Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48223 |
Resumo: | Negócios Inclusivos é um termo adotado para explicar as organizações que visam solucionar problemas sociais com eficiência e sustentabilidade financeira. Pode-se dizer que Negócios Inclusivos são aqueles voltados à geração de oportunidades de emprego e renda para grupos com baixa mobilidade no mercado de trabalho, dentro dos padrões do chamado "trabalho decente" e de forma auto-sustentável, estabelecendo relações com organizações empresariais privadas tradicionais na condição de fornecedores ou distribuidores de seus produtos ou serviços. No presente artigo, procura-se discutir as diferentes concepções que aparecem na literatura científica sobre Negócios Inclusivos, bem como analisam-se dados provenientes de pesquisa realizada com públicos participantes de seminários sobre Responsabilidade Social Empresarial promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Essa análise revela que perspectivas, riscos e idealizações semelhantes às presentes na teorização sobre Negócios Inclusivos também podem ser encontrados entre indivíduos envolvidos na gestão de projetos de responsabilidade social empresarial, mesmo que para eles essa denominação seja uma novidade. A ligação entre empresas e pobreza, sobretudo pelos caminhos dos Negócios Inclusivos, parece cheia de tropeços e armadilhas no contexto brasileiro. |
id |
USP-27_0a648cca59fd2c5bdafe8ce0a0b90471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/48223 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiroInclusive business and poverty: prospects in the Brazilian contextNegocios inclusivos y pobreza: perspectivas en el contexto brasileñonegócios inclusivosmercados inclusivosempresa socialpobrezanegocios inclusivosmercados inclusivosempresa socialpobrezainclusive businessinclusive marketssocial enterprisepovertyNegócios Inclusivos é um termo adotado para explicar as organizações que visam solucionar problemas sociais com eficiência e sustentabilidade financeira. Pode-se dizer que Negócios Inclusivos são aqueles voltados à geração de oportunidades de emprego e renda para grupos com baixa mobilidade no mercado de trabalho, dentro dos padrões do chamado "trabalho decente" e de forma auto-sustentável, estabelecendo relações com organizações empresariais privadas tradicionais na condição de fornecedores ou distribuidores de seus produtos ou serviços. No presente artigo, procura-se discutir as diferentes concepções que aparecem na literatura científica sobre Negócios Inclusivos, bem como analisam-se dados provenientes de pesquisa realizada com públicos participantes de seminários sobre Responsabilidade Social Empresarial promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Essa análise revela que perspectivas, riscos e idealizações semelhantes às presentes na teorização sobre Negócios Inclusivos também podem ser encontrados entre indivíduos envolvidos na gestão de projetos de responsabilidade social empresarial, mesmo que para eles essa denominação seja uma novidade. A ligação entre empresas e pobreza, sobretudo pelos caminhos dos Negócios Inclusivos, parece cheia de tropeços e armadilhas no contexto brasileiro.Inclusive business is a term currently used to explain the organizations that aim to solve social problems with efficiency and financial sustainability by means of market mechanisms. It can be said that inclusive businesses are those targeted at generating employment and income for groups with little or no market mobility, in keeping with the standards of so-called "decent jobs" and in a self-sustaining manner, i.e., generating profit for the enterprises, and establishing relationships with typical business organizations as suppliers of products and services or in the distribution of this type of production. This article discusses the different concepts found in the scientific literature on inclusive businesses. It also analyses data from a survey conducted with the audiences of Social Corporate Responsibility seminars held by FIEMG. This analysis reveals that prospects, risks and idealizations similar to those found in inclusive business theories can also be found among individuals that run social corporate responsibility projects, even if this designation is new for them. The connection between companies and poverty, especially in relation to inclusive businesses, seems full of stumbling blocks and traps in the Brazilian context.Negocios inclusivos es un término adoptado para explicar las organizaciones que tienen como objetivo solucionar problemas sociales con eficiencia y sostenibilidad financiera. Se puede decir que los negocios inclusivos son aquellos dirigidos a generar oportunidades de empleo e ingresos para grupos con baja movilidad en el mercado de trabajo, dentro de los estándares del denominado "trabajo decente" y de forma autosostenible, estableciendo relaciones con organizaciones empresariales privadas tradicionales, en la condición de proveedores o distribuidores de sus productos o servicios. En este artículo se analizan las diferentes concepciones que aparecen en la literatura científica sobre negocios inclusivos, así como los datos provenientes de encuestas con el público participante en los seminarios sobre Responsabilidad Social Empresarial promovidos por la FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Dicho análisis revela que perspectivas, riesgos e idealizaciones semejantes a los que se observan en la teorización sobre negocios inclusivos también se pueden encontrar entre individuos involucrados en la gestión de proyectos de responsabilidad social empresarial, aunque para ellos esa denominación sea una novedad. La relación entre empresas y pobreza, sobre todo en los caminos de los negocios inclusivos, parece llena de tropiezos y trampas en el contexto brasileño.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4822310.1590/S0080-21072012000300006Revista de Administração; v. 47 n. 3 (2012); 410-421Revista de Administração; Vol. 47 No. 3 (2012); 410-421Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 3 (2012); 410-4211984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48223/52058Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodósio, Armindo dos Santos de SousaComini, Graziella2015-09-15T16:52:48Zoai:revistas.usp.br:article/48223Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:48Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro Inclusive business and poverty: prospects in the Brazilian context Negocios inclusivos y pobreza: perspectivas en el contexto brasileño |
title |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro |
spellingShingle |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa negócios inclusivos mercados inclusivos empresa social pobreza negocios inclusivos mercados inclusivos empresa social pobreza inclusive business inclusive markets social enterprise poverty |
title_short |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro |
title_full |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro |
title_fullStr |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro |
title_full_unstemmed |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro |
title_sort |
Negócios inclusivos e pobreza: perspectivas no contexto brasileiro |
author |
Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa |
author_facet |
Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa Comini, Graziella |
author_role |
author |
author2 |
Comini, Graziella |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa Comini, Graziella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
negócios inclusivos mercados inclusivos empresa social pobreza negocios inclusivos mercados inclusivos empresa social pobreza inclusive business inclusive markets social enterprise poverty |
topic |
negócios inclusivos mercados inclusivos empresa social pobreza negocios inclusivos mercados inclusivos empresa social pobreza inclusive business inclusive markets social enterprise poverty |
description |
Negócios Inclusivos é um termo adotado para explicar as organizações que visam solucionar problemas sociais com eficiência e sustentabilidade financeira. Pode-se dizer que Negócios Inclusivos são aqueles voltados à geração de oportunidades de emprego e renda para grupos com baixa mobilidade no mercado de trabalho, dentro dos padrões do chamado "trabalho decente" e de forma auto-sustentável, estabelecendo relações com organizações empresariais privadas tradicionais na condição de fornecedores ou distribuidores de seus produtos ou serviços. No presente artigo, procura-se discutir as diferentes concepções que aparecem na literatura científica sobre Negócios Inclusivos, bem como analisam-se dados provenientes de pesquisa realizada com públicos participantes de seminários sobre Responsabilidade Social Empresarial promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Essa análise revela que perspectivas, riscos e idealizações semelhantes às presentes na teorização sobre Negócios Inclusivos também podem ser encontrados entre indivíduos envolvidos na gestão de projetos de responsabilidade social empresarial, mesmo que para eles essa denominação seja uma novidade. A ligação entre empresas e pobreza, sobretudo pelos caminhos dos Negócios Inclusivos, parece cheia de tropeços e armadilhas no contexto brasileiro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48223 10.1590/S0080-21072012000300006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48223 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-21072012000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/48223/52058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração; v. 47 n. 3 (2012); 410-421 Revista de Administração; Vol. 47 No. 3 (2012); 410-421 Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 3 (2012); 410-421 1984-6142 0080-2107 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1800222889090220032 |