas cotidianasorganizaçõesprática socialrepresentações sociaisestratégias e táticas cotidianasorganizacionespráctica socialrepresentaciones socialesestrategias y tácticas cotidianasorganizationssocial practicesocial representationseveryday strategies and tacticsO objetivo neste artigo é propor um caminho teórico-metodológico que permita o estudo do fazer estratégia em organizações, a partir de uma abordagem inserida na visão da estratégia como prática social, na qual os contextos - macro e microssociais -, bem como suas delimitações, são manifestados pelos sujeitos desde as suas inserções nesses mesmos contextos, nos quais constroem suas práticas. Nessa abordagem, enfatiza-se ora o nível microssocial das práticas que envolvem o fazer das pessoas, ora o nível macrossocial das influências contextuais sobre essas práticas. Isso remete à necessidade de uma delimitação entre os dois níveis, comumente realizada a priori pelo pesquisador (WILSON e JARZABKOWSKI, 2004). Nesse sentido, oferece-se uma proposta que permite reconhecer o espaço dos sujeitos sociais para definir essas delimitações. Para tanto, articulam-se no texto as seguintes contribuições teóricas: reflexões sobre a ideia de gestão como prática social (REED, 1989) e das representações sociais que oferecem uma alternativa para tratar os limites contextuais que envolvem o fazer das pessoas, dentro e fora das organizações (MOSCOVICI, 1961); as estratégias e táticas cotidianas dessas mesmas pessoas que evidenciam maneiras pelas quais os fazeres envolvem relações de interesses convergentes e divergentes (CERTEAU, 1994).The aim of this article is to propose a theoretical and methodological approach that allows the study of strategizing in organizations. It is based on an approach that regards strategy as a social practice, in which both the macrosocial and microsocial contexts and their boundaries are displayed by the subjects ever since they joined those very contexts in which they conduct their practices. This approach sometimes emphasizes the microsocial level of practices involving the activities of people and, at other times, the macrosocial level of the contextual influences upon these practices. This points to the need to establish boundaries between the two levels, a task usually performed a priori by the researcher (WILSON and JARZABKOWSKI, 2004). Thus, this article offers a proposal that allows one to acknowledge the space of social subjects in order to determine these boundaries. To this end, the following theoretical contributions are linked in the text: thoughts on the idea of management as a social practice (REED, 1989) and of social representations that offer an alternative for dealing with the contextual limitations that involve the activities of people within and outside organizations (MOSCOVICI, 1961); and the everyday strategies and tactics of these very same people, showing ways in which the activities involve the relations of converging and diverging interests (CERTEAU, 1994).El objetivo en este artículo es proponer un camino teórico-metodológico que permita el estudio del hacer estrategia en organizaciones, a partir de un enfoque que considera la estrategia como práctica social, en que los contextos - macro y microsociales - tal como sus delimitaciones son manifestados por los sujetos a partir de sus inserciones en esos mismos contextos, en los que construyen sus prácticas. En este análisis se enfatiza el nivel microsocial de las prácticas que se relacionan con el hacer de las personas, y el nivel macrosocial de las influencias contextuales sobre dichas prácticas. Eso remite a la necesidad de una delimitación entre los dos niveles, comúnmente realizada a priori por el investigador (WILSON y JARZABKOWSKI, 2004). En ese sentido, se ofrece una propuesta que permite reconocer el espacio de los sujetos sociales para definir esas delimitaciones. Para ello, se articulan en el texto las siguientes contribuciones teóricas: reflexiones sobre la idea de gestión como práctica social (REED, 1989) y de las representaciones sociales que ofrecen una alternativa para tratar los límites contextuales que se relacionan con el hacer de las personas dentro y fuera de las organizaciones (MOSCOVICI, 1961); las estrategias y tácticas cotidianas de las personas que evidencian maneras por las cuales los haceres implican relaciones de intereses convergentes y divergentes (CERTEAU, 1994).Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4453010.1590/S0080-21072011000200003Revista de Administração; v. 46 n. 2 (2011); 122-134Revista de Administração; Vol. 46 No. 2 (2011); 122-134Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 2 (2011); 122-1341984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530/48150Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alfredo Rodrigues Leite daCarrieri, Alexandre de PáduaJunquilho, Gelson Silva2015-09-15T16:53:02Zoai:revistas.usp.br:article/44530Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:02Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas Strategy as social practice in organizations: links between social representations, strategies and everyday tactics La estrategia como práctica social en las organizaciones: articulaciones entre representaciones sociales, estrategias y tácticas cotidianas |
title |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas |
spellingShingle |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas Silva, Alfredo Rodrigues Leite da organizações prática social representações sociais estratégias e táticas cotidianas organizaciones práctica social representaciones sociales estrategias y tácticas cotidianas organizations social practice social representations everyday strategies and tactics |
title_short |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas |
title_full |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas |
title_fullStr |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas |
title_full_unstemmed |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas |
title_sort |
A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas |
author |
Silva, Alfredo Rodrigues Leite da |
author_facet |
Silva, Alfredo Rodrigues Leite da Carrieri, Alexandre de Pádua Junquilho, Gelson Silva |
author_role |
author |
author2 |
Carrieri, Alexandre de Pádua Junquilho, Gelson Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alfredo Rodrigues Leite da Carrieri, Alexandre de Pádua Junquilho, Gelson Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organizações prática social representações sociais estratégias e táticas cotidianas organizaciones práctica social representaciones sociales estrategias y tácticas cotidianas organizations social practice social representations everyday strategies and tactics |
topic |
organizações prática social representações sociais estratégias e táticas cotidianas organizaciones práctica social representaciones sociales estrategias y tácticas cotidianas organizations social practice social representations everyday strategies and tactics |
description |
O objetivo neste artigo é propor um caminho teórico-metodológico que permita o estudo do fazer estratégia em organizações, a partir de uma abordagem inserida na visão da estratégia como prática social, na qual os contextos - macro e microssociais -, bem como suas delimitações, são manifestados pelos sujeitos desde as suas inserções nesses mesmos contextos, nos quais constroem suas práticas. Nessa abordagem, enfatiza-se ora o nível microssocial das práticas que envolvem o fazer das pessoas, ora o nível macrossocial das influências contextuais sobre essas práticas. Isso remete à necessidade de uma delimitação entre os dois níveis, comumente realizada a priori pelo pesquisador (WILSON e JARZABKOWSKI, 2004). Nesse sentido, oferece-se uma proposta que permite reconhecer o espaço dos sujeitos sociais para definir essas delimitações. Para tanto, articulam-se no texto as seguintes contribuições teóricas: reflexões sobre a ideia de gestão como prática social (REED, 1989) e das representações sociais que oferecem uma alternativa para tratar os limites contextuais que envolvem o fazer das pessoas, dentro e fora das organizações (MOSCOVICI, 1961); as estratégias e táticas cotidianas dessas mesmas pessoas que evidenciam maneiras pelas quais os fazeres envolvem relações de interesses convergentes e divergentes (CERTEAU, 1994). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530 10.1590/S0080-21072011000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-21072011000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44530/48150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração; v. 46 n. 2 (2011); 122-134 Revista de Administração; Vol. 46 No. 2 (2011); 122-134 Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 2 (2011); 122-134 1984-6142 0080-2107 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1800222888961245184 |