Fatores comportamentais determinantes da acurácia da previsão de lucro dos analistas financeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ariadine Muniz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-20122023-171634/
Resumo: O mercado de capitais é essencial para o desenvolvimento dos países, sendo as previsões de lucros dos analistas financeiros importantes para decisão do investidor sobre os melhores investimentos. Nesta conjuntura, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores comportamentais que impactam na acurácia da previsão de lucros dos analistas financeiros. Foram obtidos dados de 2019 de empresas norte-americanas e brasileiras de capital aberto. Os vieses considerados foram: ancoragem, otimismo, excesso de confiança, comunalidade, representatividade e realismo, sendo os cinco últimos obtidos por análise de texto, utilizando o software Diction®. Como método de análise foram realizados análise de correlação, análise de cluster e regressão múltipla, sendo os testes realizados nos softwares Stata® e SPSS®. Os resultados indicaram que há diferenças no impacto dos vieses nas previsões dos analistas dos Estados Unidos e do Brasil, sinalizando que as diferenças ambientais podem influenciar as atitudes dos indivíduos. Dentre os vieses estudados, o otimismo impactou negativamente os analistas brasileiros de maior acuracidade, enquanto o excesso de confiança influenciou de forma negativa os profissionais norte-americanos mais acurados. A comunalidade teve efeito negativo apenas para os indivíduos dos Estados Unidos com menor acuracidade, mas não para os analistas do Brasil, onde este viés não foi significativo. A representatividade teve impacto negativo para os analistas norte-americanos menos acurados e o realismo para os profissionais dos Estados Unidos de maior acuracidade, enquanto para o Brasil, estes dois vieses não foram significativos. Por fim, a ancoragem teve impacto positivo para todos os grupos de analistas estudados. Esta pesquisa mostra que analistas de culturas distintas podem se comportar de maneira diferente aos estímulos internos e externos, clarificando a importância de considerar a nacionalidade como fator de diferenciação na acuracidade de previsões de lucros, ao se utilizar estas informações para fins de decisão de investimentos.
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Os vieses considerados foram: ancoragem, otimismo, excesso de confiança, comunalidade, representatividade e realismo, sendo os cinco últimos obtidos por análise de texto, utilizando o software Diction®. Como método de análise foram realizados análise de correlação, análise de cluster e regressão múltipla, sendo os testes realizados nos softwares Stata® e SPSS®. Os resultados indicaram que há diferenças no impacto dos vieses nas previsões dos analistas dos Estados Unidos e do Brasil, sinalizando que as diferenças ambientais podem influenciar as atitudes dos indivíduos. Dentre os vieses estudados, o otimismo impactou negativamente os analistas brasileiros de maior acuracidade, enquanto o excesso de confiança influenciou de forma negativa os profissionais norte-americanos mais acurados. A comunalidade teve efeito negativo apenas para os indivíduos dos Estados Unidos com menor acuracidade, mas não para os analistas do Brasil, onde este viés não foi significativo. A representatividade teve impacto negativo para os analistas norte-americanos menos acurados e o realismo para os profissionais dos Estados Unidos de maior acuracidade, enquanto para o Brasil, estes dois vieses não foram significativos. Por fim, a ancoragem teve impacto positivo para todos os grupos de analistas estudados. Esta pesquisa mostra que analistas de culturas distintas podem se comportar de maneira diferente aos estímulos internos e externos, clarificando a importância de considerar a nacionalidade como fator de diferenciação na acuracidade de previsões de lucros, ao se utilizar estas informações para fins de decisão de investimentos.The capital market is essential for the development of countries, being the analysts\' earnings forecasts important for investor decision on the best investments. In this context, the objective of this study was to analyze behavioral biases that impact financial analysts\' earnings forecast accuracy. Data from 2019 of US and Brazilian publicly traded companies were obtained. The biases considered were: anchoring, optimism, overconfidence, commonality, representativeness and realism, and the last five were obtained through text analysis, using the Diction® software. As a method of analysis, correlation analysis, cluster analysis and multiple regression were performed, with the tests being carried out in Stata® and SPSS® software. The results indicated that there are differences in the impact of biases on analysts\' earnings forecast in the United States and Brazil, indicating that environmental differences can influence individuals\' attitudes. Among the biases studied, optimism negatively impacted the most accurate Brazilian analysts, while overconfidence negatively influenced the most accurate North American professionals. Commonality had a negative effect only for individuals in the United States with less accuracy, but not for analysts in Brazil, where this bias was not significant. Representativeness had a negative impact on the less accurate North American analysts and realism on the more accurate professionals in the United States, while for Brazil, these two biases were not significant. Finally, anchoring had a positive impact on all groups of analysts studied. This research demonstrates how analysts from different cultures can behave differently to internal and external stimuli, clarifying the importance of considering the nationality as a differentiating factor for individuals in the accuracy of their earnings forecasts by using this information for investment decision purposes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNardi, Paula Carolina CiampagliaPaula, Ariadine Muniz de2023-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-20122023-171634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-22T12:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-20122023-171634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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