Corruption in organizations: moral perception of enterprises according to education, age, and gender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renato Almeida dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guevara, Arnoldo Jose de Hoyos, Amorim, Maria Cristina Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/55831
Resumo: A corrupção organizacional é um fenômeno de natureza sistêmica, pode ser abordada de muitas formas e, entre essas, na óptica da literatura sobre compliance, é entendida como a reflexão sobre as causas e a mitigação da corrupção, bem como sobre os instrumentos para a promoção de ambientes éticos. Na base da compliance está a percepção moral do indivíduo quando exposto aos dilemas éticos. O objetivo no presente trabalho é avaliar o impacto do nível de instrução, da idade e do gênero na percepção moral nas organizações. Para essa finalidade, são utilizados dados secundários, cedidos pela ICTS Global, empresa internacional especializada em redução de riscos ao patrimônio, reputação, informações e vida humana. Realizam-se análises estatísticas exploratórias procurando as relações entre as variáveis indicadoras do índice de análise de aderência à ética empresarial (AAEE) da ICTS Global. Trata-se de análise descritiva baseada em amostra não probabilística por conveniência, realizada entre os anos de 2004 e 2008, com funcionários e candidatos de 74 empresas privadas situadas no Brasil; o número final de indivíduos pesquisados totalizou 7.574. Os resultados indicam que a variável instrução exerce maior influência nos indicadores de percepção moral: quanto menor o grau de instrução, menor a percepção do que é errado. Na análise detalhada dos indicadores de percepção moral, os resultados mostram diferenças comparativas interessantes conforme os perfis dos profissionais e as variáveis analisadas (gênero, idade e grau de instrução).
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spelling Corruption in organizations: moral perception of enterprises according to education, age, and gender Corrupção nas organizações privadas: análise da percepção moral segundo gênero, idade e grau de instrução La corrupción en las organizaciones privadas: análisis de la percepción moral según el género, la edad y el grado de instrucción complianceética nas organizaçõesgovernançacomplianceética en las organizacionesgobernanzacomplianceorganizational ethicsgovernance A corrupção organizacional é um fenômeno de natureza sistêmica, pode ser abordada de muitas formas e, entre essas, na óptica da literatura sobre compliance, é entendida como a reflexão sobre as causas e a mitigação da corrupção, bem como sobre os instrumentos para a promoção de ambientes éticos. Na base da compliance está a percepção moral do indivíduo quando exposto aos dilemas éticos. O objetivo no presente trabalho é avaliar o impacto do nível de instrução, da idade e do gênero na percepção moral nas organizações. Para essa finalidade, são utilizados dados secundários, cedidos pela ICTS Global, empresa internacional especializada em redução de riscos ao patrimônio, reputação, informações e vida humana. Realizam-se análises estatísticas exploratórias procurando as relações entre as variáveis indicadoras do índice de análise de aderência à ética empresarial (AAEE) da ICTS Global. Trata-se de análise descritiva baseada em amostra não probabilística por conveniência, realizada entre os anos de 2004 e 2008, com funcionários e candidatos de 74 empresas privadas situadas no Brasil; o número final de indivíduos pesquisados totalizou 7.574. Os resultados indicam que a variável instrução exerce maior influência nos indicadores de percepção moral: quanto menor o grau de instrução, menor a percepção do que é errado. Na análise detalhada dos indicadores de percepção moral, os resultados mostram diferenças comparativas interessantes conforme os perfis dos profissionais e as variáveis analisadas (gênero, idade e grau de instrução). Corruption in organizations is a well-studied systemic phenomenon that may be approached in different ways. One of these is through the perspective adopted in compliance literature, understood as a reflection about the causes and the mitigation of corruption, as well the tools to promote an ethical environment. The basis of compliance is the moral perception of the person when exposed to ethical dilemmas. The purpose of this work is determine the relative relevance of education, age, and gender in the moral perception of businesses. Our statistical analysis is based on secondary data provided by ICTS Global, an international company specializing in the reduction of risks involving human life, business goals, assets, information, and reputation. We carried out an exploratory statistical analysis on data concerning variable indicators of the index of analyses of adherence to enterprise ethics (AAEE) from ICTS Global. Our research was based on a non-probabilistic by convenience sample composed of interviews carried out between 2004 and 2008 with employees and candidates from 74 Brazilian private enterprises. The final number of people interviewed totaled 7,574. The results indicate that the education variable exerts more influence on the moral perception indicators: the lower the level of education, the lower the perception of wrongdoing. On the other hand, more detailed analyses of the indicators of moral perception show interesting differences related to the profile of the professionals as well as the variables analyzed (gender, age, and education). La corrupción organizacional es un fenómeno de naturaleza sistémica y se puede enfocar de diversas formas. Entre esas, de acuerdo con la literatura sobre compliance, se entiende como una reflexión a respecto de las causas y la mitigación de la corrupción, así como sobre los medios para la consolidación de ambientes éticos. En la base de las ideas de compliance está la percepción moral del individuo cuando expuesto a dilemas éticos. El objetivo en el presente trabajo es evaluar el impacto del nivel de instrucción, la edad y el género en la percepción moral en las organizaciones. Para esta finalidad se utilizan datos secundarios cedidos por la ICTS Global, empresa internacional especializada en la reducción de riesgos al patrimonio, reputación, informaciones y vida humana. Se realizaron análisis estadísticos exploratorios para identificar las relaciones entre las variables referentes a indicadores del índice de análisis de adherencia a la ética empresarial (AAEE) de la ICTS Global. Se trata de un análisis descriptivo con base en una muestra por conveniencia no probabilística, realizado entre los años de 2004 y 2008, con empleados y postulantes de 74 empresas privadas ubicadas en Brasil. El número total de individuos entrevistados fue de 7.574. Los resultados indican que la variable instrucción ejerce mayor influencia en los indicadores de percepción moral, en el sentido de que cuanto menor el grado de instrucción, menor es la percepción de lo que no es correcto. En un análisis más detallado de los indicadores de percepción moral, los resultados muestran diferencias comparativas interesantes conforme el perfil del profesional y las variables analizadas (género, edad y grado de instrucción). Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/5583110.5700/rausp1073Revista de Administração; v. 48 n. 1 (2013); 53-66Revista de Administração; Vol. 48 No. 1 (2013); 53-66Revista de Administração; Vol. 48 Núm. 1 (2013); 53-661984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/55831/59236Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Renato Almeida dosGuevara, Arnoldo Jose de HoyosAmorim, Maria Cristina Sanches2015-09-15T16:52:41Zoai:revistas.usp.br:article/55831Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:41Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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