Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho Filho, Moacir
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fernandes, Flavio Cesar Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44449
Resumo: Strategic Paradigms for Manufacturing Management (SPMM) are strategic, integrated and market-driven management models, which guide companies to accomplish specific goals. The SPMM attended in this paper are: Current Mass Manufacturing (CMM), Lean Manufacturing (LM), Responsive Manufacturing (RM), Mass Customization (MC) and Agile Manufacturing (AM). Due to such diversity this paper proposes a method to identify the SPMM being used in a company and the most suitable SPMM. Moreover the method proposed is also useful to: evaluate and improve the integration degree between strategies and operation in manufacturing; point out companies without strategic focus; show mistakes in the company strategic attitude; help companies to choose tools, methodologies and technologies according to their strategic goals. The method proposed is illustrated in a multiple case study in the Brazilian shoes industry.
id USP-27_2ba93deed7b505019c4dde58d9ae23ae
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44449
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçadosStrategic paradigms for manufacturing management: identification, prescription and cases study in the shoes industryParadigmas estratégicos de gestión de manufactura: identificación, prescripción y estudio de casos en la industria de calzadosstrategic paradigms for manufacturing managementcurrent mass manufacturinglean manufacturingresponsive manufacturingmass customizationagile manufacturingparadigmas estratégicos de gestión de manufacturamanufactura en masa actualmanufactura esbeltamanufactura responsivacustomización en masamanufactura ágilparadigmas estratégicos de gestão da manufaturamanufatura em massa atualmanufatura enxutamanufatura responsivacustomização em massamanufatura ágilStrategic Paradigms for Manufacturing Management (SPMM) are strategic, integrated and market-driven management models, which guide companies to accomplish specific goals. The SPMM attended in this paper are: Current Mass Manufacturing (CMM), Lean Manufacturing (LM), Responsive Manufacturing (RM), Mass Customization (MC) and Agile Manufacturing (AM). Due to such diversity this paper proposes a method to identify the SPMM being used in a company and the most suitable SPMM. Moreover the method proposed is also useful to: evaluate and improve the integration degree between strategies and operation in manufacturing; point out companies without strategic focus; show mistakes in the company strategic attitude; help companies to choose tools, methodologies and technologies according to their strategic goals. The method proposed is illustrated in a multiple case study in the Brazilian shoes industry.Paradigmas Estratégicos de Gestão da Manufatura (PEGEMs) são modelos/padrões estratégicos e integrados de gestão adequados a certas situações do mercado e propõem-se a auxiliar as empresas a alcançarem determinado(s) objetivo(s) de desempenho. Os PEGEMs tratados neste artigo são: Manufatura em Massa Atual (MMA), Manufatura Enxuta (ME), Manufatura Responsiva (MR), Customização em Massa (CM) e Manufatura Ágil (MA). Diante dessa diversidade de paradigmas, propõe-se um método para identificar o PEGEM que uma empresa está utilizando e o PEGEM mais adequado para ela. Além disso, o método proposto também é útil para: avaliar e melhorar o grau de integração entre estratégias e ações na manufatura; mostrar empresas sem foco estratégico; mostrar erros no posicionamento estratégico da empresa; auxiliar empresas a escolher ferramentas, metodologias e tecnologias de acordo com seus objetivos de desempenho. Tal proposta é ilustrada por meio de sua aplicação em um estudo de múltiplos casos na indústria de calçados brasileira.Paradigmas Estratégicos de Gestión de Manufactura (PEGEMs) son modelos/estándares estratégicos e integrados de gestión adecuados a determinadas situaciones del mercado, que se proponen a auxiliar las empresas a alcanzar determinado(s) objetivo(s) de desempeño. Los PEGEMs tratados en este artículos son: Manufactura en Masa Actual (MMA), Manufactura Esbelta (ME), Manufactura Responsiva (MR), Customización en Masa (CM) y Manufactura Ágil (MA). Ante esta diversidad de paradigmas, se propone un método para identificar el PEGEM que una empresa está utilizando y el PEGEM más adecuado para ella. Además, el método propuesto también es útil para: evaluar y mejorar el grado de integración entre estrategias y acciones en la manufactura; mostrar empresas sin foco estratégico; señalar errores en el posicionamiento estratégico de la empresa; auxiliar empresas a elegir herramientas, metodologías y tecnologías de acuerdo con sus objetivos estratégicos. Esta propuesta es ilustrada por medio de su aplicación en una investigación de casos múltiples en la industria de calzados brasileña.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4444910.1590/S0080-21072007000300008Revista de Administração; v. 42 n. 3 (2007); 349-362Revista de Administração; Vol. 42 No. 3 (2007); 349-362Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 3 (2007); 349-3621984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44449/48069Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGodinho Filho, MoacirFernandes, Flavio Cesar Faria2012-09-21T12:35:49Zoai:revistas.usp.br:article/44449Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:35:49Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados
Strategic paradigms for manufacturing management: identification, prescription and cases study in the shoes industry
Paradigmas estratégicos de gestión de manufactura: identificación, prescripción y estudio de casos en la industria de calzados
title Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados
spellingShingle Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados
Godinho Filho, Moacir
strategic paradigms for manufacturing management
current mass manufacturing
lean manufacturing
responsive manufacturing
mass customization
agile manufacturing
paradigmas estratégicos de gestión de manufactura
manufactura en masa actual
manufactura esbelta
manufactura responsiva
customización en masa
manufactura ágil
paradigmas estratégicos de gestão da manufatura
manufatura em massa atual
manufatura enxuta
manufatura responsiva
customização em massa
manufatura ágil
title_short Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados
title_full Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados
title_fullStr Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados
title_full_unstemmed Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados
title_sort Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados
author Godinho Filho, Moacir
author_facet Godinho Filho, Moacir
Fernandes, Flavio Cesar Faria
author_role author
author2 Fernandes, Flavio Cesar Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho Filho, Moacir
Fernandes, Flavio Cesar Faria
dc.subject.por.fl_str_mv strategic paradigms for manufacturing management
current mass manufacturing
lean manufacturing
responsive manufacturing
mass customization
agile manufacturing
paradigmas estratégicos de gestión de manufactura
manufactura en masa actual
manufactura esbelta
manufactura responsiva
customización en masa
manufactura ágil
paradigmas estratégicos de gestão da manufatura
manufatura em massa atual
manufatura enxuta
manufatura responsiva
customização em massa
manufatura ágil
topic strategic paradigms for manufacturing management
current mass manufacturing
lean manufacturing
responsive manufacturing
mass customization
agile manufacturing
paradigmas estratégicos de gestión de manufactura
manufactura en masa actual
manufactura esbelta
manufactura responsiva
customización en masa
manufactura ágil
paradigmas estratégicos de gestão da manufatura
manufatura em massa atual
manufatura enxuta
manufatura responsiva
customização em massa
manufatura ágil
description Strategic Paradigms for Manufacturing Management (SPMM) are strategic, integrated and market-driven management models, which guide companies to accomplish specific goals. The SPMM attended in this paper are: Current Mass Manufacturing (CMM), Lean Manufacturing (LM), Responsive Manufacturing (RM), Mass Customization (MC) and Agile Manufacturing (AM). Due to such diversity this paper proposes a method to identify the SPMM being used in a company and the most suitable SPMM. Moreover the method proposed is also useful to: evaluate and improve the integration degree between strategies and operation in manufacturing; point out companies without strategic focus; show mistakes in the company strategic attitude; help companies to choose tools, methodologies and technologies according to their strategic goals. The method proposed is illustrated in a multiple case study in the Brazilian shoes industry.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44449
10.1590/S0080-21072007000300008
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44449
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072007000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44449/48069
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 42 n. 3 (2007); 349-362
Revista de Administração; Vol. 42 No. 3 (2007); 349-362
Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 3 (2007); 349-362
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888278622208