Avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação: análise da experiência com a seleção de alunos para programa de iniciação científica
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44484 |
Resumo: | Na pesquisa apresentada neste artigo, analisaram-se a disponibilidade e a eficácia de referenciais teóricos que corroboram a avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação. As fontes, objeto da pesquisa, foram as que tratam de competências informacionais decompostas em conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas. Para a validação dos referenciais teóricos, realizou-se uma pesquisa exploratória empregando o estudo de caso como procedimento técnico. Este, envolveu o desenvolvimento e a aplicação de um instrumento para análise de competências informacionais para o processo de avaliação e seleção de alunos-candidatos ao programa de iniciação científica de uma instituição de ensino superior (IES). O experimento, conduzido por pesquisadores e docentes-pesquisadores da IES com interesse na seleção de alunos para iniciação científica, demonstrou a importância de referenciais teóricos que apresentam de forma decomposta as competências que se deseja avaliar. Essas fontes de informação foram muito úteis ao processo de discussão e fomento de idéias sobre conhecimentos, habilidades e atitudes a serem analisadas, com forte influência nos aspectos centrais a serem abordados, bem como na abrangência das questões do instrumento para a avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação. |
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Avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação: análise da experiência com a seleção de alunos para programa de iniciação científicaEvaluación de las habilidades necesarias para los trabajadores de la información: análisis de la experiencia de selección de estudiantes para programa de iniciación científicainformation workercompetencecompetence analysescompetence based managementpeople evaluationtrabajador de la informacióncompetenciaanálisis de competenciagestión por competenciaevaluación de personastrabalhador da informaçãocompetênciaanálise de competênciagestão por competênciaavaliação de pessoasNa pesquisa apresentada neste artigo, analisaram-se a disponibilidade e a eficácia de referenciais teóricos que corroboram a avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação. As fontes, objeto da pesquisa, foram as que tratam de competências informacionais decompostas em conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas. Para a validação dos referenciais teóricos, realizou-se uma pesquisa exploratória empregando o estudo de caso como procedimento técnico. Este, envolveu o desenvolvimento e a aplicação de um instrumento para análise de competências informacionais para o processo de avaliação e seleção de alunos-candidatos ao programa de iniciação científica de uma instituição de ensino superior (IES). O experimento, conduzido por pesquisadores e docentes-pesquisadores da IES com interesse na seleção de alunos para iniciação científica, demonstrou a importância de referenciais teóricos que apresentam de forma decomposta as competências que se deseja avaliar. Essas fontes de informação foram muito úteis ao processo de discussão e fomento de idéias sobre conhecimentos, habilidades e atitudes a serem analisadas, com forte influência nos aspectos centrais a serem abordados, bem como na abrangência das questões do instrumento para a avaliação de competências requeridas aos trabalhadores da informação.En la investigación que se presenta en este artículo, se analizaron la disponibilidad y la eficacia de marcos teóricos que corroboran la evaluación de las habilidades necesarias para los trabajadores de información. Las fuentes, objeto de la investigación, tratan de competencias en información descompuestas en conocimientos, capacidades y actitudes necesarias. Para dar validez al marco teórico, se realizó una investigación exploratoria en que se empleó el estudio de caso como procedimiento técnico. Aquí tuvieron lugar el desarrollo y la aplicación de una herramienta para análisis de habilidades en información en un proceso de evaluación y selección de alumnos candidatos al programa de iniciación científica de una institución de educación superior (IES). El experimento, llevado a cabo por investigadores y profesores investigadores de la institución, con interés en la selección de estudiantes para programa de iniciación científica, demostró la importancia de marcos teóricos que presentan de manera descompuesta las habilidades que se pretenden evaluar. Dichas fuentes de información fueron muy útiles en el proceso de discusión y promoción de ideas acerca de los conocimientos, habilidades y actitudes para análisis, y presentaron fuerte influencia en los aspectos fundamentales, así como en la amplitud de las cuestiones del instrumento para la evaluación de habilidades necesarias para los trabajadores de la información.The research analyzed the existence and efficacy of theoretical references that help the evaluation of required information workers competences. The research sources were the ones that deal with information competences decomposed in required knowledge, abilities and attitudes. The method for validation of the references evolved of an experiment of development and application of an instrument for information competences analyses to be used for processes of evaluation and selection of students-candidates for a scientific program for a higher education institution (HEI). The experiment was conducted by researches and teachers-researches of the HEI with interest in the student selection for scientific research program, and it showed the importance of theoretical references that present in a decomposed way the competences that should be analyzed. The information sources were very useful to the process of ideas discussion about knowledge, abilities and attitudes to be analyzed, with a great influence in the key aspects to be analyzed, as well as in the scope of the instrument questions to the competences evaluation required to information workers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4448410.1590/S0080-21072008000400002Revista de Administração; v. 43 n. 4 (2008); 301-314Revista de Administração; Vol. 43 No. 4 (2008); 301-314Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 4 (2008); 301-3141984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44484/48104Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSordi, José Osvaldo DeAzevedo, Marcia Carvalho de2015-09-15T16:53:17Zoai:revistas.usp.br:article/44484Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:17Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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