Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Hugo Pena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Borges-Andrade,Jairo Eduardo, Guimarães,Tomás de Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000400002
Resumo: Na pesquisa aqui relatada, objetivou-se verificar a existência de relações preditivas entre as competências expressas por gerentes de agências bancárias, a percepção deles sobre o suporte organizacional, o número de horas dedicadas por eles a treinamentos e o desempenho das agências em que atuam. Valeu-se de questionários estruturados para coleta de dados primários, sendo a amostra constituída por 186 gerentes de agências e 77 superintendentes regionais do Banco do Brasil. Utilizaram-se, também, dados secundários sobre o desempenho das agências em seis dimensões: resultado econômico, estratégia e operações, sociedade, clientes, processos e comportamento organizacional. Foram realizadas análises de regressão padrão para teste do modelo de investigação. As competências relativas à gestão estratégica e à gestão financeira revelaram-se preditoras de diferentes dimensões do desempenho das agências. Outras competências (gestão de processos e gestão socioambiental), o número de horas dedicadas a treinamentos e a percepção dos gestores acerca das práticas de gestão de desempenho da empresa (uma dimensão do suporte organizacional) apresentaram efeitos menos abrangentes. Depois de isolados os efeitos de variáveis de controle, as variâncias explicadas pelos referidos preditores situaram-se entre 2,2% e 6,8%. Recaiu sobre o desempenho da agência na perspectiva clientes o menor percentual de explicação e sobre o desempenho nas perspectivas resultado econômico e estratégia e operações a maior variância explicada. Ao final, são discutidas implicações dos resultados e apresentadas recomendações práticas.
id USP-27_08acf62efc2f2ab076797d9dcfb6e6c4
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-21072012000400002
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamentocompetências gerenciaispercepção de suporte organizacionaltreinamentodesempenho organizacionalNa pesquisa aqui relatada, objetivou-se verificar a existência de relações preditivas entre as competências expressas por gerentes de agências bancárias, a percepção deles sobre o suporte organizacional, o número de horas dedicadas por eles a treinamentos e o desempenho das agências em que atuam. Valeu-se de questionários estruturados para coleta de dados primários, sendo a amostra constituída por 186 gerentes de agências e 77 superintendentes regionais do Banco do Brasil. Utilizaram-se, também, dados secundários sobre o desempenho das agências em seis dimensões: resultado econômico, estratégia e operações, sociedade, clientes, processos e comportamento organizacional. Foram realizadas análises de regressão padrão para teste do modelo de investigação. As competências relativas à gestão estratégica e à gestão financeira revelaram-se preditoras de diferentes dimensões do desempenho das agências. Outras competências (gestão de processos e gestão socioambiental), o número de horas dedicadas a treinamentos e a percepção dos gestores acerca das práticas de gestão de desempenho da empresa (uma dimensão do suporte organizacional) apresentaram efeitos menos abrangentes. Depois de isolados os efeitos de variáveis de controle, as variâncias explicadas pelos referidos preditores situaram-se entre 2,2% e 6,8%. Recaiu sobre o desempenho da agência na perspectiva clientes o menor percentual de explicação e sobre o desempenho nas perspectivas resultado econômico e estratégia e operações a maior variância explicada. Ao final, são discutidas implicações dos resultados e apresentadas recomendações práticas.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000400002Revista de Administração (São Paulo) v.47 n.4 2012reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1056info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Hugo PenaBorges-Andrade,Jairo EduardoGuimarães,Tomás de Aquinopor2013-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072012000400002Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2013-01-07T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
spellingShingle Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
Brandão,Hugo Pena
competências gerenciais
percepção de suporte organizacional
treinamento
desempenho organizacional
title_short Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title_full Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title_fullStr Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title_full_unstemmed Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title_sort Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
author Brandão,Hugo Pena
author_facet Brandão,Hugo Pena
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Guimarães,Tomás de Aquino
author_role author
author2 Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Guimarães,Tomás de Aquino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Hugo Pena
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Guimarães,Tomás de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv competências gerenciais
percepção de suporte organizacional
treinamento
desempenho organizacional
topic competências gerenciais
percepção de suporte organizacional
treinamento
desempenho organizacional
description Na pesquisa aqui relatada, objetivou-se verificar a existência de relações preditivas entre as competências expressas por gerentes de agências bancárias, a percepção deles sobre o suporte organizacional, o número de horas dedicadas por eles a treinamentos e o desempenho das agências em que atuam. Valeu-se de questionários estruturados para coleta de dados primários, sendo a amostra constituída por 186 gerentes de agências e 77 superintendentes regionais do Banco do Brasil. Utilizaram-se, também, dados secundários sobre o desempenho das agências em seis dimensões: resultado econômico, estratégia e operações, sociedade, clientes, processos e comportamento organizacional. Foram realizadas análises de regressão padrão para teste do modelo de investigação. As competências relativas à gestão estratégica e à gestão financeira revelaram-se preditoras de diferentes dimensões do desempenho das agências. Outras competências (gestão de processos e gestão socioambiental), o número de horas dedicadas a treinamentos e a percepção dos gestores acerca das práticas de gestão de desempenho da empresa (uma dimensão do suporte organizacional) apresentaram efeitos menos abrangentes. Depois de isolados os efeitos de variáveis de controle, as variâncias explicadas pelos referidos preditores situaram-se entre 2,2% e 6,8%. Recaiu sobre o desempenho da agência na perspectiva clientes o menor percentual de explicação e sobre o desempenho nas perspectivas resultado econômico e estratégia e operações a maior variância explicada. Ao final, são discutidas implicações dos resultados e apresentadas recomendações práticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5700/rausp1056
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) v.47 n.4 2012
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1748936716543066112