Estratégia, competências e desempenho em empresas de pet shop: evidências de um levantamento em Curitiba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/51908 |
Resumo: | No presente estudo, busca-se examinar a influência da combinação do ambiente percebido, das competências empresariais e do desempenho obtido na determinação da estratégia adotada por pequenas empresas representadas por lojas de comércio e prestação de serviços para animais de estimação - pet shops - em Curitiba (Paraná). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado dividido em cinco blocos. Foi possível identificar todos os quatro tipos de estratégia propostas pela tipologia de Miles e Snow (1978). A maioria das empresas pesquisadas adota a estratégia prospectora; em seguida aparecem as empresas que adotam a estratégia analítica e a estratégia defensiva; a postura reativa mostrou ser o comportamento estratégico menos adotado no setor. Na percepção dos respondentes, verificou-se que o ambiente do setor foi único, independentemente do tipo de estratégia adotada, caracterizando-se como complexo e pouco previsível; o mercado é dinâmico, mas mostra-se favorável ao crescimento. Em termos dos resultados organizacionais, apesar dos diferentes tipos de estratégia adotados, todos os respondentes afirmam, sem possibilidade de distinção, estar satisfeitos tanto com os resultados da gestão como com os resultados econômicos alcançados por suas empresas. Em termos de competências, o setor de pet shop enfatiza as competências gerenciais, as competências em serviços tradicionais e a competência em serviços de guarda de animais. |
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Estratégia, competências e desempenho em empresas de pet shop: evidências de um levantamento em Curitiba Strategy, skills and performance in the pet shop business: the evidence of a survey in Curitiba Estrategia, competencias y desempeño en empresas de pet shop: evidencias de un estudio en Curitiba strategycompetenciespet shopestrategiacompetenciastiendas de comercio y servicios para mascotasestratégiacompetênciaspet shop No presente estudo, busca-se examinar a influência da combinação do ambiente percebido, das competências empresariais e do desempenho obtido na determinação da estratégia adotada por pequenas empresas representadas por lojas de comércio e prestação de serviços para animais de estimação - pet shops - em Curitiba (Paraná). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado dividido em cinco blocos. Foi possível identificar todos os quatro tipos de estratégia propostas pela tipologia de Miles e Snow (1978). A maioria das empresas pesquisadas adota a estratégia prospectora; em seguida aparecem as empresas que adotam a estratégia analítica e a estratégia defensiva; a postura reativa mostrou ser o comportamento estratégico menos adotado no setor. Na percepção dos respondentes, verificou-se que o ambiente do setor foi único, independentemente do tipo de estratégia adotada, caracterizando-se como complexo e pouco previsível; o mercado é dinâmico, mas mostra-se favorável ao crescimento. Em termos dos resultados organizacionais, apesar dos diferentes tipos de estratégia adotados, todos os respondentes afirmam, sem possibilidade de distinção, estar satisfeitos tanto com os resultados da gestão como com os resultados econômicos alcançados por suas empresas. Em termos de competências, o setor de pet shop enfatiza as competências gerenciais, as competências em serviços tradicionais e a competência em serviços de guarda de animais. This study examines the influence of the combination of the perceived environment, entrepreneurial skills and performance achieved in determining the strategy adopted by small businesses represented by shops and services for pets (pet shops) in the city of Curitiba, Paraná State, Brazil. Data collection was carried out using a structured questionnaire divided into five blocks. It was possible to identify all four types of strategy proposed in the Miles and Snow typology (1978). Most of the surveyed companies adopt the prospecting strategy, followed by those that adopt the analytical strategy and the defensive strategy; the reactive posture proved to be the least adopted strategic behavior in the industry. In the perception of the respondents, the industry's environment is unique, regardless of the type of strategy adopted, and is characterized as complex and somewhat predictable; the market is dynamic, but growth oriented. In terms of organizational results, despite the different types of strategy adopted, all respondents claim that they are satisfied with both the management results and financial results of their companies. As for competencies, the pet shop industry emphasizes managerial competencies, traditional service competencies, and animal custody competencies. En este estudio se analiza la influencia de la combinación del entorno percibido, de la capacidad empresarial y de los resultados alcanzados para determinar la estrategia adoptada por pequeñas empresas representadas por tiendas de comercio y prestación de servicios para mascotas - pet shops - en Curitiba, estado de Paraná, Brasil. Se realizó la recopilación de datos por medio de un cuestionario estructurado compuesto por cinco bloques. Se pudo identificar todos los cuatro tipos de estrategias propuestos por la tipología de Miles y Snow (1978). La mayor parte de las empresas estudiadas adopta la estrategia de prospección, seguidas por las empresas que adoptan la estrategia analítica y la estrategia defensiva; la actitud reactiva resultó ser el comportamiento estratégico menos adoptado en el sector. En la percepción de los encuestados se observó que el entorno del sector fue único, independientemente de la estrategia adoptada, y caracterizado como complejo y poco previsible; el mercado es dinámico, sin embargo resulta favorable al crecimiento. En términos de resultados organizacionales, a pesar de los diferentes tipos de estrategia adoptados, todos los encuestados afirman, sin distinción, que están satisfechos tanto con los resultados de la gestión como con los resultados económicos alcanzados por sus empresas. En cuanto a las competencias, las empresas de pet shop ponen de relieve las competencias de gestión, las competencias en servicios tradicionales y la competencia en servicios de guardería para mascotas. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/5190810.5700/rausp1062Revista de Administração; v. 47 n. 4 (2012); 609-623 Revista de Administração; Vol. 47 No. 4 (2012); 609-623 Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 4 (2012); 609-623 1984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/51908/55960Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeinado, JurandirFernandes, Bruno Henrique Rocha2015-09-15T16:52:45Zoai:revistas.usp.br:article/51908Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:45Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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